sexta-feira, agosto 17, 2007

PREVISÕES, IMPRESSÕES E EXPECTATIVAS - PES2008

Já que o assunto tá em pauta, resolvi colocar outro post pra comentar sobre essas mudanças que estão sendo anunciadas pro PES2008.

Bom, como não joguei ainda a nova versão, então vou fazer breves comentários sobre o que eu receio que pode ser legal e o que eu receio que pode ser ruim. Com base na própria evolução dos Winning Elevens e com base nos acertos e erros que houve até hoje nas versões anteriores.
Uma espécie de análise de previsão! O comments da galera só vão aumentar os pontos de vista, então, metam bronca!

- NOVA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CHAMADA ‘TEAMVISION’
Isso é animal. Inteligência Artificial é um dos assuntos mais complicados sobre programação de games. A Konami é idolatrada pelo sistema de AI que eles desenvolveram no Winning Eleven. Se melhoraram, caiu a casa! Se funcionar essa história de que a máquina “aprende” com as táticas que a gente usa, deve ser show de bola. Certamente irá forçar usar mais ainda as táticas, com mudanças no meio das partidas.

A única coisa que a Konami tem que cuidar sempre é pra que a máquina fique difícil, mas nunca ladrona. Porque alguns sistemas de inteligência artificial não criam dificuldade legítima, eles apenas lêem tecnicamente os comandos que a gente faz e se antecipam. Eu chamo isso de roubar!

- MILHARES DE ANIMAÇÕES NOVAS
Isso é show! As animações dão um pique legal pro game. Eu acho ainda que podiam melhorar as animações de discussão entre jogadores e as do juiz. Não no sentido da apologia à briga, mas esquentar mais o clima do jogo deixar jogadores e juizes mais firmes.
As animações de movimentos durante o game play já estão ótimas, não sei se devem melhorar muita coisa. Se criarem movimentos novos pra dribles, talvez possa ser uma boa. Eu particularmente vou adorar.
- NOVO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DOS JOGADORES
Isso aí eu não tô ligado o que é. Mas aproveito pra falar sobre o número de jogadores na barreira, que pode ser definido manualmente. Essa mudança é muito legal, porque envolve técnica até pra raciocinar os lances de bola parada. Deveria haver uma combinação com poder posicionar alguns jogadores em campo que não fazem parte da barreira, planejando uma situação de contrataque rápido, por exemplo. Mas já ajuda deixar somente 2 na barreira quando você sabe que o seu adversário não sabe bater falta muito bem. É mais gente na sobra pra uma roubada de bola.
- PLATAFORMA PC TAMBÉM FOI CONSIDERADA COMO NOVA GERAÇÃO
Legal eles entenderem de uma vez por todas que tem gente que joga direto em PC. Até então parecia uma galera mais marginal mesmo. Eu, por exemplo, jogo a valer no PS2, mas atualizo o blog e faço minhas edições no PC. Muito mais prático.

- ANIMAÇÕES DE FACES INACREDITÁVEIS
Legal, quanto mais melhor. Não faz tanta diferença no jogo em si, mas ajuda no clima das partidas. Como falei, acho que o que tem que vir por aí é mais irritação e pegada por parte dos jogadores, técnicos e juízes.

- EDIT MODE MAIS DETALHADOS E COM MAIS OPÇÕES
Opa! Só peço que exita editor de orelhas, coisa que eles simplesmente não levam em consideração. Fazer um Rooney, caso ele não fosse um craque com face pronta, seria impossível sem um editor de orelhas. Mesmo assim ainda tem bastante coisa pra melhorar.
Pelas fotos que andei vendo na web uma melhora muito boa é o controle de cor de pele e outros itens pelo sistema de RGB (padrão dos monitores) e controle de brilho. Daí as possibilidades ficam praticamente infinitas, do que simplesmente definir que existe 4 tipos de pele, por exemplo.
Na real o Edit Mode foi uma coisa que eu não vi muita evolução durante os Winning Elevens. Antigamente tinha uma opção na parte de bocas que controlara a espessura dos lábios. Isso foi pro espaço no WE9. Era barbada, mesmo com poucas opções de boca criar uma bem parecida.
Acho que eles nunca deram muita bola pro Edit Mode. Porém, com a explosão de patchs e edições de faces, uniformes e chuteiras rolando na web, certamente eles foram influenciados a prestar mais atenção nesse item do game. A galera personaliza seus W11.
- UNIFORMES COM MAIS MOBILIDADE E REALISTAS
- SUOR E UNIFORME MOLHADO CONFORME O CLIMA DA PARTIDA
- SERÁ POSSÍVEL PUXAR A CAMISA DO JOGADOR ADVERSÁRIO
Esse tipo de cuidado é espetacular eles terem. Porque dá realismo, mas um realismo sutil pro game. Exemplo: hoje em dia a bola bate na bandeirinha e não acontece nada. No Winning Eleven do Xbox 360 ela já se mexe. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença quando somados. Suor e uniforme molhado vai ser show se estiver bem realizado graficamente.

