segunda-feira, agosto 28, 2006

3# TIPOS DE PASSADAS

Ainda sobre as passadas, dominar esse fundamento do Winning Eleven é fundamental para um bom desempenho durante o jogo. Isso porque as situações de uma partida são inúmeras, variando desde momentos em que você precisa ter agilidade, até aqueles de arrancada em que a velocidade é que vai fazer a diferença.

Existem 4 níveis de passada, que aqui denomino como:

PASSADA NORMAL. É o tipo de condução que dá mais agilidade para o jogador. Ideal para situações de drible ou que requeiram mudanças bruscas de direção no campo.

PASSADA CORRENDO. Nas situações de velocidade é uma das mais utilizadas, já que permite aliar velocidade com um controle médio de bola. Porém apesar de ser usada em ocasiões de velocidade, ela não é suficiente para permitir que o jogador entre no modo de velocidade final*.

PASSADA INTERMEDIÁRIA. Essa passada é muito útil quando você está disputando na velocidade com um adversário, pois ela adianta a bola o suficiente para o jogador entrar no modo de velocidade final*, mas não o bastante para pôr em risco a posse de bola. Ela ainda tem uma outra vantagem: quando você adianta a bola usando 2x R1 o jogador afasta-se da bola o mínimo que precisa para bater mais forte numa situação de chute a gol. O resultado é um chute mais potente que o normal.

PASSADA ADIANTADA. Essa é bastante conhecida. Adiantando a bola numa mudança de direção com R1 + R2 o jogador entra no modo de velocidade final* e passa a correr um pouco mais (se você observar atentamente, ele abaixa levemente a cabeça). Assim como a passada intermediária, neste caso o jogador se afasta bastante da bola, sendo que numa situação de chute a gol, o resultado é uma pancada e tanto na bola. O ponto a ser cuidado é justamente o controle de bola, já que usando a passada adiantada o jogador adianta demais a bola correndo facilmente o risco de uma intervenção adversária. Nas jogadas pelos flancos ela é bastante útil.

* O Modo de Velocidade Final é um dos dois parâmetros de velocidade que os jogadores têm nas suas características: Aceleração (arranque) e Velocidade Final.


Confira abaixo o resumo gráfico das explicações.












Veja agora o vídeo. Note que o Tempo (ciclo compreendido entre um toque na bola e outro) de bola aumenta conforme cada tipo de passada.

Nenhum comentário: