sexta-feira, agosto 31, 2007

CAUSOS DE WINNING ELEVEN - TRAKINAS

Essa é engraçada também. Dois amigos meus ficaram um tempão sem comer nada, pra depois fazer uma disputa intrigante envolvendo o Winning Eleven.

Segue a história contada por um deles!



Personagens:
Augusto, o bom.
Carlos, o orgulhoso.

- Carlos: então vamos apostar esse pacote de Trakinas!
- Augusto: sério?
- Carlos: sério!
- Augusto: bom, ok, você que vai se dar mal!!!
- Carlos: você vai ver, vou ganhar!
- Augusto: ah, vai, ruim do jeito que é, vai mesmo...
- Carlos: tá aqui a Trakinas. Só o vencedor come. Uma bolacha por vitória.
- Augusto: combinado!

Começaram a jogar. Só o Augusto ganhava. Tava indo todo o pacote embora. Ele até que tentava oferecer uma bolacha pro amigo que tava com fome. Mas nada, o orgulho e a força de vontade do Carlos falavam mais alto. Levando em consideração que o pacote de Trakinas tinha 12 bolachas, e que cada partida dura 15 minutos, eles estavam há quase 3 horas, quando chegou a vez da última bolacha.

2x2 o placar, 38 minutos do segundo tempo. Falta luz. Os dois se olham em dúvida. (o combinado era terminar de jogar quando acabassem as bolachas). O Augusto ainda tentou uma diplomacia oportuna, oferecendo a última bolacha já que ele já tinha comido bastante. Mas nada feito.

- Carlos: vamos esperar a luz voltar!
- Augusto: ok, ok, só quis ser gentil.

Tic, tac, tic, tac...

Esperaram por mais 30 minutos a luz vir e nada! Resolveram de comum acordo então dar a partida por empatada.

- Augusto: vamos repartir a última bolacha! Não tem nada de injusto nisso!
- Carlos (morrendo de fome): é, pode ser. Assim eu concordo!

Felizes, com o acordo, tiraram a úlima bolacha do pacote e dividiram. Mas veio a surpresa: só uma das metades tinha recheio!

- Carlos, o orgulhoso: é, vamos esperar a luz voltar!

terça-feira, agosto 28, 2007

NOVO BLOG!

E aí, galera.

Só pra avisar que o novo blog deve estar vindo essa semana, ou na próxima. Show de bola, tá bem legas. Só pra avisar, o nome vai perder o hífem! WE-NNERS vai passar a ser Wenners!

Fiquem ligados!

=]

quinta-feira, agosto 23, 2007

PES 2008 para PlayStation 3 (Game Play)

Mais cenas, mas do Game Play do jogo. A interface está completamente mudada. Diga-se de passagem parece muito a interface do Fifa (a escolha dos controles está igual!), com menus mais centralizados, transparências nos botões, menos ícones e mais 3D mesmo. No final das contas, o resultado parece ser de muito mais bom gosto.

Já quando o game tá rolando, apesar de pequeno, já dá pra notar algumas mudanças bem legais. Na condução da bola, por exemplo, durante uma passada, toda vez que o jogador toca na bola, ele tem uma animação de corrida diferente.

Na tradicional jogada 1-2, no passe com L1 apertado, o jogador tem uma animação de arranque bem diferente. Ele sai correndo muito rápido, pra receber lá na frente.

A rede está com volume e comportamento de tecido mesmo, notem a forma dela presa no fundo do gol. A textura do campo parece bem mais realista, mas isso é mais suspeta do que impressão, porque o vídeo tem uma resolução menor e a câmera está distante.

Nos huds de tela, ao lado do nome do jogador dá pra ver uma marca d'água de um direcional. Deve ser o sistema de seleção das táticas.

Confiram o vídeo.

PES 2008 para PlayStation 3

Galera, olhem isso! É pra Play 3, catei na web. O game é animalesco! (claro que a plataforma ajuda, né!) As animações estão muito perfeitas. Não gostei muito do C. Ronaldo comemorando o gol, achei um pouquinho fake. Mas o resto, o jogador caindo da falta, o juiz chamando o jogador para dar o cartão, a reclamação de ele ter recebido o cartão, a cobrança de falta rápida, o goleiro saindo de soco na bola, o rosto do Henry. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Estúpido de tão bom.

O Futebol Digital está caminhando pra virar um espetáculo muito mais grandioso. E a história de Next Generation está realmente sendo muito levada a sério. Agora, pensar que um dia eu coloquei o Roberto Carlos no ataque ao lado do Ronaldo e ele fez mais gols que o Fenômeno! Ainda bem que os tempos são outros hoje em dia...

COMERCIAL ANTIGO

Galera,
curtam esse comercial que achei. É antigo, de 2005, mas show de bola! Os caras jogam só nas linhas do campo. Quem não viu, vale! O Kaká era a estrela principal. Mas tem Ballack, Henry e (como sempre) o Beckham também com bastante destaque. Da campanha Impossible is Nothing.

segunda-feira, agosto 20, 2007

BRUNO "CANNAVARO" CARVALHO
























Falaê, galera.

Confiram o zagueiro Bruno Carvalho, de Paulínia-SP. Ele joga na zaga e mandou as faces dele: a real e a feita no Winning Eleven. Não é que ficou bem parecido? Confiram a descrição dele, que se disse um Cannavaro piorado. Sem modéstia, Bru-nô. Fala sério!

" Meu nome é Bruno, tenho 18 anos e sou Zagueiro! hehe... porém habilidoso, digamos um Fabio Cannavaro piorado e de cabelo comprido! hauha Torço pro glorioso São Paulo Futebol Clube e moro em Paulínia/SP! Valeu?

Uhauha..."

De 1 a 10, quanto vale o show, galera?

ps.: algum zoador de plantão aí?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Valeu, Bruno!!!
Mande sua face também pra eu publicar no Wenners e a galera poder opinar. É só uma foto da face feita no W11, com uma foto real pra comparação e um breve texto descritivo sobre como você joga futebol, exaltando suas qualidades e (nem tanto) seus defeitos!!! Eu publico aqui e a galera valida ou anula!

DANÇA, GALVÃO!

Aderi à campanha. O futebol digital clama pela dança, Galvão!

sexta-feira, agosto 17, 2007

PREVISÕES, IMPRESSÕES E EXPECTATIVAS - PES2008

Já que o assunto tá em pauta, resolvi colocar outro post pra comentar sobre essas mudanças que estão sendo anunciadas pro PES2008.

Bom, como não joguei ainda a nova versão, então vou fazer breves comentários sobre o que eu receio que pode ser legal e o que eu receio que pode ser ruim. Com base na própria evolução dos Winning Elevens e com base nos acertos e erros que houve até hoje nas versões anteriores.
Uma espécie de análise de previsão! O comments da galera só vão aumentar os pontos de vista, então, metam bronca!

- NOVA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CHAMADA ‘TEAMVISION’
Isso é animal. Inteligência Artificial é um dos assuntos mais complicados sobre programação de games. A Konami é idolatrada pelo sistema de AI que eles desenvolveram no Winning Eleven. Se melhoraram, caiu a casa! Se funcionar essa história de que a máquina “aprende” com as táticas que a gente usa, deve ser show de bola. Certamente irá forçar usar mais ainda as táticas, com mudanças no meio das partidas.

A única coisa que a Konami tem que cuidar sempre é pra que a máquina fique difícil, mas nunca ladrona. Porque alguns sistemas de inteligência artificial não criam dificuldade legítima, eles apenas lêem tecnicamente os comandos que a gente faz e se antecipam. Eu chamo isso de roubar!

- MILHARES DE ANIMAÇÕES NOVAS
Isso é show! As animações dão um pique legal pro game. Eu acho ainda que podiam melhorar as animações de discussão entre jogadores e as do juiz. Não no sentido da apologia à briga, mas esquentar mais o clima do jogo deixar jogadores e juizes mais firmes.
As animações de movimentos durante o game play já estão ótimas, não sei se devem melhorar muita coisa. Se criarem movimentos novos pra dribles, talvez possa ser uma boa. Eu particularmente vou adorar.
- NOVO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DOS JOGADORES
Isso aí eu não tô ligado o que é. Mas aproveito pra falar sobre o número de jogadores na barreira, que pode ser definido manualmente. Essa mudança é muito legal, porque envolve técnica até pra raciocinar os lances de bola parada. Deveria haver uma combinação com poder posicionar alguns jogadores em campo que não fazem parte da barreira, planejando uma situação de contrataque rápido, por exemplo. Mas já ajuda deixar somente 2 na barreira quando você sabe que o seu adversário não sabe bater falta muito bem. É mais gente na sobra pra uma roubada de bola.
- PLATAFORMA PC TAMBÉM FOI CONSIDERADA COMO NOVA GERAÇÃO
Legal eles entenderem de uma vez por todas que tem gente que joga direto em PC. Até então parecia uma galera mais marginal mesmo. Eu, por exemplo, jogo a valer no PS2, mas atualizo o blog e faço minhas edições no PC. Muito mais prático.

- ANIMAÇÕES DE FACES INACREDITÁVEIS
Legal, quanto mais melhor. Não faz tanta diferença no jogo em si, mas ajuda no clima das partidas. Como falei, acho que o que tem que vir por aí é mais irritação e pegada por parte dos jogadores, técnicos e juízes.

- EDIT MODE MAIS DETALHADOS E COM MAIS OPÇÕES
Opa! Só peço que exita editor de orelhas, coisa que eles simplesmente não levam em consideração. Fazer um Rooney, caso ele não fosse um craque com face pronta, seria impossível sem um editor de orelhas. Mesmo assim ainda tem bastante coisa pra melhorar.
Pelas fotos que andei vendo na web uma melhora muito boa é o controle de cor de pele e outros itens pelo sistema de RGB (padrão dos monitores) e controle de brilho. Daí as possibilidades ficam praticamente infinitas, do que simplesmente definir que existe 4 tipos de pele, por exemplo.
Na real o Edit Mode foi uma coisa que eu não vi muita evolução durante os Winning Elevens. Antigamente tinha uma opção na parte de bocas que controlara a espessura dos lábios. Isso foi pro espaço no WE9. Era barbada, mesmo com poucas opções de boca criar uma bem parecida.
Acho que eles nunca deram muita bola pro Edit Mode. Porém, com a explosão de patchs e edições de faces, uniformes e chuteiras rolando na web, certamente eles foram influenciados a prestar mais atenção nesse item do game. A galera personaliza seus W11.
- UNIFORMES COM MAIS MOBILIDADE E REALISTAS
- SUOR E UNIFORME MOLHADO CONFORME O CLIMA DA PARTIDA
- SERÁ POSSÍVEL PUXAR A CAMISA DO JOGADOR ADVERSÁRIO
Esse tipo de cuidado é espetacular eles terem. Porque dá realismo, mas um realismo sutil pro game. Exemplo: hoje em dia a bola bate na bandeirinha e não acontece nada. No Winning Eleven do Xbox 360 ela já se mexe. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença quando somados. Suor e uniforme molhado vai ser show se estiver bem realizado graficamente.

