domingo, setembro 17, 2006

21# ANÁLISE ARSENAL // TÉCNICA

Bom, galera. Há anos que jogo com o Arsenal e, além de ser o time que torço fora do Brasil, é sem dúvida um grande time. Vou fazer uma Análise Técnica e uma Análise Tática. Primeiro a Técnica. Comentários coletivos e depois individuais de cada titular e os principais reservas. Depois ainda destaco alguns reservas de menor expressão, me detendo àqueles que julgo úteis para serem aproveitados durante as partidas. Vambora!

ANÁLISE TÉCNICA

O Arsenal é um time bastante habilidoso. Especialmente na versão WE10 com as últimas mudanças que o time sofreu. Tem um jogador referência na frente, Henry. Um meio campo habilidoso em sua porção mais ofensiva, além de um bom volante.
Os pontos fracos são defesa e plantel. A defesa, na minha opinião continua vulnerável (mesmo com a vinda de Gallas), com a falta de um xerifão estilo Terry, Ferdinand, Cannavaro.
O plantel compromete porque o Arsenal tem um ótimo time titular. Mas em casos de lesões e expulsões, já começam os remanejos e improvisações, alterando o esquema do time. O banco não possui jogadores de primeira linha, tal qual uma Inter, um Chelsea, um Manchester United.
Por outro lado contratações de Gallas, Rosicky e Julio Baptista trouxeram versatilidade ao Arsenal, já que esses jogadores jogam em mais posições além das suas de origem.

Confira agora setor por setor.

DEFESA
Lehmann é apenas um bom goleiro no WE. Ainda não evoluíram ele ao nível de goleiro titular da Seleção da Alemanha, como de fato ele é. Mas é um bom goleiro, sem muitas queixas da minha parte no que diz respeito a falhas em geral. Tem uma valorosa estrelinha em 1 vs 1 Stopper.

O Miolo de Zaga era a grande preocupação dos que jogam com o Arsenal, já que com a saída do Campbell, ficou ainda mais carente.

Toure é ótimo de Power e Stamina, jogador potente, tem ótimo chute. Mas carece de técnica. Pra butinada é ótimo, pra passe de qualidade, fica devendo. Se houvesse outro zagueiro, Toure poderia ser opção para DMF, junto com Gilberto Silva.
Senderos eu acho o melhorzinho dos zagueiros que restaram no time, mas na reserva. O suíço tem somente a altura (1,90) ao seu favor, na minha opinião. Um gráfico muito modesto em Defense pra um zagueiro.
Gallas, não há como negar, mudou a cara da defesa do Arsenal. Muito bom zagueiro (não chega a ser ótimo), dá consistência e referência para o setor. Joga tanto como CB quanto como SB.

Considero o Miolo de Zaga do Arsenal apenas bom.

Os Laterais são pontos de extrema carência no Arsenal. Principalmente com a saída de Ashley Cole. Não me arrisco com Gallas na lateral já que a zaga fica fraca sem ele, somente com Toure. Mesmo assim, os laterais completam a linha de defesa com: Eboue (RSB), Toure (CB), Gallas (CB) e Lauren (LSB).


Lauren é destro mas joga em ambos os lados (Both Sides). É raçudo e muito bom defensor. Costumo jogar com ele na lateral esquerda como titular, deixando Eboue na direita. Meu achado foi colocá-lo de CMF (ele também joga assim). Tem uma estrela em Side Player, mas na minha opinião é muito bom pelo meio, ao lado do Gilberto Silva, quando precisa mudar para um esquema mais defensivo.
Clichy é opção para a lateral esquerda, mas confesso que não simpatizo muito com o Body Balance dele, acho um jogador pouco ágil. Mesmo o gráfico acentuado em Speed não me demonstra isso na prática. Não confio, não recomendo.
Eboue manda bem na lateral direita, tem boa agilidade, mas apenas dá para o gasto. Apóia bem no ataque e não compromete em velocidade. Em catástrofes, pode até ser usado como zagueiro. Em catástrofes.