Uniformes com mais mobilidade, mais realismo a mesma coisa, embora eu já ache que onde chegamos está super bom. Lembro quando as camisetas passaram a sair pra fora do calção e a sujar durante a partida. Foi simplesmente genial aqueles mudanças.

Agora puxar a camiseta do adversário é uma obra. Quero só ver isso na prática! Fico imaginando num campeonato a galera jogando, o jogador puxa descaradamente a camiseta do adversário e o juiz não marca nada. O jogador vai ter um ataque de tanta raiva rsrsrsrsrs.

- BANCO DE RESERVA E ONIBUS DO TIME APARECERAM NAS PARTIDAS
Banco de reservas, ok. Show de bola, isso falta mesmo, porque só aparecem nas animações. Com a bola rolando os bancos estão vazios. Agora ônibus do time, vamos combinar que é marra! Não entendo.

- REAÇÃO DO TÉCNICO E BANCO DE RESERVAS DURANTE A PARTIDA
Isso é legal pra caramba. Ainda mais se estiver bem realizado. Vai esquentar o clima. Lembro de uma animação de briga entre jogadores que tinha no WE8 e que foi sutilmente mudada no WE9. A mesma animação, mas mudaram pra uma forma muito mais tensa, e realista. Se conseguirem deixar um técnico louco, enfurecido na beira do gramado, quase entrando em campo junto, já seria uma obra. feliz também! O próximo passo então seria a possibilidade de ele ser expulso rsrsrsrs.

- VISÃO EXTERNA DO ESTÁDIO
É legal. Mas não aquela coisa ridícula que tem já no PES1007, WE10, etc. Vamos combinar que aquela câmera de helicóptero está pra lá de mal feita. Mas se rolasse uma aproximação maior do estádio numa vista aérea que desse pra ver pelo menos a disposição dos times em campo, seria show de bola. O problema de fazer isso é que eles teriam que “mostrar” muitos furos de construção do cenário de cada estádio, como torcida 2D, placas de papel, etc. Mas vamos ver, afinal pelo menos a torcida da próxima versão parece que vai ser 3D.

- CRISTIANO RONALDO SERÁ O GAROTO-PROPAGANDA NA EUROPA
- MICHEAL OWEN SERÁ O GAROTO-PROPAGANDA NO REINO UNIDO
Com as seguidas amareladas do R. Gaúcho, as festas de arromba do Adriano e a pouca idade do Messi, achei justa a escolha do portuga sangue-quente C. Ronaldo. Levou o Manchester nas costas temporada passada. Se ganhasse a Champions, seria melhor do mundo certo.
Já o Owen como Garoto-Propaganda no Reino Unido sei não. Tenho lá minhas dúvidas. Atacantes emblemáticos não é muito a deles. Além do que o Owen nunca se transformou naquele prodígio que se desconfiava. Acho que Rooney no máximo, mas sigo no Terry como ícone do futebol inglês.

- LOADING MAIS RÁPIDO ENTRE AS PARTIDAS
Puxa, os loadings davam um pouco nos nervos. Não um deles, mas no total, era muito tempo perdido. Dava muita ansiedade ficar esperando as partidas começarem, quando não se escolhia Entrance Scene Yes.

- PRECISÃO DO CHUTE MAIS APURADA
O xis da questão aqui pramim nunca esteve nos pés dos atacantes, mas sim nas mãos dos goleiros. A precisão dos chutes do atacantes eu acho que muda pouca coisa. No máximo, pra chutes mais técnicos, que usam combinações com R2 e L1. Aí sim, concordo que melhoras podem ser feitas ainda.

Essa é uma equação perigosa, pois tem que chegar num meio termo entre precisão de chute x estatística de gols por chute. Não pode virar uma gandaia do tipo: chutou com fulano que tem Shot Accuracy 98 (e mais a precisão do chute mais apurada dessa versão) e ser gol quase sempre. Enfim, vamos ver o que vem por aí.

- ATRIBUTOS DOS JOGADORES MAIS APURADOS CONFORME A REALIDADE
Ixi. Esse assunto dá muito pano pra manga. Conforme que realidade? Conforme quem? Segundo que critérios? Na verdade sempre achei muito boas as análises dos jogadores no geral. Tem algumas coisas que não dá pra entender, como o gráfico tão pobre do Fabregas no Arsenal, sendo que o garoto joga muito mais do que aquilo. O balance do Robinho que não aumenta, nem com o cara estando mais bombado rsrsrs. E os 97 de balance do Ibrain, que mesmo que seja verdade, o torna um super jogador. Eu acho que é mais sintonia fina do que mudança de verdade. E mais atenção pra jogadores não tão conhecidos.
- NOVAS COMEMORAÇÕES E ANIMAÇÕES DEPOIS DO GOL
Acho legal o aumento disso. Quanto mais melhor. Ou melhor, quanto mais divertidas, melhor. Mas tem que ter umas exóticas, que levanta a camisa e mostra algo escrito, ainda no Edit Mode, por exemplo rsrsrs. Customização, gente!!! Ou então algo assim:


- BIOTIPO DOS JOGADORES MAIS DETALHADOS
Já está bom, mas se prestarem atenção nisso também, show. O Nani ue eu fiz recentemente no blog, por exemplo, tinha aquele Body Physical padrão, com tudo zero. Mas se for olhar, na verdade ele é bem magrão. Tem que dar uma afinada geral no boneco.
- CAMISAS MAIS ‘FLEXÍVEIS’ CONFORME MOVIMENTO DO JOGADOR
Entra na leva de animações que embelezam o game no somatório. Se for analisar sozinho é um item legal, mas até dispensável. Mesmo assim, se tá sobrando memória, por que não?

- TORCIDA 3D (FINALMENTE!)
Muita calma nessa hora. Mantive até o parênteses que rola na web inteira. Quero só ver o que vem por aí com essa dita torcida 3D. Tomara que seja legal a realização. Enfim, vou ficar na torcida!

- COLISÕES FANTÁSTICAS ENTRE JOGADORES
Esse tipo de item eu acho genial. Fico imaginando como devem ser, tem tudo pra fazer muito sucesso. Por dois motivos: além de ser plasticamente bonito, interfere no andamento da partida. Hoje em dia já tem alguma coisa, como aquela colisão onde salta um jogador pra cada lado e aquela batida em que o jogador sai girando. Vamos ver o que vem por aí de colisão. Mas seria legal uma combinação dessas, com a de agarra a camisa, onde o jogador desiste de ir atrás da bola. Um pouco do que tem aqui (mas só um pouco):


- GOLEIROS MAIS REALISTAS
Pomba, esse item tô curioso. Mais realistas em que sentido? Só se for no geral. Tirando a velocidade, os goleiros se comportam não muito diferente dos jogadores. E as “catadas” que eles dão são pra lá de realistas, vamos combinar. Mesmo assim, tomara que venha mais coisa boa por aí.
- FÍSICA DA BOLA SURPREENDENTE
Bom, nesse ponto vou confiar nesse adjetivo aí, surpreendente. Mas pra mim aqui a coisa que mais faria diferença na física da bola (já falei sobre isso antes aqui no blog) é em relação ao giro dela no ar e quando ela toca no chão. Hoje em dia isso não influencia nada. Mas seria muito legal se os jogadores fossem enganados pelo quique da bola, tamanha a influência da física. Acharia show!

Outra coisa que eles poderiam melhorar é uma cobrança de falta rasteira. Mas uma cobrança decente, e não aquela gambiarra de chutar com a bolinha e segurar pra baixo no direcional. Aquilo é improviso, tipo chutar com a bolinha sem peso.

Mas pra mim a grande melhora que podem fazer na bola é aquela do sentido de rotação dela. Mais ou menos como cobrar um escanteio com o R2 apertado e colocando pro lado no direcional, pra tentar um gol olímpico, só que acontecendo durante o jogo normal.

- GOLEIRO PODE SUBIR AO ATAQUE NO ESCANTEIO
Isso já acontece. Só que em situações muito específicas. Time perdendo, fim do segundo tempo num jogo-chave de algum campeonato e ainda, táticas configuradas pra ataque. Vamos ver se vai dar pra fazer isso manualmente. Só que eles precisam melhorar ou dar um jeito de fazer uma técnica de posicionamento dos jogadores na área manualmente. Canso de bater escanteio com a Inter e o Adriano estar ali na frente da área esperando ou uma bola bem aberta ou um rebote!!! Culpa do mal posicionamento da Inteligência Artificial da máquina.

- CABELOS COM MOVIMENTOS
Quero só ver como vão fazer cabelos realistas. Acho que vão fazer alguns fios de cabelos realistas rsrsrs. É difícil pra caramba. Mas se der pra ver o Pujol, R. Gaúcho ou Messi esvoaçando as melenas, show! Senão, tudo bem, os movimentos de cabelo do Adriano também servem rsrsrs.

- VÍDEO DE ABERTURA COM DROGBA E C.RONALDO
A única exigência aqui é manter o nível dos últimos vídeos. O do PES 2007 e do PES 6 é um espetáculo. Aliás, geralmente eu curto os vídeos das versões PES e não dos Winning Elevens.

- O BANCO DE RESERVA SE JUNTARÁ AOS TITULARES NAS COMEMORAÇÕES
Show de bola. Mais uma vez: só não pode furar. Se eu tirar o Rosicky do time e o Walcott fizer um gol, na hora da comemoração o Rosicky tem que estar ali!

- MODO ‘FANTASISTA’ DO J-LEAGUE07 PRESENTE TAMBÉM NO PES2008
Não sei muito sobre esse item. Mesmo assim andei lendo sobre e vi que tem um modo de escolher um jogador e ser somente ele. Não que vá substituir a modalidade normal. Mas eu particularmente acho que o Winning Eleven tem uma caracteírstica muito legal: a de incluir num game de esporte, elementos de outros games.

Existe no game uma câmera em terceira pessoa (visão por trás do jogador). Usando essa câmera e mudando a escolha de jogador de automática pra nula (barrinhas no player settings), a experiência fica bem louca: jogar um game de futebol como se estivesse jogando um game em terceira pessoa, tipo Matrix, Max Paynne, etc. Difícil pra caramba, mal toca na bola, ainda mais dependendo dos passes da máquina. Mesmo assim já parece um game diferente.

Agora, se eles fizerem isso, podendo controlar apenas um jogador e “sendo” ele o tempo inteiro, fica muito parecido com jogos de fases. Os caras são bem pirados nessas combinações. Pegam desde os mais tradicionais que só vão dando start até começar o game até os mais fuçadores...
Mas se alguém souber mais coisas sobre esse item, grite aí!

- MASTER LEAGUE MAIOR E MAIS COMPETITIVA
Maior, pra mim significaria estar rolando todas as ligas ao mesmo tempo. Agora uma coisa que eu acho que poderia acontecer é high lights dos jogos em andamento em forma de screens de tela. Um letreirozinho aparece e some em fade dizendo (gol, fulano de tal, nogo tal). Tipo rola nas transmissões de jogos pela TV. Seria show de bola!

E pra completar, acho que poderia haver um sistema um pouco mais intuitivo com relação ao mercado de transferências. Algo claramente ligado à grana oferecida x time em questão x posição dele no ranking x campeonatos que ele está disputando. Um recurso parecido games como Need for Speed usa, através da relação de Reputação. Conforme o jogador vai ganhando reputação nesse game vão surgindo convites pra capas de revista, rachas pra VIPs, etc. Enfim, a idéia seria deixar com menos cara de loteria a coisa. Porque por mais que haja uma lógica hoje pra negociar, é muito tímida.

Outro ponto: poderia haver o encontro de interesses, quando eu quisesse comprar um jogador de um time que está me oferencendo outro jogador para a venda. Hoje quando isso acontece, nos resta negociar normalmente!

- JUÍZES COM APITO E MAIOR INTERAÇÃO DOS BANDEIRINHAS
Finalmente! Não entendo às vezes, a galera demora pra pôr em prática coisas básicas. Demoraram uma eternidade pra colocar um juiz nas partidas e outro tanto pra acrescentarem bandeirinhas. Vamos ver como vai rolar. O que eu reinvindico e torço pra que role são colisões de verdade com o juíz e desvios de rota da bola quando acertá-lo. Ah, e se não for pedir demais, que dê pra acertar uns carrinhos “sem querer” tanto no juiz quanto nos bandeirinhas rsrsrsrsrs!