Uniformes com mais mobilidade, mais realismo a mesma coisa, embora eu já ache que onde chegamos está super bom. Lembro quando as camisetas passaram a sair pra fora do calção e a sujar durante a partida. Foi simplesmente genial aqueles mudanças.

Agora puxar a camiseta do adversário é uma obra. Quero só ver isso na prática! Fico imaginando num campeonato a galera jogando, o jogador puxa descaradamente a camiseta do adversário e o juiz não marca nada. O jogador vai ter um ataque de tanta raiva rsrsrsrsrs.

- BANCO DE RESERVA E ONIBUS DO TIME APARECERAM NAS PARTIDAS
Banco de reservas, ok. Show de bola, isso falta mesmo, porque só aparecem nas animações. Com a bola rolando os bancos estão vazios. Agora ônibus do time, vamos combinar que é marra! Não entendo.

- REAÇÃO DO TÉCNICO E BANCO DE RESERVAS DURANTE A PARTIDA
Isso é legal pra caramba. Ainda mais se estiver bem realizado. Vai esquentar o clima. Lembro de uma animação de briga entre jogadores que tinha no WE8 e que foi sutilmente mudada no WE9. A mesma animação, mas mudaram pra uma forma muito mais tensa, e realista. Se conseguirem deixar um técnico louco, enfurecido na beira do gramado, quase entrando em campo junto, já seria uma obra. feliz também! O próximo passo então seria a possibilidade de ele ser expulso rsrsrsrs.

- VISÃO EXTERNA DO ESTÁDIO
É legal. Mas não aquela coisa ridícula que tem já no PES1007, WE10, etc. Vamos combinar que aquela câmera de helicóptero está pra lá de mal feita. Mas se rolasse uma aproximação maior do estádio numa vista aérea que desse pra ver pelo menos a disposição dos times em campo, seria show de bola. O problema de fazer isso é que eles teriam que “mostrar” muitos furos de construção do cenário de cada estádio, como torcida 2D, placas de papel, etc. Mas vamos ver, afinal pelo menos a torcida da próxima versão parece que vai ser 3D.

- CRISTIANO RONALDO SERÁ O GAROTO-PROPAGANDA NA EUROPA
- MICHEAL OWEN SERÁ O GAROTO-PROPAGANDA NO REINO UNIDO
Com as seguidas amareladas do R. Gaúcho, as festas de arromba do Adriano e a pouca idade do Messi, achei justa a escolha do portuga sangue-quente C. Ronaldo. Levou o Manchester nas costas temporada passada. Se ganhasse a Champions, seria melhor do mundo certo.
Já o Owen como Garoto-Propaganda no Reino Unido sei não. Tenho lá minhas dúvidas. Atacantes emblemáticos não é muito a deles. Além do que o Owen nunca se transformou naquele prodígio que se desconfiava. Acho que Rooney no máximo, mas sigo no Terry como ícone do futebol inglês.

- LOADING MAIS RÁPIDO ENTRE AS PARTIDAS
Puxa, os loadings davam um pouco nos nervos. Não um deles, mas no total, era muito tempo perdido. Dava muita ansiedade ficar esperando as partidas começarem, quando não se escolhia Entrance Scene Yes.

- PRECISÃO DO CHUTE MAIS APURADA
O xis da questão aqui pramim nunca esteve nos pés dos atacantes, mas sim nas mãos dos goleiros. A precisão dos chutes do atacantes eu acho que muda pouca coisa. No máximo, pra chutes mais técnicos, que usam combinações com R2 e L1. Aí sim, concordo que melhoras podem ser feitas ainda.

Essa é uma equação perigosa, pois tem que chegar num meio termo entre precisão de chute x estatística de gols por chute. Não pode virar uma gandaia do tipo: chutou com fulano que tem Shot Accuracy 98 (e mais a precisão do chute mais apurada dessa versão) e ser gol quase sempre. Enfim, vamos ver o que vem por aí.

- ATRIBUTOS DOS JOGADORES MAIS APURADOS CONFORME A REALIDADE
Ixi. Esse assunto dá muito pano pra manga. Conforme que realidade? Conforme quem? Segundo que critérios? Na verdade sempre achei muito boas as análises dos jogadores no geral. Tem algumas coisas que não dá pra entender, como o gráfico tão pobre do Fabregas no Arsenal, sendo que o garoto joga muito mais do que aquilo. O balance do Robinho que não aumenta, nem com o cara estando mais bombado rsrsrs. E os 97 de balance do Ibrain, que mesmo que seja verdade, o torna um super jogador. Eu acho que é mais sintonia fina do que mudança de verdade. E mais atenção pra jogadores não tão conhecidos.
- NOVAS COMEMORAÇÕES E ANIMAÇÕES DEPOIS DO GOL
Acho legal o aumento disso. Quanto mais melhor. Ou melhor, quanto mais divertidas, melhor. Mas tem que ter umas exóticas, que levanta a camisa e mostra algo escrito, ainda no Edit Mode, por exemplo rsrsrs. Customização, gente!!! Ou então algo assim:


- BIOTIPO DOS JOGADORES MAIS DETALHADOS
Já está bom, mas se prestarem atenção nisso também, show. O Nani ue eu fiz recentemente no blog, por exemplo, tinha aquele Body Physical padrão, com tudo zero. Mas se for olhar, na verdade ele é bem magrão. Tem que dar uma afinada geral no boneco.
- CAMISAS MAIS ‘FLEXÍVEIS’ CONFORME MOVIMENTO DO JOGADOR
Entra na leva de animações que embelezam o game no somatório. Se for analisar sozinho é um item legal, mas até dispensável. Mesmo assim, se tá sobrando memória, por que não?

- TORCIDA 3D (FINALMENTE!)
Muita calma nessa hora. Mantive até o parênteses que rola na web inteira. Quero só ver o que vem por aí com essa dita torcida 3D. Tomara que seja legal a realização. Enfim, vou ficar na torcida!

- COLISÕES FANTÁSTICAS ENTRE JOGADORES
Esse tipo de item eu acho genial. Fico imaginando como devem ser, tem tudo pra fazer muito sucesso. Por dois motivos: além de ser plasticamente bonito, interfere no andamento da partida. Hoje em dia já tem alguma coisa, como aquela colisão onde salta um jogador pra cada lado e aquela batida em que o jogador sai girando. Vamos ver o que vem por aí de colisão. Mas seria legal uma combinação dessas, com a de agarra a camisa, onde o jogador desiste de ir atrás da bola. Um pouco do que tem aqui (mas só um pouco):


- GOLEIROS MAIS REALISTAS
Pomba, esse item tô curioso. Mais realistas em que sentido? Só se for no geral. Tirando a velocidade, os goleiros se comportam não muito diferente dos jogadores. E as “catadas” que eles dão são pra lá de realistas, vamos combinar. Mesmo assim, tomara que venha mais coisa boa por aí.
- FÍSICA DA BOLA SURPREENDENTE
Bom, nesse ponto vou confiar nesse adjetivo aí, surpreendente. Mas pra mim aqui a coisa que mais faria diferença na física da bola (já falei sobre isso antes aqui no blog) é em relação ao giro dela no ar e quando ela toca no chão. Hoje em dia isso não influencia nada. Mas seria muito legal se os jogadores fossem enganados pelo quique da bola, tamanha a influência da física. Acharia show!

Outra coisa que eles poderiam melhorar é uma cobrança de falta rasteira. Mas uma cobrança decente, e não aquela gambiarra de chutar com a bolinha e segurar pra baixo no direcional. Aquilo é improviso, tipo chutar com a bolinha sem peso.

Mas pra mim a grande melhora que podem fazer na bola é aquela do sentido de rotação dela. Mais ou menos como cobrar um escanteio com o R2 apertado e colocando pro lado no direcional, pra tentar um gol olímpico, só que acontecendo durante o jogo normal.

- GOLEIRO PODE SUBIR AO ATAQUE NO ESCANTEIO
Isso já acontece. Só que em situações muito específicas. Time perdendo, fim do segundo tempo num jogo-chave de algum campeonato e ainda, táticas configuradas pra ataque. Vamos ver se vai dar pra fazer isso manualmente. Só que eles precisam melhorar ou dar um jeito de fazer uma técnica de posicionamento dos jogadores na área manualmente. Canso de bater escanteio com a Inter e o Adriano estar ali na frente da área esperando ou uma bola bem aberta ou um rebote!!! Culpa do mal posicionamento da Inteligência Artificial da máquina.

- CABELOS COM MOVIMENTOS
Quero só ver como vão fazer cabelos realistas. Acho que vão fazer alguns fios de cabelos realistas rsrsrs. É difícil pra caramba. Mas se der pra ver o Pujol, R. Gaúcho ou Messi esvoaçando as melenas, show! Senão, tudo bem, os movimentos de cabelo do Adriano também servem rsrsrs.

- VÍDEO DE ABERTURA COM DROGBA E C.RONALDO
A única exigência aqui é manter o nível dos últimos vídeos. O do PES 2007 e do PES 6 é um espetáculo. Aliás, geralmente eu curto os vídeos das versões PES e não dos Winning Elevens.

- O BANCO DE RESERVA SE JUNTARÁ AOS TITULARES NAS COMEMORAÇÕES
Show de bola. Mais uma vez: só não pode furar. Se eu tirar o Rosicky do time e o Walcott fizer um gol, na hora da comemoração o Rosicky tem que estar ali!

- MODO ‘FANTASISTA’ DO J-LEAGUE07 PRESENTE TAMBÉM NO PES2008
Não sei muito sobre esse item. Mesmo assim andei lendo sobre e vi que tem um modo de escolher um jogador e ser somente ele. Não que vá substituir a modalidade normal. Mas eu particularmente acho que o Winning Eleven tem uma caracteírstica muito legal: a de incluir num game de esporte, elementos de outros games.

Existe no game uma câmera em terceira pessoa (visão por trás do jogador). Usando essa câmera e mudando a escolha de jogador de automática pra nula (barrinhas no player settings), a experiência fica bem louca: jogar um game de futebol como se estivesse jogando um game em terceira pessoa, tipo Matrix, Max Paynne, etc. Difícil pra caramba, mal toca na bola, ainda mais dependendo dos passes da máquina. Mesmo assim já parece um game diferente.

Agora, se eles fizerem isso, podendo controlar apenas um jogador e “sendo” ele o tempo inteiro, fica muito parecido com jogos de fases. Os caras são bem pirados nessas combinações. Pegam desde os mais tradicionais que só vão dando start até começar o game até os mais fuçadores...
Mas se alguém souber mais coisas sobre esse item, grite aí!

- MASTER LEAGUE MAIOR E MAIS COMPETITIVA
Maior, pra mim significaria estar rolando todas as ligas ao mesmo tempo. Agora uma coisa que eu acho que poderia acontecer é high lights dos jogos em andamento em forma de screens de tela. Um letreirozinho aparece e some em fade dizendo (gol, fulano de tal, nogo tal). Tipo rola nas transmissões de jogos pela TV. Seria show de bola!

E pra completar, acho que poderia haver um sistema um pouco mais intuitivo com relação ao mercado de transferências. Algo claramente ligado à grana oferecida x time em questão x posição dele no ranking x campeonatos que ele está disputando. Um recurso parecido games como Need for Speed usa, através da relação de Reputação. Conforme o jogador vai ganhando reputação nesse game vão surgindo convites pra capas de revista, rachas pra VIPs, etc. Enfim, a idéia seria deixar com menos cara de loteria a coisa. Porque por mais que haja uma lógica hoje pra negociar, é muito tímida.

Outro ponto: poderia haver o encontro de interesses, quando eu quisesse comprar um jogador de um time que está me oferencendo outro jogador para a venda. Hoje quando isso acontece, nos resta negociar normalmente!

- JUÍZES COM APITO E MAIOR INTERAÇÃO DOS BANDEIRINHAS
Finalmente! Não entendo às vezes, a galera demora pra pôr em prática coisas básicas. Demoraram uma eternidade pra colocar um juiz nas partidas e outro tanto pra acrescentarem bandeirinhas. Vamos ver como vai rolar. O que eu reinvindico e torço pra que role são colisões de verdade com o juíz e desvios de rota da bola quando acertá-lo. Ah, e se não for pedir demais, que dê pra acertar uns carrinhos “sem querer” tanto no juiz quanto nos bandeirinhas rsrsrsrsrs!

- NOVAS ANIMAÇÕES NO TOQUE DE BOLA
Isso muito me interessa. Ainda mais se for em relação aos dribles, como já disse. Quanto mais movimentos o Winning Eleven conseguir reproduzir do futebol real, mais sucesso fará entre os esportistas digitais, não tenho dúvidas. Estou curioso pra ver essas animações.

- MAIOR CONTROLE DA BOLA CONFORME A HABILIDADE DO JOGADOR
Uma das coisas que eu mais pedi ao longo dos tempos. Que a técnica e o controle de bola realmente façam diferença neste jogo. Porque senão fica sempre a cargo de duas variáveis: força e velocidade. A técnica fica sempre a segundo plano. E daí eu incluo não só o assunto dribles, mas domínio de bola, passes de primeira, acertos de passes, etc. Esse é um dos grandes pontos vitais do game que ainda merecem ajustes pequenos, porém determinantes, na minha opinião. Porque daí vai dar mais opções de adequação aos estilos de jogo de cada um. Tem gente que joga correndo e trombando. Tem gente que joga correndo e cruzando. Mas tem gente que joga tocando e driblando, pô!

- MAIOR CONTROLE DO PASSE CURTO E LONGO
Aqui receio que possa haver uma mudança na maneira de tocar a bola com o X fundamental pra técnica do jogo. Há muito tempo eu joguei um Fifa no PC que tinha um toque que era o de condução da bola. Era bem interessante a jogabilidade. Existia a condução automática da bola, mas existia uma condução manual da bola também, através do sistema de carregamento com botão pressionado. Estilo quando vamos cobrar uma falta com o X e dá pra carregar a força do toque. Acho que aqui dá pra ser incluído algum tipo de toque de bola nesse sentido. Por isso que eu curto jogar com o direcional analógico, por ele me permite dar uns toques, passes e lançamentos completamente diferentes dos comandos tradicionais do game.
Enfim, esse é uma das grandes chances de percebermos um Up real no game, e não apenas pequenas mudanças como têm sido feitas desde o 10.

- TÉCNICOS IRRITADOS CONFORME RENDIMENTO DO TIME
Bom, reivindiquei isso nos outros pontos e repito: quero ver como vai ser. Tem tudo pra apimentar o clima das partidas de um jeito bem divertido e interessante. Tomara que as animações fiquem legais.

- NOVA CAMERA ATRÁS DO GOL
Bom, esse item parece ser apenas mais uma opção de visual. Eu, particularmente curto a câmera dentro do gol, acho bem legal quando a bola bate no fundo da rede e a câmera treme. Uma câmera legal seria aquelas de grua que costuma ter nos estádios. Ou então coloca a opção de fazer como o Branco (aquele da Copa de 94) nocautear um fotógrafo! Não deixa de ser uma opção de câmera pra gente escolher rsrsrsrsr...

- A.I. TOTALMENTE REVOLUCIONÁRIA
Então tá. Só quero ver se eles conseguem aproveitar melhor os níveis de dificuldade do game. Alguém aqui já jogou com UMA estrela de dificuldade ou no nível Amador? Óbvio que não, é INJOGÁVEL! Ridículo de tão fácil, é irreal. Então acho que deixar o fácil menos burro e o difícil sem ser ladrão ainda é o grande melhoramento que pdoe ser feito em termos de dificuldade do game. Sobre a AI dos jogadores, já anda num nível bem bom, com eles tomando decisões levando em consideração até mesmo o tempo médio de reflexo das pessoas que jogam o game. Melhor que isso, é lucro.

- SELEÇÃO DE LATVIA SUBSTUÍDA POR ISRAEL
Pra encerrar: pô, finalmente se deram conta que não pode faltar um ISRAEL nesse game!!!
A seguir uns links de fotos que andei catando na web sobre o game. Mas todo mundo aqui já deve estar careca de saber. O que vale nesse post é o debate mesmo em cima do que vem e do que talvez venha por aí!




Obrigado aos sites donos dos links.
Por último um vídeo com edição de imagens e o teaser oficial, curtíssimo, que todos já viram. Notem que a interface gráfica está bem diferente. Em alguns momentos lembra até o Fifa.

Agora com vocês a palavra.

quinta-feira, agosto 16, 2007

QUIZ

Do que se trata a imagem?

EXCLUSIVO: SELEÇÃO EM TREINO FECHADO PARA A IMPRENSA

Somente os repórters do blog Wenners puderam registrar a Seleção num treino fechado que ocorreu ainda na Copa América.

Confira na foto por quê.



NOVA OPÇÃO DE TIME

Ontem rolou Barcelona x Bayern Munich pela Franz Beckenbauer Cup. Pelo amor de Deus, o que são esses times europeus. O Barça venceu com uma bucha do Messi da entrada da área, bola espirrada lá no alto e ele pegou na veia! Mas o Bayern mandou bem contra os galácticos da catalunha.

Aliás, dica: o Bayern virou um ótimo time pra se pegar em campeonatos com times atualizados.

Vejam pela escalação de ontem se eu tô mentindo:

Bayern Munich:
Kahn (Rensing 46) – Lahm (Jansen 46), Lucio (Demichelis 46), Van Buyten, Lell – Altintop, Ottl (Ismael 90), Van Bommel (Zé Roberto 46), Schweinsteiger (Wagner 71) – Scholl (Ribery 53), Toni (Klose 46)

Já o Barcelona, aquela palhaçada de sempre...
Valdes - Zambrotta (Marquez 46), Thuram (Milito 61), Oleguer (Belletti 90), Abidal - Xavi, Toure Yaya, Iniesta (Giovane 46) - Eto'o (Messi 46), Henry, Ronaldinho (Deco 46)


terça-feira, agosto 14, 2007

COMO FAZER UM BOM TUTORIAL

E aí, galera. Correriazinha me impediu de atualizar no findi o blog. Mas aqui vai um assunto legal pra quem curte editar as faces do W11: Os tutoriais.

Em primeiro lugar, não sei ao certo se eu poderia dizer que existe uma técnica pra isso. O que existe sim é um bom senso estético e muita observação e comparação. É mais ou menos como fazer uma caricatura.

Tá, tudo bem que muita gente aqui nunca fez uma caricatura. Eu até já tentei fazer algumas, mas também não posso dizer que já fiz. Embora eu curta desenhar. Em geral é preciso acentuar ou no mínimo valorizar bastante o principal ou os principais pontos do rosto do jogador em questão. Geralmente isso vai girar em torno do nariz, da boca e um pouco menos dos olhos. Mas nariz e boca geralmente mandam na fisionomia da face.

Vamos por partes então.

SOBRANCELHAS
Em geral, as sobrancelhas não marcam muito um rosto. A menos que elas sejam por exemplo, mais grossas, ou então muito finas. Tem gente que tem as duas sobrancelhas tão próximas, que parecem uma. E no editor do W11 as sobrancelhas também mudam a aparência da testa, deixando com mais ou menos rugas, podem conferir.

A inclinação das sobrancelhas é outro ponto importante. Porque a inclinação determina se o rosto do cara vai ter uma aparência mais “coitadinha” ou mais má! Igual desenhar uma carinha de smile!

OLHOS
Aqui sim, têm algumas variações mais importantes de a gente perceber. Existem basicamente dois tipos de olhos bem marcantes: os arregalados e os bem fechadinhos, não chegam a ser japoneses, mas são meio “puxadinhos”. O Diego do Werder Bremen tem os olhos assim, quase fechados.

A inclinação dos olhos também ajuda em conjunto com as sobrancelhas a dar uma expressão mais má ou inocente do rosto do jogador.

Um ponto importantíssimo sobre os olhos é a distância entre eles. Quando isso não é marcante no rosto de um jogador, essa distância não influencia muito. Mas quando isso é um traço característico, aí passa a ser fundamental. Vou pegar como exemplo o Iarley, do Inter. Ele tem os olhos bem separados um do outro.

Mas é bom prestar atenção nas “bolsas” dos olhos. É um ponto muito sutil, mas que às vezes determina bastante do rosto. Outro ponto são as rugas que saem do cantinho dos olhos com o nariz e descem, elas ajudam a deixar o rosto com mais cara de garoto ou de mais velho.
Sobre a cor dos olhos, bom, daí é mais óbvio. O Lucas tem os olhos muito azuis, então é um dos pontos mais marcantes do rosto dele. Mas o que é uma mudança bem sutil também é o branco dos olhos (principalmente pra jogadores negros) ou no brilho (ou não) de olhos escuros.

NARIZ
O nariz é um dos pontos mais marcantes das faces. Acho até que deveriam ter mais narizes. Eles podem tornar um rosto mais alongado ou mais horizontal. Outra coisa são as narinas, muitas pessoas têm as narinas bem marcantes. Notem no rosto do Daniel Carvalho que o nariz dele é pontudo e faz um desenho em V. Isso é muito característico no rosto de alguns jogadores. Jogadores negros tendem a ter o nariz mais achatado e não tão longo, dêem uma olhada no Mineiro.

Um problema do W11 é que os narizes pra edição não tem mudanças de formato quando o jogador está de perfil. Todos os perfis são retos. Isso é um erro grave. O Ibraihmovic, por exemplo, tem nariz grande é convexo. Sorte é que o rosto dele já vem pronto, daí o nariz tem o formato certo no perfil.

CHEEKS
Cheek são as maçãs do rosto e a região das bochechas. Isso faz uma enorme diferença pra rostos que tenham essas características mais acentuadas. Exemplo: Elano e Marcelo. Eles têm o rosto magro, com as maçãs do rosto salientes. Já outros jogadores como o Andershow, tem o rosto mais redondo, com bochechas grandes. Daí o procedimento é o inverso. Tirando os rostos que são mais normais, Cheeks determinam bastante quando os rostos ou são magros ou gordos. No primeiro caso, valorizando as maçãs do rosto (ausência de bochechas) e no segundo o contrário.
Outro ponto: os maxilares. Quanto mais presentes, mais quadrado o rosto tende a ficar. Quanto menos, mais um triângulo invertido é a tendência de formato.

BOCA
A boca é na minha opinião o item mais marcante pra fazer uma boa face no W11. Nossa sorte é que existem um bom número para escolher. Aqui é a combinação que determina o acerto do tipo. Além de escolher entre as diferentes Shapes, a largura também dita a aparência final. Existem bocas de vários estilos, mas basicamente são 3 tipos que nos importam aqui: as com lábios mais grossos, as com quase nada de lábios, e as cuja cor dos lábios é mais marcante que o tamanho em si.

Como já linkei, vamos pegar como exemplo o Rafael Sobis. A boca dele é larga e com lábios mais espessos. Junto com a cor dos olhos e as maçãs do rosto acentuadas, é o que determinou o resultado tão parecido. Somado as isso, o cabelo bem característico.

Vamos ao Fred agora. Quase não tem lábios. A boca é larga pra caramba, mas o lábios mal aparecem.

Já o Nilmar o que contou mais foi a cor dos lábios, e não tanto a forma. Existem umas opções de boca que valorizam mais ora forma, ora coloração.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
A relação de distâncias e tamanhos entre bocas e narizes é um dos pontos bem importantes pra fazer um bom tutorial. Observem sempre isso no rosto dos jogadores. Mais uma vez pego o Fred e mais o Marcelo como exemplo: a distância entre a boca e o nariz é grande. É um traço marcante do rosto desses dois jogadores. Já o Higuaim é o contrário. É a proximidade da boca com o nariz que marca bastante, deixando o rosto com uma impressão de ser pequeno.

JAW (QUEIXO)
Este é traço mais de conjunto do que marcante por si só. Pego dois jogadores de exemplo: Lucas e novamente o Elano. O Lucas é queixudo, então é preciso que a distância entre o queixo e a boca seja maior. O Elano a mesma coisa. Qual a diferença entre os dois? O formato geral do rosto.

O rosto do Lucas é mais uniforme, mais oval, portanto os maxilares são mais abertos. Já o do Elano é mais longilíneo, um triângulo invertido. Logo os maxilares são menos marcantes.

Preste atenção também nos jogadores com o característico furo no queixo.

FORMATO GERAL DO ROSTO
Galera, antes de começar o tutorial, dêem uma olhada no formato geral do rosto. Imaginem uma forma geométrica básica. Isso vai ajudar a definir as linhas gerais de aparência do rosto e pode orientar todo o tutorial.

Alguns exemplos:
- Alexandre Pato: trapézio invertido, parte de cima levemente maior que a debaixo.
- Andershow: círculo, o rosto dele é mais gordo, bochechudo.
- Daniel Carvalho: quadrado, o rosto dele é quase simétrico, dependendo do cabelo que ele usa.
- Elano: triângulo invertido
- Fred: também um triângulo invertido, um pouco menos agudo.
- Julio César: quadrado, rosto simétrico em cima e embaixo.
- Mineiro: um círculo mais achatado.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O FORMATO GERAL DO ROSTO:
- A altura do pescoço e dos ombros já em Body Shape também influencia às vezes no resultado final do tutorial. Notem o Daniel Carvalho e o Mineiro. O Daniel Carvalho tem o pescoço quase da mesma largura do conjunto queixo e maxilar. E os ombros caídos. Já o Mineiro, mal tem pescoço! Tem a cabeça mais achatada, entroncada nos ombros.

- A largura e altura da cabeça no início das opções também influenciam no resultado final pra valorizar rostos mais chatos (Mineiro e Dudu Cearense) ou mais longilíneos (Elano e Nilmar)

CABELOS
Bom, o papel do tipo de cabelo pra aparência final do Tutorial é mais óbvio. Por isso fiquei tão brabo quando fiquei sabendo que o PES 2007 tinha só 18 tipos de cabelos. O segredo tá nos Special Haircuts.

Outra dica importante é ver o jogador não só na edição de faces, mas também no campo. Isso porque lá a iluminação é diferente. E influencia, ainda que mais sutilmente, na aparência final do rosto.

BARBA
Conta bastante também, quando o jogador (rsrs) tem uma barba marcante. Exemplo: Marcelo e Dudu Cearense.

No geral os tutoriais mais difíceis de serem feitos são os de rostos mais comuns, com aparentemente nenhuma característica muito marcante. Exemplo: Cicinho. por isso que eu valorizo tanto o do Júlio César, que eu fiz. Porque se ele não ficou melhor que o do Sobis, no mínimo teve tudo pra ser muito mais difícil de ser feito. E o resultado ficou bom.

Bom, galera, esse era um post que o pessoal tava pedindo há algum tempo já e me perguntavam bastante. Tá aí, postado. Podiam aproveitar e fazer as faces de vocês próprios agora e me mandarem pra eu ver como ficou, né!

Boa hora pra treinar!
[]'s

quarta-feira, agosto 08, 2007

ESTÁDIOS DO PES2008


O Brasil é o único país pentacampeão do mundo. Falou futebol, lembrou da camisa amarela. Tem o maior jogador de todos os tempos. Tudo bem que o mercado de games aqui ainda é bastante informal. Mas daí a não dar a menor importância pro futebol brasileiro no game fica complicado. É sobre um desprestígio pra série do que um prestígio pro Brasil que eu tô falando. A presença dos jogadores brasileiros nos times europeus pra mim não basta.

Mas enfim, cada um cada um. A lista abaixo é dos estádios que estarão no PES 2008. Nenhum brasileiro... Por isso que eu curto a galera dos Brazukas e os demais editores dos patchs.

Red Cauldron - Anfield, Liverpool

Magpie Park - St James, Newcastle
Lutecia Park - Parc Des Princes, Paris
Massilia Stadium - Stade Vélodrome, Marseille
Borussia Stadium - Westfalenstadion, Dortmund
Hauptstadtstadion - Berlin Olympiastadion, Berlin
Blautraum Stadion - Schüco Arena, Bielefeld
Orange Arena - Amsterdam Arena, Amsterdam
Rotterdam Stadion - De Kuip, Rotterdam
Catalonia Stadium - Camp Nou, Barcelona
Estadio Palo - Estadio Mestalla, Valencia
Stockholm Arena - Rasunda, Stockholm
Cuito Cuanavale - Vodacom Park, África do Sul
Diamond Stadium - Newlands, África do Sul
Estadio Gran Chaco - Estadio Alberto J. Armando / La Bombonera, Argentina
Amerigo Atlantis - Estadio Nacional
Nakhon Ratchasima - Niigata Stadium, Japão
Kanji Dome - Sapporo Dome, Japan
Dietro Monte Stadium - Kashima Stadium, Japão
Porto Folio - Yokohama International, Japão
Queens Land Park - Nagai Stadium, Japão
Haze Hills - Olympic Stadium, Japão
Occhio Del Mar - Oita Stadium, Japão
Ayase-Nakano Stadium - Saitama Stadium, Japão

MSN

Aí, galera.
Se alguém quiser me add, manda ver: imendes78@homail.com

[]'s

ALGUÉM DISCORDA?

“Para mim, não há outro jogo que consiga captar a essência do futebol como PES 2008. Todas as suas características são acompanhadas por detalhes incríveis. O estilo de controlo e rapidez da acção torna-o no mais completo dos simuladores de futebol.”




Falou e disse!

AS UNHAS ESTÃO ACABANDO

Andem logo com isso!

segunda-feira, agosto 06, 2007

FACES

Tenho recebido emails só com as descrições da galera e mais as fotos reais. Faltando o principal: a face no W11. , eu queria que VOCÊS se construíssem pra eu poder postar e tirar onda à vontade!

Mas que galera mais folgada...

ahusahushaushaus!

Vai lá, galera: imendes78@gmail.com

Face construída no W11 + Foto real parecida + Pequena descrição de como você joga futebol (vale mentir!) + Time(s) que torce + Cidade/Estado

Sacou?

domingo, agosto 05, 2007

QUIZ

Quem?
Quando?
E onde?

Dica: hoje ele tem Attack 97 e, apesar de não parecer pela foto, 88 de Balance.

PROCURA-SE

Alguém sabe de alguém que saiba de alguém que tenha feito esse quase-gol do Pelé no Winning Eleven? Essa pintura? Eu gostaria muito de ver isso digitalmente! Vou tentar gravar um.

Mesmo assim se souberem, avisem aí.





MAKING OF

Ae, pra que não viu ainda. Navegando na web, achei o making of daquele comercial do Ronaldinho Gaúcho, que ele olha pra um lado e passa pra outro.



Aliás, aproveito pra comentar sobre os dribles. Eu acho que os dribles no W11 poderiam fazer mais diferença do que fazem hoje em dia. Um pouquinho só mais já melhorava. Ter de repente uma maior versatilidade. Tava conversando sobre isso esses dias. O coletivo é importante, mas entortar uma defesa com um drible realmente desconcertante é pura arte.

Enfim, é uma impressão.

TUTORIAL GIOVANNI DOS SANTOS

Bom, esse rapaz já é conhecido. Gio (não confundir com o da lateral esquerdo aquele) é bom de bola, estilo driblador, candidato a camisa 10 (não do Barcelona, claro). É apontado no México como o Ronaldinho Gaúcho de lá! El Mariachi Dos Santos tem ganho espaço aos poucos na constelação de craques que o Barça anda desfilando ultimamente. Esta manhã (de domingo) inclusive ele abriu o marcador no amistoso contra o Beijing Guoan em que o Barça ganhou de 3x0. Outro que jogou foi o tal do Henry...

Bom, o jogador já existe no W11, galera. Só alterei notas de face mesmo. Vejam aí.

APPEARANCE
Skin Color: 3
Length Head: -7
Width Head: 0
Overall Position: +3

BROWS
Type: 2
Angle: 0
Height: 0
Eyebrow Spacing: -1

EYES
Type: 20
Position: 0
Angle: -1
Size Length: 0
Size Width: -1
Color 1: 1
Color 2: Black 1

NOSE
Type: 1
Length: +3
Width: 0

CHEEKS
Type: 1
Shape: +3

MOUTH
Type: 17
Size: -1
Position: +3

JAW
Type: 3
Chin: +3
Width: +2

HAIR
Type: Ponytail 1
Shape: 3
Front: 1
Volume: 2
Darkness: -

COLOR
Pattern 9

FACIAL HAIR: No

sábado, agosto 04, 2007

ATUALIZOU?


Estava viajando e não consegui postar.
Lindão ficou ele né?
A ironia sabem qual é?
Ele ama o Inter. E agora vai jogar contra a Inter de lá.

Pelo menos segue vermelho contra azul!


Catzo!