MEIO-CAMPO
Gilberto Silva é o volante de contenção. Acho muito bom jogador. Mas tem um defeito grave: seu passe. Caso de polícia o passe dele. Não os curtos, mas os de média e longa distância. Você passa com X e parece estar passando com Triângulo. Tsc, tsc, tsc. Tudo bem que volante não tem obrigação com a técnica, mas ele é fogo. Não é um jogador muito rápido, mas não compromete. Tem um gráfico bem balanceado, ideal para a posição que ele joga. Suas estrelinhas em Marking, Covering e Center são seu diferencial.
Rosicky foi uma ótima contratação. Joga de CMF e OMF, sendo polivalente nas funções de marcação e armação. Seu grande problema é a Stamina. Ele é jogador de um tempo só, morre de cansaço já no intervalo. Em especial nas partidas com chuva. A menos que esteja com a setinha vermelha. Mas é habilidoso, driblador e tem um ótimo chute de meia distância. Uma estrelilha em Passe de Primeira faz dele uma ótima arma ali pelo centro do campo, pra deixar um outro jogador na cara do gol, numa jogada rápida.
Fabregas é um jogador e tanto na vida real. Mas essa qualidade toda não chegou ao WE ainda. Cheio de estrelinhas nas habilidades especiais, Fabregas não corresponde tudo aquilo em campo. É um jogador frágil, não muito rápido e de chute fraco. Tem um gráfico muito modesto, mas pelo menos é polivante, jogando de CMF, OMF, SMF. No meu Arsenal ele é reserva.
Julio Baptista comigo disputa/divide posição com Rosicky. Jogo com ele de CMF. Mas confesso que ele demorou a se adaptar no esquema de jogo. Também é CF, mas não gosto da ofensividade dele. Não o acho um matador pra deixar lá na frente. É um jogador lento. Sua força física é seu ponto mais positivo na minha opinião. Outro, é uma estrelinha como batedor de pênaltis.
Hleb no meu Arsenal é o segundo jogador mais importante dentro do esquema. Extremamente habilidoso, rápido e ágil, ganha sempre ótimas notas, ele costura bem, tem ótimo passe, ótima movimentação e chega de elemento surpresa sempre, quando joga de OMF (ele também joga de SMF). Joguei uma Master League no WE9 uma vez com o Arsenal e o Hleb foi o Best Overall Player por 5 temporadas. Sempre como OMF.

Ljungberg é um jogador excelente. Raçudo, ótimo ataque, muito boa velocidade, tem timing de escapadas, força, Stamina e ótimo posicionamento. É polivalente. Diferente do Rosicky, ele agüenta 3 partidas seguidas, com prorrogação, se for preciso! Bom Cooperate: 85. Comigo ele joga aberto, como ala entrando em diagonal, embora também possa jogar de meio-campo. Tem estrela em drible inclusive. E joga como Winger, aberto pelos lados do ataque. Já o improvisei até na lateral, compondo a defesa. Correspondeu, o filho da mãe!

ATAQUE
Adebayor é ame-o ou deixe-o. O togolês não é muito habilidoso. Suas virtudes são a altura, o posicionamento e a proteção da bola com o corpo. É bom cabeceador também. Mas pra jogar com ele, tem que fazer valer esses pontos, senão é melhor deixar o rapaz esquentando o banco. A posição de ST dele eu não uso muito, só a de CF plantadão mesmo. Uma coisa que ele faz muitíssimo bem é receber a bola de costas pro gol matando no peito e virando pra uma finalização.
v. Persie, com a saída do Reyes, virou titular pra mim. Canhoto, driblador e rápido. O gráfico dele diz menos do que ele joga. Mas é cheio de estrelinhas nas habilidades especiais. Destaco Keeping Dribble, Side Player e Passing. Outro ponto ótimo do v. Persie é o seu parâmetro Aggression: 90. Deixa o jogador mais brigador em cada disputa.
Walcott é rápido, ágil e habilidoso. Mas é um jogador só regular. Corresponde bem se for colocado em campo num segundo tempo, por exemplo, mas falta feijão com arroz ainda pra ser titular. Tem uma estrela em Dribbling o que contribui nas suas características. Muito baixinho e frágil, perde nas disputas de Força.
Henry é o próprio Arsenal. O camisa 14 comanda o time, é referência no ataque, um jogador completo na sua posição. O Arsenal é um com ele e outro sem ele. Mas Henry eu comento à parte, num tópico específico.

