terça-feira, dezembro 05, 2006

ANÁLISE TÉCNICA // CHELSEA

Chelsea, ao lado de Manchester United e Arsenal, é um dos 3 maiores times da Inglaterra. O clube que inflacionou o futebol mundial pagando salários bilionários ao contratar seus atletas, numa clara intenção de trazê-los para jogar em seu clube a qualquer custo. Vale ressaltar também a importância do empresário e multimilionário Roman Abramovich, dono do time e nome que está por trás de todas as ações financeiras dos azuis.

Segue agora a Análise Técnica do Chelsea, feita pelo blog WE-NNERS.

O time de José Mourinho possui um plantel de muita qualidade. Alguns jogadores bastante versáteis dão a quem joga com o Chelsea diversas possibilidades de armação do time. Nesta temporada se juntaram aos azuis importantes reforços como o atacante Shevchenko (ex-Milan), o alemão Michael Balack (ex-Bayern Munique), o inglês Ashley Cole (ex-Arsenal, snif!), além de Hilario (ex-Nacional-POR), Kalou (Feyenoord) e Boulahrouz (ex-Hamburgo).

Desses, eu destacaria principalmente Sheva, Ballack e Ashely Cole, jogadores com significativa qualidade e que chegaram para dar a nova cara do time. Um jogador de defesa, um de meio e outro de ataque. Esses 3 nomes deram inclusive uma nova formação ao time de Mourinho, que agora tem como formação original o esquema 4-4-2.

As principais perdas foram Hernan Crespo (Inter), Duff (New Castle), Gudjhnonsen (Barcelona), Gallas (Arsenal), Huth (Middelsbrough), Maniche (Atletico Madrid) e Del Horno (Valencia).

PLANTEL

GOLEIROS
1 - Peter Cech
23 - Cudicini
40 - Hilario

DEFENSORES
9 - Boulahrouz
18 - Bridge
6 - Ricardo Carvalho
20 - Paulo Ferreira
3 - Ashley Cole
14 - Geremi
26 - John Terry

MEIO-CAMPISTAS
10 - Joe Cole
19 - Diarra
5 - Essien
8 - Frank Lampard
4 - Claude Makelele
16 - Arjen Robben
24 - Wright-Phillips
13 - Michael Ballack
12 - Mikel

ATACANTES
11 - Drogba
21- Kalou
7 - Shevchenko


ANÁLISE TÉCNICA

O Chelsea está entre os 3 melhores times do Winning Eleven 10. Com as atualizações e transferências, o time comandado pelo técnico português José Mourinho tem um plantel relativamente enxuto, mas qualificadíssimo. O time possui no mínimo um jogador com gráfico agudo em cada um dos setores. Por exemplo: Terry na defesa, Lampard no meio-campo e Sheva, na frente. Na vida real, outro que anda destruindo as defesas adversárias é Drogba. E no W11, eu particularmente também gosto muito do marfinense.

Na minha opinião, um dos pontos mais fortes do time do Chelsea é suas alas, com jogadores que jogam abertos indo ao fundo para cruzamentos ou simplesmente para abrir as defesas. Mesmo assim, com a saída de Duff e a condição de reserva de Joe Cole, o clássico 4-3-3 do Chelsea perdeu em caracterização. A menos que você ainda o escale assim no W11, claro.

Atualmente a formação do Chelsea tem sido um 4-4-2, com dois CFs modernos: um de maior velocidade (Shevchenko) e outro com boa movimentação (Drogba). Porém no W11 Drogba é apenas CF, o que torna sua movimentação mais limitada. E para servi-los, Ballack e Lampard distribuem bastante a bola pelo meio.

Já como ponto fraco, podemos falar do plantel enxuto. Mesmo assim nem chamaria propriamente de ponto fraco. Isto porque apesar de o plantel do Chelsea não possibilitar que nenhum jogador fique fora do banco por exemplo, seus reservas são bastante versáteis e jogam em diversas posições. Como por exemplo Wright-Phillips: nada mais nada menos que 6 posições e ainda é Both Sides.

Mas é bom atentar para campeonatos mais longos, como uma liga ou uma Master League. É preciso um plantel numeroso para dar conta de 2 ou 3 campeonatos ao mesmo tempo (Liga, Copa e Wefa). Mas em Exibitions ou campeonatos sem fadiga acumulada o Chelsea é um time e tanto.

Vamos agora setor por setor.

DEFESA
Cech está machucado na vida real. Para deixar o W11 original como a realidade, ele não deve ser o goleiro titular. Mesmo assim vou tratá-lo assim ainda nesta análise. Peter Cech é um ótimo goleiro, um dos melhores do jogo. Tem ótima altura (1,93m), 95 de Goalkeeper Skills, além de 91 de Balance. Essa combinação já é bastante boa para as divididas pelo alto em bolas aéreas. Para mim, Cech está no nível de um goleiro como Van Der Sar, por exemplo, embora eu ainda prefira o goleiro holandês. Como Special Abillities, temos estrelas em Pênaltis e 1 vs 1 Stooper. Tema de casa para goleiros que pretendam ser considerados bons no W11. Eu diria que apesar da excelente combinação de parâmetros de Peter Cech, não consigo ser fã do rapaz no W11. Ele já rateou feio em algumas ocasiões. Pessoal mesmo. Outro que não vai muito com a cara do moço é o Bruno, que já foi traído em um campeonato quando estava longe, numa bola em que o goleiro da República Tcheca deu uma mãozinha pro adversário.

MIOLO DE ZAGA
Terry pra mim é o segundo melhor zagueiro do Winning Eleven. O cara é onipresente. Está em todas as partes do campo, não desiste nunca de uma bola. Incansável. Sou muito fã de Terry. Ao lado de Ferdinand, eles fazem a melhor dupla de zagueiros do W11, na minha opinião. Podendo jogar de líbero também, o xerifão Terry nem tem os parâmetros tão excepcionais assim. Mas a combinação média junto com as estrelas de Special Abillities faz do inglês um zagueiro extremamente confiável. Além de ser relativamente novo (25 anos). Dos parâmetros normais, eu destaco o Header de 92, que tem seu efeito aumentado quando o jogador vem correndo para a disputa aérea. Tem estrelas em Posicionamento (tá aí o porquê da sua onipresença), Marking, Covering e Defense Line. Acho que precisão é a palavra que melhor define John Terry. Quando ele dá um bote, dificilmente sai da disputa sem a bola. Como disse, sou fã do jogador.

Ricardo Carvalho também é extremamente confiável. Minhas experiências são as melhores possíveis com o português. Sua média é ótima, mas merece destaque seu parâmetro 7 de estabilidade, o que lhe garante variações não muito desfavoráveis na loteria das setinhas. Sua resistência a lesões também é ótima: da categoria A. Essa dupla de parâmetros, mais sua boa média, transformam Ricardo Carvalho num zagueiro extremamente constante. Suas estrelas de Special são igualmente do melhor quilate: Marking, Slide Tackle, Covering e Defense Line. Resumindo: de miolo de zaga o Chelsea está bem servido.

LATERAIS
Não gosto do Paulo Ferreira. Acho ele defensivo demais, pouca velocidade e pouca técnica. Para ser um lateral que fica mais atrás, até quebra o galho. Mas como o Chelsea é um time rápido (exceção ao Ballack), com contrataques agressivos, o Paulo Ferreira esquenta um bom banco para o Essien ou Geremi no meu Chelsea. Mesmo assim, para quem gosta do Portuga, eu ressaltaria sua resistência a lesões: A. Mesmo assim, como P. Ferreira é mais defensivo, dá pra abusar das chegadas e divididas, sem muito medo de o jogador se machucar.

Ashley Cole é o lateral esquerdo que qualquer time sonha no W11. Mesmo que na vida real o jogador inglês esteja devendo desempenho, no W11 ele está a mesma Ferrari que classifiquei ainda na Análise do Arsenal. A maior das perdas que o Arsenal teve nos últimos tempos, ao lado de Vieira. O cara é uma máquina de apoiar e voltar pra defender. Apoiador nato, o gráfico dele é extenso, tendo seus extremos em Speed e Stamina, mas também é muito técnico e tem bom Offence pra ataque. Joga de Ala também, o que lhe confere enorme valor num 3-5-2, pois é o Ala perfeito, daqueles que agüenta o tranco o jogo inteiro. Sem contar que acho ele o melhor lateral esquerdo do jogo. Realmente uma Ferrari.

Makelele é um cão de guarda valoroso em frente aos zagueiros. Sai mordendo qualquer movimento suspeito. É DMF e só! Nasceu pra isso e é isso que sabe fazer! O francês tem uma combinação explosiva para a função: Stamina 93, Condition/fitness 7 e resistência a lesões A. Ou seja, dá pra contar e muito com as investidas de Makelele. Eu só o acho um pouco tosco demais, sempre dou preferência a volantes com bom desempenho técnico também. Às vezes quem entra no lugar dele é Essien, por exemplo. Mas quando o negócio é destruir jogadas, pode escalar o francês. Seu grande ponto fraco é a falta de um Balance maior. 74 é pífio para uma função que requer muito corpo a corpo, muita disputa de bola. A pouca altura é compensada por um bom Jump: 90.

Lampard dispensa comentários. Um dos melhores volantes do jogo. Técnico, raçudo, bom de marcação e com um chute de média distância perigosíssimo, é um jogador que joga pro time. Mas que brilha individualmente muitas vezes. Destaque óbvio para uma Stamina de 97, um Condition/fitness 8 e uma resistência a lesões A. Ser o reserva direto de Lampard é mofar no banco. Uma constelação de 8 estrelas (destaco a de Middle Shooting e Passing) fazem do Lampard um dos melhores jogadores do W11.

O que tem de lento, tem de potente. Ballack tem Speed e Acelleration de 75. Mas é dono de um chute de 95 de potência. Nas bolas perto da área, nem precisa tentar o outro canto. Pode ser o mesmo do goleiro. Com Triângulo e Para Cima apertados, é só medir bem a altura do chute. Haja bom goleiro pra pegar o canhão. Outra coisa boa é que Ballack chuta muito bem com as duas pernas, e isso é bastante favorável para um jogador com uma potência dessas.

Robben é o titular natural. Mas aqui ele cede a vez para Joe Cole. Mesmo assim Robben é bastante habilidoso. O tipo de jogador que me agrada, que parte pra cima, com bons dribles e ótimo controle de bola. Seu Dribble Speed de 95 merece muito respeito. Se ele sambar pra cima do marcador, é bom ficar alerta, senão, vai ter que correr atrás. Mesmo assim acho que o W11 não foi tão generoso com Robben, comparado ao que ele joga na vida real. Acho que merecia mais atenção. Mesmo assim é um ótimo jogador.

Com 97 de Offence e 97 de Shot Accuracy, o que dizer de Shevchenko senão Matador? O cara mete pra dentro e não quer nem saber. É um dos melhores atacantes do W11. Mesmo que na vida real Drogba é quem esteja reinando nessa temporada, Sheva merece muito respeito. No Chelsea, acho que ele não se encaixou tão bem no esquema com dois CFs. No 4-3-3 ele cai melhor. Nada mais nada menos que 9 estrelas para Sheva. Joga de Winger, Second Top e Center Foward, mais versátil que seu companheiro de ataque, por exemplo.

Drogba, o Marfinense é muito querido por este que vos fala. Gosto muito de uma característica que ele tem: o Balance de 91. Isso compensa sua velocidade apenas regular (85 e 87). Outro fator valioso de Didier Drogba é seu Jump 95 que o faz decolar rumo às cabeçadas. E um Agression de 92 completa a forte presença de área que o marfinense tem. Nas Special Abillities, a estrela em Striker e Positioning dão o recado: se bobear, levou. Mesmo assim Drogba não é unanimidade como Sheva. Joga somente de CF, ou seja, o ataque tem que ser montado em função dele como referência de área. Sua movimentação não é tão dinâmica como na vida real, onde ele volta mais pra buscar a bola.

RESERVAS
Sobre os reservas do Chelsea, gostaria de salientar 3 deles.

O primeiro é Joe Cole. Sou extremamente fã do futebol desse jogador. Ele tem habilidade, rapidez e ótimo drible. Chega incisivo ao ataque, conclui bem e ainda serve bem os companheiros. Sempre contrato J. Cole nas Master Leagues que jogo. É um dos meus favoritos do jogo inteiro. Tem uma ótima média de parâmetros, com destaque para sua Stamina de 94. Seu ponto fraco é um Balance de apenas 73. Mesmo assim o rapaz é tão liso nas situações de confronto com os marcadores, que não chego a sentir tanta falta de um Balance maior.

