terça-feira, agosto 14, 2007

COMO FAZER UM BOM TUTORIAL

E aí, galera. Correriazinha me impediu de atualizar no findi o blog. Mas aqui vai um assunto legal pra quem curte editar as faces do W11: Os tutoriais.

Em primeiro lugar, não sei ao certo se eu poderia dizer que existe uma técnica pra isso. O que existe sim é um bom senso estético e muita observação e comparação. É mais ou menos como fazer uma caricatura.

Tá, tudo bem que muita gente aqui nunca fez uma caricatura. Eu até já tentei fazer algumas, mas também não posso dizer que já fiz. Embora eu curta desenhar. Em geral é preciso acentuar ou no mínimo valorizar bastante o principal ou os principais pontos do rosto do jogador em questão. Geralmente isso vai girar em torno do nariz, da boca e um pouco menos dos olhos. Mas nariz e boca geralmente mandam na fisionomia da face.

Vamos por partes então.

SOBRANCELHAS
Em geral, as sobrancelhas não marcam muito um rosto. A menos que elas sejam por exemplo, mais grossas, ou então muito finas. Tem gente que tem as duas sobrancelhas tão próximas, que parecem uma. E no editor do W11 as sobrancelhas também mudam a aparência da testa, deixando com mais ou menos rugas, podem conferir.

A inclinação das sobrancelhas é outro ponto importante. Porque a inclinação determina se o rosto do cara vai ter uma aparência mais “coitadinha” ou mais má! Igual desenhar uma carinha de smile!

OLHOS
Aqui sim, têm algumas variações mais importantes de a gente perceber. Existem basicamente dois tipos de olhos bem marcantes: os arregalados e os bem fechadinhos, não chegam a ser japoneses, mas são meio “puxadinhos”. O Diego do Werder Bremen tem os olhos assim, quase fechados.

A inclinação dos olhos também ajuda em conjunto com as sobrancelhas a dar uma expressão mais má ou inocente do rosto do jogador.

Um ponto importantíssimo sobre os olhos é a distância entre eles. Quando isso não é marcante no rosto de um jogador, essa distância não influencia muito. Mas quando isso é um traço característico, aí passa a ser fundamental. Vou pegar como exemplo o Iarley, do Inter. Ele tem os olhos bem separados um do outro.

Mas é bom prestar atenção nas “bolsas” dos olhos. É um ponto muito sutil, mas que às vezes determina bastante do rosto. Outro ponto são as rugas que saem do cantinho dos olhos com o nariz e descem, elas ajudam a deixar o rosto com mais cara de garoto ou de mais velho.
Sobre a cor dos olhos, bom, daí é mais óbvio. O Lucas tem os olhos muito azuis, então é um dos pontos mais marcantes do rosto dele. Mas o que é uma mudança bem sutil também é o branco dos olhos (principalmente pra jogadores negros) ou no brilho (ou não) de olhos escuros.

NARIZ
O nariz é um dos pontos mais marcantes das faces. Acho até que deveriam ter mais narizes. Eles podem tornar um rosto mais alongado ou mais horizontal. Outra coisa são as narinas, muitas pessoas têm as narinas bem marcantes. Notem no rosto do Daniel Carvalho que o nariz dele é pontudo e faz um desenho em V. Isso é muito característico no rosto de alguns jogadores. Jogadores negros tendem a ter o nariz mais achatado e não tão longo, dêem uma olhada no Mineiro.

Um problema do W11 é que os narizes pra edição não tem mudanças de formato quando o jogador está de perfil. Todos os perfis são retos. Isso é um erro grave. O Ibraihmovic, por exemplo, tem nariz grande é convexo. Sorte é que o rosto dele já vem pronto, daí o nariz tem o formato certo no perfil.

CHEEKS
Cheek são as maçãs do rosto e a região das bochechas. Isso faz uma enorme diferença pra rostos que tenham essas características mais acentuadas. Exemplo: Elano e Marcelo. Eles têm o rosto magro, com as maçãs do rosto salientes. Já outros jogadores como o Andershow, tem o rosto mais redondo, com bochechas grandes. Daí o procedimento é o inverso. Tirando os rostos que são mais normais, Cheeks determinam bastante quando os rostos ou são magros ou gordos. No primeiro caso, valorizando as maçãs do rosto (ausência de bochechas) e no segundo o contrário.
Outro ponto: os maxilares. Quanto mais presentes, mais quadrado o rosto tende a ficar. Quanto menos, mais um triângulo invertido é a tendência de formato.

