terça-feira, agosto 29, 2006

4# ALEATORIEDADE

O Winning Eleven saiu da vala comum dos games de futebol quando incorporou o parâmetro aleatoriedade em suas características principais. Somente o saudoso International Super Star Soccer, há anos, havia feito algo parecido. Tanto é que o WE tem bastante da lógica daquele game. Mas diferente de todos os outros games de futebol que já testei ao longo dos anos, a jogabilidade do WE não é “guiada” por caminhos ou condições pré-estabelecidas. Não. A bola, elemento mais determinante desse resultado, tem independência total. Por exemplo: no WE não acontece aqueles fenômenos do tipo chutar de um local específico do campo e isso redundar em gol na certa. Se por acaso algo como isso acontecer no WE, é porque realmente é passível de ocorrer na vida real. Mas ainda assim, as variáveis envolvidas são tantas (habilidade de chute, força do jogador, precisão, condição de chute, clima, tipo de bola, etc) que ainda assim não dá pra garantir exatidão em nenhum momento.

2 comentários:

Pamplona disse...

Só o que falta para o jogo é um pouco da malandragem... Tipo acontecer uns lances ilícitos, tipo torcedor invadindo o campo... Vale tudo Gil, vale tudo Gil?

Israel-Mendes disse...

Eu sempre disse que o game perfeito de futebol seria o que reunisse a jogabilidade do WE com o "circo" do Fifa. O Fifa não chegou na jogabilidade do WE. Mas o WE está caminhando para melhorar o backstage, os cenários, as intervenções, etc. Mas com certeza isso não acontecer mais na geração do Play 2. Só no 3.