- NOVAS ANIMAÇÕES NO TOQUE DE BOLA
Isso muito me interessa. Ainda mais se for em relação aos dribles, como já disse. Quanto mais movimentos o Winning Eleven conseguir reproduzir do futebol real, mais sucesso fará entre os esportistas digitais, não tenho dúvidas. Estou curioso pra ver essas animações.

- MAIOR CONTROLE DA BOLA CONFORME A HABILIDADE DO JOGADOR
Uma das coisas que eu mais pedi ao longo dos tempos. Que a técnica e o controle de bola realmente façam diferença neste jogo. Porque senão fica sempre a cargo de duas variáveis: força e velocidade. A técnica fica sempre a segundo plano. E daí eu incluo não só o assunto dribles, mas domínio de bola, passes de primeira, acertos de passes, etc. Esse é um dos grandes pontos vitais do game que ainda merecem ajustes pequenos, porém determinantes, na minha opinião. Porque daí vai dar mais opções de adequação aos estilos de jogo de cada um. Tem gente que joga correndo e trombando. Tem gente que joga correndo e cruzando. Mas tem gente que joga tocando e driblando, pô!

- MAIOR CONTROLE DO PASSE CURTO E LONGO
Aqui receio que possa haver uma mudança na maneira de tocar a bola com o X fundamental pra técnica do jogo. Há muito tempo eu joguei um Fifa no PC que tinha um toque que era o de condução da bola. Era bem interessante a jogabilidade. Existia a condução automática da bola, mas existia uma condução manual da bola também, através do sistema de carregamento com botão pressionado. Estilo quando vamos cobrar uma falta com o X e dá pra carregar a força do toque. Acho que aqui dá pra ser incluído algum tipo de toque de bola nesse sentido. Por isso que eu curto jogar com o direcional analógico, por ele me permite dar uns toques, passes e lançamentos completamente diferentes dos comandos tradicionais do game.
Enfim, esse é uma das grandes chances de percebermos um Up real no game, e não apenas pequenas mudanças como têm sido feitas desde o 10.

- TÉCNICOS IRRITADOS CONFORME RENDIMENTO DO TIME
Bom, reivindiquei isso nos outros pontos e repito: quero ver como vai ser. Tem tudo pra apimentar o clima das partidas de um jeito bem divertido e interessante. Tomara que as animações fiquem legais.

- NOVA CAMERA ATRÁS DO GOL
Bom, esse item parece ser apenas mais uma opção de visual. Eu, particularmente curto a câmera dentro do gol, acho bem legal quando a bola bate no fundo da rede e a câmera treme. Uma câmera legal seria aquelas de grua que costuma ter nos estádios. Ou então coloca a opção de fazer como o Branco (aquele da Copa de 94) nocautear um fotógrafo! Não deixa de ser uma opção de câmera pra gente escolher rsrsrsrsr...

- A.I. TOTALMENTE REVOLUCIONÁRIA
Então tá. Só quero ver se eles conseguem aproveitar melhor os níveis de dificuldade do game. Alguém aqui já jogou com UMA estrela de dificuldade ou no nível Amador? Óbvio que não, é INJOGÁVEL! Ridículo de tão fácil, é irreal. Então acho que deixar o fácil menos burro e o difícil sem ser ladrão ainda é o grande melhoramento que pdoe ser feito em termos de dificuldade do game. Sobre a AI dos jogadores, já anda num nível bem bom, com eles tomando decisões levando em consideração até mesmo o tempo médio de reflexo das pessoas que jogam o game. Melhor que isso, é lucro.

- SELEÇÃO DE LATVIA SUBSTUÍDA POR ISRAEL
Pra encerrar: pô, finalmente se deram conta que não pode faltar um ISRAEL nesse game!!!
A seguir uns links de fotos que andei catando na web sobre o game. Mas todo mundo aqui já deve estar careca de saber. O que vale nesse post é o debate mesmo em cima do que vem e do que talvez venha por aí!




Obrigado aos sites donos dos links.
Por último um vídeo com edição de imagens e o teaser oficial, curtíssimo, que todos já viram. Notem que a interface gráfica está bem diferente. Em alguns momentos lembra até o Fifa.

Agora com vocês a palavra.

14 comentários:

Kdu disse...

Excelentes as suas considerações Israel. Só esqueçeu de comentar sobre a simulação de penalti apertando-se uma combinação de botões e jogando-se na area adversária. Acho que se isso não for muito bem implantado pode virar bagunça. Outro ponto interessante é a popularidade do time ser levada em consideração na master liga, bem louco isso tb.
[]s
TheC

Anônimo disse...