DESTAQUES PARA:
Flamini é um bom DMF reserva. O bom é que ele é curinga, jogando também como SB, SW, CMF e SMF. Bom pra fazer remanejos nos casos de lesão, expulsão ou setinha cinza pra baixo.
Djourou tem certo uso pois joga de CB, DMF e CMF. Seu gráfico é bem modesto, mas acho ele o melhorzinho dos reservas de terceiro escalão.

17 comentários:

Anônimo disse...

Boaa...
Jogo bastante com o Arsenal, ao contrario de você dexo o Gallas de Lateral, mas isso varia de cada um, mas o que entrega legal e o Lehman, 90% dos jogos acabo substituindo ele huahua!

Israel-Mendes disse...

Pois é, eu usava o Gallas de lateral algumas vezes no Chelsea. E ele mandava bem, mas era um lateral mais defensivo, sem muito apoio no ataque. Sobreo Lehmann, não tenho experiências traumáticas com ele, pra falar a verdade. Pra mim é um goleiro correto. Nada de mais, mas também nada de menos.

Anônimo disse...

É verdade que o Henry está sendo transferido pro Náutico?

Anônimo disse...

E ai amigo. estou aqui de novo, gostei muito da sua análise técnica.

Concordo com tudo que vc disse. O Arsenal é realmente um time muito habilidoso e entrosado, consigo fazer belas jogadas com o conjunto, que naum consigo com outros times.

A zaga é mesmo o ponto fraco, mas naum é um desastre. Acho a zaga boa e só.

E quanto ao plantel, é complicado mesmo. Dependendo quem sofre uma contusão fica complicado.

Eu costumo jogar com dois esquemas com o Arsenal.

3-5-2

Lehmann
Toure - Senderos - Gallas
Gilberto Silva
Hleb - Ljunberg - Julio Baptista
Rosicky
Henry - Adebayor (Van Persie - Walcott)

4-4-2

Lehmann
Toure - Senderos - Gallas - Lauren
Gilberto Silva
Hleb - Ljunberg
Rosicky
Henry - Julio Baptista (Van Persie - Walcott)

Sinceramente, é dificil perder com o Arsenal se o cara aprender a jogar.

Parabéns pelo BLOG, nota 10

abraços

Israel-Mendes disse...

Ahahah. Náutico! Imagina só...

Anônimo disse...

eu vi sua analise tatica e gostei mais uma duvida o lehmann tu disse q um goleiro regular o lehmann so entrega bah o q eu já quaze me matei pro causa da quele goleiro é brinkadeira ele não é nem um pouko parecidu com ele de verdadi( d verdadi ele joga muitu)

Anônimo disse...

yaeee isra!

boa analise q tu feiz!

mais taum falandu ai q u arsenal eh imbativel se souber joga kum ele e num axu nd dissu naum! pra mim u henry eh u time e naum u arsenal!......pra mim um dos melhores times q se tem para jogar eh u barça u chelsea e u real madrid!........q saum times fortes tantu na defesa qnt nu atake.........a diferença deles saum a levesa desses times u arsenal eh um time mtu pesadu........e nesse we time pesadu pena um poku sobre us habilidosus komo robben robinho messi gaucho entre outrus desses times!
mais tah ai boa avaliaçaum esperu q tenha d otrus times e us tuto eim....! num desist deles naum...heuheuheueu!
flw brother!

Anônimo disse...

Velho eh u seguinte, descobri esse blog atravez de um amigo, ele me disse que aki tinha varios tutoriais de jogadores, e tinha uma atualização completa dos times e taus.
entrei no blog achei muito bem feito esse dudu cearence, mais ai cumeço cum papo de micro espaços, e falando que u arcenal eh bom e tal.
cade us TUTORIAS, entro todo dia pensando que vai ter novos jogadores e nada, faz mais tutoriais velho, pede pra galera te ajudar tb, agente faz alguns e te manda os melhores tu posta, não me leve a mau, isso eh uma critica contrutiva!!!

valeu e espero que esse comentario tenha sido util.

Anônimo disse...

eh verdade israel ,tenho que concordar com o amigo anônimo aqui em cima ... não em tudo é claro ...acho as matérias sobre micro espaços legal ...entendo que n da pra botar soh tutoriais pq eles demoram a serem feitos ...agor a...quanto a atualização dos time ...eu elogie a tabela de transferencias que vocÊ fez ..masi esta muito incompleta ... gostaria que você fizesse uma tabela toda completa para o winning ficar todo certinho ...da pra priorizar isso?ia c daora
na minha opinião as prioridades são

-tabelas de transferencia
-jogadores da nova seleção brasileira
-jogadores de classe como ribery,pelé,maradona

bom na minha opinião essa deveria ser a ordem

abraços

Israel-Mendes disse...

Que isso, cara! Pode criticar também. Opiniões são válidas e o espaço, no final das contas, é pra quem gosta de WE.

Só pra explicar como funciona o blog: tenho um foco, que é tratar o WE como um simulador de futebol. E isso sob a minha visão pessoal do jogo. O que não necessariamente é uma verdade. Mas pra efeito de foco, é esse o caminho que eu vou ir seguindo.

Mesmo assim procuro mesclar entretenimento com assuntos mais sérios do WE. Como os conceitos iniciais que coloquei. (faz 15 dias que o Blog existe...)

Os Tutoriais são uma das coisas que você vai encontrar aqui. Na freqüência de mais ou menos 2 por semana. Só pra registro geral: quando eu faço um Tutorial de um jogador levo em torno de 1 hora. Isso só o Appearance. Fora as habilidades, quando o jogador não existe, texto descritivo, fotos, etc.

Então, os Tutoriais vão vir mais. Sou só eu que atualizo o blog, e às vezes realmente não dá tempo. Tô com uma lista de jogadores pra fazer. Os próximos são o Rogério Ceni e o Jorge Wagner. Ainda essa semana vão estar aqui.

E sobre o Arsenal, pô, como é que você não acha o Arsenal um baita time, rapaz! Só falta você me dizer que o Henry é ruim também... Um Arsenal bem azeitado dá um baile em muito Chelsea, Inter e Barcelona hein! rsrsrs.

Brincadeira, cara. Fica à vontade aí no Blog. O conteúdo é pra todos. E eu vou tentar sempre fazer o melhor.

Abração...

Anônimo disse...

Ae Isra! Tava viajando, dae cheguei aqui em casa e teu blog cheio de novidades! Que maravilha... Só li a matéria do Arsenal ainda... vou ler tudo amanha ^^ Tá muito legal xD
Sem falar que tá tudo muito bem escrito hehe
Parabens... E tava vendo ae os comentarios... vai ser legal o tutoial do RC hein?
Flw!

Anônimo disse...

legal israel ...Rogerio é meu golero de coração afinal né so tricolor ....mas vocÊ acabou não me respondendo ,você vai fazer a lista completa de transferencia ?pq a que você colocou ai no blog n ta completa
di resto o blog ta irado ,e to esperando pelo RC

"puta queo pariu ,é o melhor goleiro do brasil ...ROGÉRIO!!!!!!!"

abraço

Israel-Mendes disse...

Legal aí, galera. Agora a coisa tá crescendo, o pessoal tá participando a mil e tô tendo que me organizar melhor pra dar conta.

Mas na boa, essa era a intenção mesmo, o WE-NNERS não é um cara falando pra outros. É todo mundo falando e contribuindo com conteúdo pra todo mundo.

Esse feriadinho atualizo mais coisas. Hoje ainda vou colocar o Tutorial do Rogério Ceni, que iniciei ontem.

Fiquem ligados...

Israel-Mendes disse...

Fala, Markito. Já tô vendo a lista de transferências. Pra falar a verdade, já comecei a pedir ajuda pra uns maigos que tão acompanhando de perto o andamento do Blog. E um deles vai fazer conseguir essa lista pra mim. Divisão de tarefas...

abração. Fica ligado que o Ceni vem hoje ainda...

Anônimo disse...

de parabens mano!!! muito loco o blog, coloca mais tutorial pra face dos jogadores, preciso pro corinhtians!!!!!
pz homie!!!

Israel-Mendes disse...

Pode deixar. O Carlos Alberto é um que vou fazer.

Anônimo disse...

bem loko o blog e a analise, soh tah faltanu o tutorial do melhor golero do mundo, são marcos....ah...discordo do otro q flo q o arsenal eh soh o henry, eh dificil mas dah pra joga sem ele, o utimo q flo isso tomo de 3 de mim haha flww