Wright-Phillips é pau pra toda obra. SB, WB, SMF, OMF, WG e ST. E pra completar, Both Sides. Apesar do pouco vigor físico, sua velocidade, aceleração e agilidade de 92 combinadas lhe garantem um bom ferrolho contra essa deficiência. De Special Abillities, apenas uma estrela em Driblling. E é nanico!

Jogador versátil, Essien é bastante curinga também. Tem uma boa média de parâmetros, com destaque para Stamina 94. A decepção fica por conta da precisão do chute de apenas 67! Além disso um Shot Technique de 73 é de dar risadas. Muito pouco! E mesmo com uma estrela (a única) em Center Player, é por isso que jogo com ele muitas vezes na lateral, evitando as situações de finalização. Mesmo assim sou fã desse jogador também. Daqueles que dentro de campo correspondem melhor que o gráfico.

17 comentários:

Anônimo disse...

Seleção do Brasileirão:

Rogério Ceni

Souza
Fabão
F Eller
Marcelo

Mineiro
Lucas
Renato
Zé Roberto (BOT)

Fernandão
Souza

Técnico: Muricy
Árbitro: Garciba

O, galera do WE-NNERS, acho que vocês deveriam fazer tutorias dos jogadores da seleção do brasileirão, em homenagem à nossos grandes guerreiros que triunfaram aqui no Brasil :D

Post repetido, pra ver se vocês Lêem :D

Israel-Mendes disse...

Mó legal. Porém 4 deles já estão feitos: R. Ceni, Mineiro, Marcelo e Lucas.

Anônimo disse...

Parabéns, excelente análise (como sempre hehehe)

Vamo ver se esse bando de bicha para de reclamar desse blog fodônico agora.

PS: e não percam hoje o werder bremen descendo o cacete no barcelona! :D

Anônimo disse...

Análise incrivel! Valeu Isra! Acho que tambem seria bem interessante se vocês fizessem uma análise da Internazionale...

Anônimo disse...

Eu vi, melhor pra vocês então :D

Faltam 7 osakokas

Aconselho começar pelo craque da torcida, Renato do Fla!

No mais, ótima análise do Chelsea, O elenco deles é muito reduzido, mas o titular é bom, só não gosto muito desses portugueses do Chelsea.

Anônimo disse...

opa, começar com o craque da torcida é uma boa, hein!

Anônimo disse...

exelente analise!
eu num gosto mto du chelsea so + henry e cia
otra coisa q eu gostei eh da zaga titular
TERRY E FERDINAND!
pra min u ferdinand de long eh melhor nu WE u terry eh meio cagao
ferdinand eh capitao do meu time
porem na vida real ele eh meio cagao

ow Isra kual eh teu time na ML???

Anônimo disse...

mew, mto show essa analise msm, apesar de eu na gostar mto do chealsea!!

gostaria de lembrar para o nosso amigo pedro que a analise da inter jah foi feita, basta procurar no arquivo de outubro

isra, show msm o blog
parabens aos 4

Anônimo disse...

Cara, você se esqueceu do Boularhuz (não sei escrever em holandês, heuheeuh). O Chelsea contratou ele. É uma boa opção pra lateral também, apesar de eu preferir oEssien.

Anônimo disse...

ae eu vi otutorial do josue, alexandre pato, galardo, entre outros nesse blog>>>>>http://we-show.blogspot.com!ae israel essa anlise ta show a da inter tmb tava. abc

Anônimo disse...

BOAAAA ISRAAA!
MANDO MTU!!!
SOH KERIA PERGUNTA UMA KOISA.......COMO E QUE E ESSE NEGOCIO DE APERTA U TRIANGULO NA HORA DO CHUTE???? NUM SABIA QUE DAVA MAIS POTENCIA?!?!?!
VLW ISRA
BOM TRABALHU.....DEMORO 4 DIAS SEM NADA MAIS FICO BOM!HEHEUE
ABRAÇU

Anônimo disse...

Excelente análise Isra. Só não entendi esse negócio de apertar Triângulo pra chutar. Dá alguma diferença?

Flws

Anônimo disse...

acho que sei o que o Isra quis diser tipoo quando agenti vai chutar falta apertando o quadrado depois que carregar o tubo aperta o triangulo que ele vai chutar mais forte e colocar por cima da barreira, o que Isra quis diser eh que no caso do Ballack ele tem 95 de potência isso implica que msm se vc chutar do lado do goleiro colocando para cima e apertando Triâgulo ele vai dar uma pancada na bola colocada que dificilmente o goleiro irar agarrar !
Isso tambem funciona com o "X"
apertando "X" ele vai fase a bola ir mais devagar, e mais colocada, só que fika amsi facil do goleiro pegar ^^
eu prefiro apertando triângulo um chupe por cima da barreira com potencia e precisão !!

valew galera !

Isra fiko Show a Analise
Parabéns !

Anônimo disse...

Isra,
Só acho que poderia ser mais completo como a análise da Inter.
Faltaram os esquemas (4-4-2 e 4-3-3) diagramados c/ as posições dos jogadores em campo. O Mourinho tem escala, em muitas partidas, 1 volante, dois "falsos" alas e 1 meia de ligação, o n.º 1 do Zagallo.

Continue c/ o bom trabalho!

Israel-Mendes disse...

É como o amigo ali de cima falou. O Triângulo e o X apertado na hora da falta determinam a força da bola. Aliás, mais um dos fatores que influenciam na força da bola (como apertar para baixo e para cima no direcional em cruz). O Triângulo ela sai um foguete. E no X ela vai mais lenta.

Sobre a análise, ainda virá a Tática, que combina esquemas e possibilidades de formação, movimentação de ataque, defesa, etc. É a próxima.

E aproveitando, já vou postar a enquete para a próxima análise.

Anônimo disse...

fiquei feliz quando entrei e vi a analize do chelsea, mas no final nao tinha a tática, mas como o Isra falou ta por vir, estou na espera,
Como sempre esse blog arrembeta

Parabéns

Abraço

Anônimo disse...

Gostei, Israel. Você representou muito bem as funções táticas dos jogadores do Chelsea. Aliás, os "azuis" são meu time favorito no w11. Eu particularmente jogo no esquema de 4-3-3, que era o sistema tático oficial do Chelsea na temporada passada. Eu só não partilho da sua opinião quanto ao Robben; pra mim ele é o melhor ponta do w11. Muito eficiente na função de ala, e tem facilidade para fugir das marcações. Seu ponto fraco é a finalização, mas ele compensa isso com boas assistências. Uso Shevchenko como centroavante fixo e Joe Cole como ST, se aproximando de "Sheva". Não posso deixar de dizer que é uma heresia colocar Lampard como volante; o rapaz funciona muito melhor como meia ofensivo, embora isso implicaria a saída de Ballack, já que ambos desempenham a mesma função. O fato é que a minha dupla de volantes é formada por Makelele e Essien. Concordo que Makelele é um tanto limitado e compromete nas bolas aéreas, mas um volante com teamwork de 93 pontos é perfeito para formar o alicerce de qualquer meio-campo. Paulo Ferreira é indispensável no meu time, para fazer a contenção pela direita e cobrir as saídas de Joe Cole. É verdade que Cole perde um pouco de apoio no ataque, mas a defesa ganha em consistência. O mesmo não se pode dizer de Ashley Cole: Excelente no apoio a Robben e lampard, mas, devido a tentação de levá-lo sempre ao ataque, ele falha na cobertura dos contra-ataques adversários, deixando um "corredor" para os pontas do outro time. Eu concordo com você que Wright Phillips é um coringa de luxo. É uma opção viável para substituir Robben quando este está cansado, ou apoiar Joe Cole como lateral ofensivo quando o time precisa de resultado. Agora, quando o objetivo é cadenciar o jogo, Geremi e Bridge são boas opções para substituir Ashley ou Essien no meio-campo, (já que este último, como segundo volante, tem o hábito de aparecer no ataque como elemento surpresa, o que nem sempre é bom). Eu não gosto muito do Drogba, ele não está a altura de Shevchenco como CF, e é pouco ágil para um ST. Tem a vantagem de ser mais eficiente que "Sheva" nos cruzamentos e bolas alçadas a área, mas em situações que exigem abilidade para a progressão da jogada, ele não se sai muito bem (pelo menos comigo). De qualquer, vai de cada um escolher o melhor esquema e os jogadores ideais, e sua análise foi muito boa para aqueles que não jogam com Chelsea conhecerem mais o elenco. Aí, já pensou em fazer análises táticas de clubes menores, como a Roma ou Valência? Quem sabe não se descobre coisas boas sobre esses times. Parabéns pelo bom serviço de utilidade pública, (rsss). Até o próximo post.