BOCA
A boca é na minha opinião o item mais marcante pra fazer uma boa face no W11. Nossa sorte é que existem um bom número para escolher. Aqui é a combinação que determina o acerto do tipo. Além de escolher entre as diferentes Shapes, a largura também dita a aparência final. Existem bocas de vários estilos, mas basicamente são 3 tipos que nos importam aqui: as com lábios mais grossos, as com quase nada de lábios, e as cuja cor dos lábios é mais marcante que o tamanho em si.

Como já linkei, vamos pegar como exemplo o Rafael Sobis. A boca dele é larga e com lábios mais espessos. Junto com a cor dos olhos e as maçãs do rosto acentuadas, é o que determinou o resultado tão parecido. Somado as isso, o cabelo bem característico.

Vamos ao Fred agora. Quase não tem lábios. A boca é larga pra caramba, mas o lábios mal aparecem.

Já o Nilmar o que contou mais foi a cor dos lábios, e não tanto a forma. Existem umas opções de boca que valorizam mais ora forma, ora coloração.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
A relação de distâncias e tamanhos entre bocas e narizes é um dos pontos bem importantes pra fazer um bom tutorial. Observem sempre isso no rosto dos jogadores. Mais uma vez pego o Fred e mais o Marcelo como exemplo: a distância entre a boca e o nariz é grande. É um traço marcante do rosto desses dois jogadores. Já o Higuaim é o contrário. É a proximidade da boca com o nariz que marca bastante, deixando o rosto com uma impressão de ser pequeno.

JAW (QUEIXO)
Este é traço mais de conjunto do que marcante por si só. Pego dois jogadores de exemplo: Lucas e novamente o Elano. O Lucas é queixudo, então é preciso que a distância entre o queixo e a boca seja maior. O Elano a mesma coisa. Qual a diferença entre os dois? O formato geral do rosto.

O rosto do Lucas é mais uniforme, mais oval, portanto os maxilares são mais abertos. Já o do Elano é mais longilíneo, um triângulo invertido. Logo os maxilares são menos marcantes.

Preste atenção também nos jogadores com o característico furo no queixo.

FORMATO GERAL DO ROSTO
Galera, antes de começar o tutorial, dêem uma olhada no formato geral do rosto. Imaginem uma forma geométrica básica. Isso vai ajudar a definir as linhas gerais de aparência do rosto e pode orientar todo o tutorial.

Alguns exemplos:
- Alexandre Pato: trapézio invertido, parte de cima levemente maior que a debaixo.
- Andershow: círculo, o rosto dele é mais gordo, bochechudo.
- Daniel Carvalho: quadrado, o rosto dele é quase simétrico, dependendo do cabelo que ele usa.
- Elano: triângulo invertido
- Fred: também um triângulo invertido, um pouco menos agudo.
- Julio César: quadrado, rosto simétrico em cima e embaixo.
- Mineiro: um círculo mais achatado.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O FORMATO GERAL DO ROSTO:
- A altura do pescoço e dos ombros já em Body Shape também influencia às vezes no resultado final do tutorial. Notem o Daniel Carvalho e o Mineiro. O Daniel Carvalho tem o pescoço quase da mesma largura do conjunto queixo e maxilar. E os ombros caídos. Já o Mineiro, mal tem pescoço! Tem a cabeça mais achatada, entroncada nos ombros.

- A largura e altura da cabeça no início das opções também influenciam no resultado final pra valorizar rostos mais chatos (Mineiro e Dudu Cearense) ou mais longilíneos (Elano e Nilmar)

CABELOS
Bom, o papel do tipo de cabelo pra aparência final do Tutorial é mais óbvio. Por isso fiquei tão brabo quando fiquei sabendo que o PES 2007 tinha só 18 tipos de cabelos. O segredo tá nos Special Haircuts.

Outra dica importante é ver o jogador não só na edição de faces, mas também no campo. Isso porque lá a iluminação é diferente. E influencia, ainda que mais sutilmente, na aparência final do rosto.

BARBA
Conta bastante também, quando o jogador (rsrs) tem uma barba marcante. Exemplo: Marcelo e Dudu Cearense.

No geral os tutoriais mais difíceis de serem feitos são os de rostos mais comuns, com aparentemente nenhuma característica muito marcante. Exemplo: Cicinho. por isso que eu valorizo tanto o do Júlio César, que eu fiz. Porque se ele não ficou melhor que o do Sobis, no mínimo teve tudo pra ser muito mais difícil de ser feito. E o resultado ficou bom.

Bom, galera, esse era um post que o pessoal tava pedindo há algum tempo já e me perguntavam bastante. Tá aí, postado. Podiam aproveitar e fazer as faces de vocês próprios agora e me mandarem pra eu ver como ficou, né!

Boa hora pra treinar!
[]'s

Nenhum comentário: