quinta-feira, janeiro 11, 2007

ENTREVISTA PSWORLD COM O DIVX.GAMES DOS BRAZUKAS

E aí, galera. Navegando na web encontrei essa entrevista no site PSWorld com um dos caras do Brazukas, que comentei num post anterior. Achei muito legal, dêem uma conferida, se não viram ainda.


PSWorld conversa com os criadores do patch que transforma o Winning Eleven no Campeonato Brasileiro

Aqui no Brasil o futebol é uma paixão tão grande que se estende a outros meios de entretenimento. Nos videogames, Winning Eleven virou unanimidade entre os jogadores que também curtem o esporte bretão. O único contra do jogo é a falta mais clubes Brasileiros. Mesmo com grandes conquistas, como os dois últimos campeonatos mundiais interclubes, os representantes de nosso país são esquecidos de forma inexplicável pela Konami.

Cansados de esperar um reconhecimento para o nosso futebol regional, alguns fãs mais curiosos de WE se juntaram e descobriram que não era difícil modificar os parâmetros do jogo, como gráficos, sons e o banco de dados de atletas. Assim nasceram os patches, arquivos que incluem ao jogo novos uniformes, nomes, narração e muitas outras características.

No Brasil, a cena da modificação de Winning Eleven começou ainda no PSone com o lançamento de um patch que simulava o campeonato Brasileiro, algo inédito até então.

Seguindo a evolução do game em com suas versões para PlayStation 2, os patches também progrediram, chegando ao seu ápice com o Brazukas, versão modificada de WE 10 que trás tudo o que um brasileiro fanático por futebol espera: narração e menus em português e os melhores clubes da atualidade (com seus merecidos fardamentos oficiais), são apenas algumas das qualidades desse trabalho feito pelo Grupo Brazukas, formado por nove integrantes: Hip Hop, Gamarra, Fabio10we, Balawe, Jbdf, Idelvan, Kdo, Bam e Divx.Games.

Nossa entrevista foi feita com o Divx.Games. Ele nos atendeu gentilmente, teve paciência para responder todas as perguntas e também deu dicas preciosas para quem também planeja criar um patch próprio. Está esperado o que pra ler?


PSWorld: Quando você descobriu o game Winning Eleven?
Divx.Games: Descobri no PSone, mas fui me aprofundar mesmo no jogo e ficar amarrado no Winning Eleven 5 Final Evolution, do PS2

PSW: Quando começou a jogar versões modificadas? Você se lembra da primeira que experimentou?
D.G: Bem, na época que comecei a jogar, a cena de modificação ainda era precária, já que não existiam ferramentas para modificar os gráficos do jogo. Uma revolução nessa área foi o BR2002, feito em cima do J-League Winning Eleven 6. Ele foi construído pelo pessoal do WE-NG, grupo com pessoas de vários países incluindo representantes brasileiros como Honomi & Unreal. Foi esse o patch que me despertou a curiosidade para começar a fuçar nos jogos.

PSW: Qual foi o seu primeiro trabalho na área de patches?
D.G: O primeiro foi em cima do WE6 FE para PS2. Ele tinha o título de Super Campeões

PSW: Quais as características dele? Foi bem recebido pelos jogadores?
D.G: Não! [risos]. Como todo inicio de trabalho deixei muito a desejar com esse projeto. Surgiram muitas críticas, mas graças a elas consegui me superar tanto na parte técnica do patch, como adaptar alguns programas para poder melhorar o trabalho.

PSW: Depois do Super Campeões houve outros projetos?
D.G: Sim. Depois dele vieram alguns com grande evolução. Foram muitos: Mundial de Clubes (feito no WE 7 i), Brazukas Lite (feito no WE 8), Brazukas Lite (feito no PES 4), CBF vs UEFA (feito no WE 8 L), BR2006 (feito no WE 9), Brazukas Lite 1.0 (feito no WE 10) Brazukas 2.0 Sulamericano 2006 (WE 10), Brazukas 3.0 BR2006 (WE 10) e, o último, Brazukas 4.0 Mundial de Clubes (WE 10). Todos eles foram bem aceitos.

PSW: Desde o seu primeiro patch, sua única preocupação era criar um game com times brasileiros?
D.G: Sim, pois eu acho que a Konami não dá muito valor para os times do nosso país

PSW: Qual dos seus patches lhe deu mais trabalho?
D.G: Sem duvidas foram os patches feitos para o Winning Eleven 10. A Konami retirou os slot para poder colocar os uniformes oficiais dos times. Tive que me especializar nos programas hexadecimais para poder achar as fonte dos ID dos uniformes e poder relincar a modificação. Tive que pegar time sem expressão do futebol mundial e colocar para os grandes times sem uniformes reais, como Manchester United, Liverpool, e algumas seleções também, como a Francesa, Alemã, Brasileira e Mexicana.

PSW: Conte mais sobre o aspecto técnico de um patch. O que é preciso saber para modificar o jogo?
D.G: No site do Brazukas (www.webrazukas.com.br), principalmente no fórum, colocamos alguns tutorial para o pessoal mexer no WE e aplicar os patches lançados. Aqui no Brasil, infelizmente, só eu trabalho com um programa chamado de Hexdecimal. Com ele posso alterar qualquer versão, mas tem que ter muita paciência no início, pois o programa é muito complicado. Mas, depois que vai aprendendo é muito bom. Ele é mais usado para a parte da database dos jogadores. Para a parte gráfica já existe programas como DKZ, que tira e coloca arquivos gráficos para o jogo. Só para você ter uma idéia, a maioria das imagens do WE são bitmaps de 256 cores.

PSW: Quanto tempo você levou para dominar esses programas?
D.G: Os que cuidam da parte gráfica, acho que desde do tempo que foi lançado, em 2003. Já o Hexdecimal estou até hoje aprendendo, já que ele pode ser usado em qualquer versão do WE. A maioria das ferramentas sempre ganha novas versões quando um novo jogo de futebol da Konami é lançado, portanto, sempre é preciso estar antenado às novidades.

PSW: Qual a sua dica para quem quer começar a fazer patches iguais a seu?
D.G: Antes de tudo, ler os tutorias nos fórum dedicados ao Winning Eleven, como o do site W11 (www.w11.com.br) ou no próprio site do Brazukas (www.webrazukas.com.br/forum). Conseguindo as dicas, basta definir uma estratégia. Por exemplo: começa trocando as imagens dos patches, depois se aprofunda na modificação dos sons e depois pega pesado na database dos jogadores. O importante é fazer por prazer.

PSW: Você já viu o Brazukas sendo vendido em barraquinhas de DVDs piratas?
D.G: Sim, e muitos! Em época de lançamento os fórum do Brazukas e do W11, onde anuncio o patch, chega a sair do ar pela quantidade de usuários on-line. A decepção vem quando vemos no dia seguinte, nos centros das grandes cidade do Brasil, nosso trabalho sendo vendido sem nossa autorização. Por isso que fazemos tutoriais cada vez explicativos para que os amantes de Winning Eleven possam aplicar e criar seu próprio patch e não precise ir a camelôs comprar.

PSW: Bem, vamos falar do Brazukas. A versão 4.0 foi lançada recentemente. Quais as maiores novidades dele?
D.G: Sem dúvida são os times do Campeonato Brasileiro de 2006. Todos com escalações atualizadas, uniformes oficiais, gritos de torcidas brasileiras, menus e narração em português e estádios reais.

PSW: Já existe um trabalho sendo feito para o Brazukas 5?
D.G: Sim, e ele está sendo feito para o para PES 6. Já estamos com 30 times brasileiros feitos especialmente para ele. Outro projeto da nossa equipe é um grande patch para J-League WE 10, que, na minha opinião, é a melhor versão tanto para jogar como para fazer um Brasileirão 2007. O nome provisório dele é Intercontinental, e você poderá jogar em um único patch o Campeonato Brasileiro de 2007 e a Taça Libertadores da América sem bagunçar o jogo. Quem gosta de jogar a Master League com times europeus também poderá ficar despreocupado. Só estamos esperando as transferências do futebol mundial, que costumam ser finalizadas no final de Janeiro, para começar a fazê-lo.

PSW: O que você espera dos próximos jogos da série WE?
D.G: É difícil comentar sobre isso, pois eu já acho os atuais jogos muito bons. Na verdade, espero que os jogos fiquem mais bonitos no PS3 e Xbox 360, no final de 2007. Antes disso, vamos aproveitar a versão evoluída do PES 6, o WE 2007, que deve vir cheio de novidades. A Konami é mestre e nunca desaponta seus fãs. Já estou com os meus dedos coçando poder jogá-los e já dar uma modificada de leve! [risos]

Visite o site www.webrazukas.com.br para mais detalhes dos patches

12 comentários:

Rached disse...

bah to louko para poder jogar esse brazukas 5 ai q vai ser de pes 6...

vlw

Anônimo disse...

se o kra do brazukas fica bolado de ver seu trbalho sendo vendido em câmelo imagina os kras da konami!