Começo a ter a certeza de que WE e PES são coisas totalmene diferentes !

Pq no meu WE 9 essas comemorações tem ! ( 97% delas )
E quanto ao Edit da boca tbm já tem .

A bola esbarrando no juíz tbm as vezes rola tbm.


Tirando essas coisas que eu citei eu ainda tenho minhas dúvidas...
Bem, o jeito é eu esperar o WE 11 ( se ele sair pro ps2 tbm né ?! Pq se sair so pro ps3 ferrou, pq ainda não comprei o meu xD )

Valeu Israel !

Unknown disse...

Eu não sabia dessa história de simular pênatis. Lembro que tinha um Fifa que um botão só pra simulação.

Era um desastre, completamente inútil. Coisa de game mesmo, não de futebol. Vamos ver o que isso vai influenciar de fato em marcação de pênalti.

Não me venham inventar moda... rsrsrsr

Mas os caras sabem o que fazem, vamos confiar.

Anônimo disse...

Muito bons os comentários realmente... só posso fazer uma crítica em relação à física da bola.

Não acho que seja completamente inútil no WE atual... quando vc dá um toke por cima do goleiro e coloka efeito, por exemplo, quando ela kika no chão, muda completamente a trajetória.

Mas.. realmente, não faz diferença nenhuma quando tem um bicão pra cima e ela quica no chão, ou seja, o jogador não se atrapalha com o kike da bola

Anônimo disse...

Post gigante.. kkkkk
li algumas coisas, bom.. é esperar pra ver. Vem k Isra, sempre kiz atualizar meu PES 07, mas n sei como criar um OF.. criar times emcima de outros e tal, pode me auxiliar com isso? E qnto ao site, naum tava vindo ai um novo GUNNERS? vai fikar por aki mesmo, como blog?

Vinicius A. dos Santos disse...

axo q tinha q "solidificar" os jogadores e objetos do campo
quer dizer
axo muito feio qnd um jogador vai chutar a bola e a canela dele atravessa a do adversario
ou qnd a bola atravessa uma parte do corpo do cara
=========
puxar a camisa
isso vai ser tipo um botão q a gente aperta e o cara puxa??
quero um botão pra meu jogador pegar a bola c a mão propositalmente
msm q ele seja expulso
afinal isso acontece na real
se o meu golero tiver fora do gol e pego de mão c o zaguero =P

Vinicius A. dos Santos disse...

q tal tmb a torcida invadir o campo nas finais de campeonato??
imagina vc ganha a liga e sua torcida invade o campo pa comemora
muito legal (c a torcida 3d axo q eh possivel fazer :P)

Bruno Carvalho disse...

Diz isso pros caras da Konami...quem sabe aprovam seu "projeto"

Israel-Mendes disse...

O novo "Gunnners" tá vindo sim. Mas demora um pouquinho.

Em breve rsrsrsr.

Bem legal a casa nova!

abs,

Israel-Mendes disse...

Torcida invadindo o campo?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Alguém pdoeria me informar se o PES 2008 será somente para o PS3 ou se vão lançar uma versão também para o PS2???

Hudson Salles disse...

que massa! to ancioso! aqui tem mais imagens: http://www.lusoplay.com/index.php?page=image&id=421&pw=1

Bruno Carvalho disse...

Vai sair pra PS2...só sei disso! haha

Anônimo disse...

Galera.... Joguei ontem... no PS2. Ta muito legal... nao sei como conseguiram melhorar. O jogo parece mais lento, os chutes mais dificeis, mas esta bem mais realista. Tem um modo de "World tour" onde voce escolhe uma selecao e vai rodando o mundo contra times aleatorios e com determinados objetivos.. ex: ganhar por 2 gols de diferenca, ganhar o jogo em 15 minutos, nao pode substituir.. e por ai vai. Outra inovacao e acredito que tenha sido a melhor de todas, eh a tao esperada "Comunidade". Voce cria uma comunidade de jogadores com a galera que mais joga com vc na sua casa. A partir dai ele grava os dados dos jogos que voce teve com cada pessoa da comunidade, os times que mais foram escolhidos, quem ganhou mais e por ai vai. Outra coisa boa eh montar copa e liga automaticamente dento da comunidade. Nao precisa ir mais no menu copa pra fazer isso. A interface do jogo mudou tambem e esta mais moderna. Espero ter aumentado a vontade de jogar de voces. Abracos!