Vinicius A. dos Santos disse...

Morcego:
tipo, eles disseram estar faznd um patch brazukas 5 para pes6
mas jah tem no site da konami o we 11
axo ki eles deveriam dexar de lado desde jah o we 10, dexando apenas os patchs existentes, qnd tiverem em mãos we 11 se preoculpar melhor c ele, e caprichar, jah que eh o ultimo we p ps2

Anônimo disse...

Yaeee isra!

dexa eu fala um negocio.....naum desmerecendo a equipe ai do brazukas mais jogue o novo we q saiu J LEAGUE EUROPE 06/07 eh d mais meu!!!ate a jogabilidade mudo...naum tah mais tanto correria....tah mais cadenciado valorizando o toque d bola como na vida real!
eh mtu loco!u uniku probleminha e q eh meiu grande u problema eh q eh todinho em japoneis!!! mais pra qm nao konsegue espera u otimo trabalho da equipe do brazukas joga em japa msm....heuheuehueu!

to esperandu u patch jah!!!!

flw!

Unknown disse...

esses brazukas sao um lixo!! os caras simplesmente nao tem criterio nenhum, fazendo jogadores brasileiros de times brasileiros, como o rafael sobis melhor q o schevthencko, lugano melhor q o nesta! RIDICULO!! times brasileiros muito ruins como flamengo fluminense botafogo acabam ficando do nivel de bayern, villareal, atl de madri...

Anônimo disse...

oie eu sou fã do brazukas porém eu naum tenho play 2 ou seja naum axo patch para pc e eu naum estou conseguindo me cadastrar se alguem puder me enviar seu usuario e senha agradeceria ou se for o caso me enviar os links pelo meu e-mail .brigaduuuuu flwww

matheus_mega_nfs@hotmail.com

Anônimo disse...

em parte, o gugamumu tem razão: os brazukas "apelam" muito nas habilidades dos jogadores brasileiros.
ex: no brazukas 3.0 br2006, o arouca (Fluminense) é muito melhor do que volantes como Xavi, Pirlo, Vieira, Gilberto Silva... aliás, o Arouca tem nesse patch habilidades de atacante matador (como o Ronaldo, Van Nistelrooy, Drogba, Shevchenko...)!!!
E o Tuta?? Meu Deus, o Tuta é bom e corre (velocidade 84, eu acho)!!!! isso é o cúmulo!!!
Apesar disso, o patch é muito foda! aconselho a jogar...

Anônimo disse...

Eu gostaria muito de saber qual o nome da musica e da banda que toca na apresentação do jogo logo no começo, é um homem e uma mulher que cantam, quem souber diz ai pra mim, obrigado.

Anônimo disse...

urgente!!!!!!!! queria que esta mensagem chegasse aos kras do brazukas, bem, as modificaçoes que voces fazem e demais, apenas tenho um desafio pra voces: sera que voces consequiriam modificar os arcos das traves dos estadios brasileiros? porque veja so como e o maracana, o arco da trave deixa a rede toda caidinha e na vila belmiro, no serra dourada tambem,e nos que voces modificaram o estadio o arco ficou no estilo europeu. tai um grande desafio que faço a voces se conseguirem vai ser demais!!!!!!!!!! valeu por favor façam esta msn chegar aos caras. valeu.

KZONA VIRTUAL disse...

E ai galera eu tenho um Blog onde realizamos a Taça Kzona, um campeonato virtual do ps2 e atualmente jogamos um Winning Eleven 15 versão 2007/2008 será que alguém sabe onde eu posso encontrar ou conseguir o mesmo jogo mas atualizado para dar sequencia no campeonato?Valeu pela atenção
meu blog é www.kzonavirtual.blogspot.com

Anônimo disse...

o site deles não funciona...
eu sei que estou postando comentário tarde de mais mais eu preciso deles...

O melhor dos blogs disse...

que merda de blog!!!!
entra la pra ver o que é blog...
http://www.baixaquilogo.blogspot.com
vai la... vcs nao vao se arrepender!
:D