sexta-feira, janeiro 19, 2007

DESVENDANDO O ANALÓGICO 1

Bora lá galera, falar sobre o tal controle analógico.

Em primeiro lugar vamos ver quais as funções do analógico, antes de sair falando. Bom, têm aquelas mais pops como as de drible, que são os giros 360º e as levantadinhas de bola, apertando Para Baixo e Para Cima em seqüência. Lembrando que com o jogador parado, ou caminhando bem devagar (R2 apertado) ele levanta mais a bola, podendo dar plásticos e humilhantes chapéus/lençóis nos adversários mais afoitos. Além disso ele tem umas funções mais loucas, de passe e dribles laterais, mas que não servem para muita coisa.

Mas a grande jogada do Analógico são os passes e lançamentos. Em primeiro lugar, realmente é muito difícil jogar com o Analógico. Eu jogo há uns 2 anos, que foi quando descobri, no WE8. Horrível no início, depois me acostumei um pouco, e agora só uso em situações bem específicas.

Mas antes, relembremos:

- Analógico (R3) toca a bola rasteira na direção apertada.

- Analógico (R3) + L1 toca a bola pelo alto na direção apertada.

- Analógico (R3) + L1 + R2 toca a bola pelo alto e sem peso na direção apertada. Ela viaja mais e demora a cair.


Além desses três comandos básicos, existe ainda um controle de força, afinal o Analógico "carrega" antes de passar ou lançar.

A lógica é a seguinte: o analógico não é um passe programado pela máquina. Ele é 100% aleatório. Lembram do princípio da Aleatoriedade? Aqui é um dos pontos que ele vale muito.

Quando você passa com o X, o passe sai no pé. Quando usa o triângulo, sai mais adiantado. Só por aí, se formos pensar, já dá pra sacar que existe uma espécie de programação para cada tipo de passe, envolvendo tanto a bola quanto o jogador. Afinal se o passe é no pé, é no pé do jogador. Então é sinal de que a bola age em conjunto ou em relação ao posicionamento do jogador.

Daí pense assim: se a bola age em relação ao seu jogador, e o seu jogador muitas vezes fica marcado por um adversário, muito provavelmente os passes tradicionais também são previsíveis ou marcáveis pelos adversários.

Já o analógico, ninguém espera. Nem o seu jogador, nem o jogador adversário. O único que pode prever um passe ou lançamento analógico é a pessoa que está jogando, ou seja, você.

Outra comparação que é interessante de fazer entre os dois tipos de passes é a seguinte: quando você passa normalmente, usando X ou Triângulo, a bola procura o seu jogador. Agora quando você passa analogicamente, é o seu jogador que terá que ir atrás da bola. Ela simplesmente rola livre de nenhum caminho pré-definido, deixando o jogo totalmente solto.

O uso do Analógico envolve também muitas vezes o uso do Supercancel (R1 + R2), para descolar o seu jogador da jogabilidade pré-definida pela máquina e atalhar para dominar antes do adversário.

Bom, essa primeira parte do assunto Analógico é mais teórica. Mas na seqüência quero ver se posto alguns vídeos de jogadas feitas com o Analógico, para vocês sentirem a diferença na prática.

Dica: jogar com o analógico exige uma fina sintonia com o radar de jogo, pois é ali que se antevê a geografia de cada jogada, para aí sim passar ou lançar.

Experimentem, é no mínimo engraçado! No início é muito esquisito, mas depois você acostuma um pouco mais. Mesmo assim tem gente que não gosta de usar até hoje, amigos que eu falei, tentaram e odiaram. requer uma certa dose de coordenação extra hehehehe.

6 comentários:

Xandão disse...

Ahhh legal Israel!! =D
Tô começando a sacar o lance do analógico R3... Mas perae, preu fazer um passe rasteio com ele, é só eu apertá-lo?
grd abraço

Israel-Mendes disse...

Apertar e direcionar. O esquisito é exatamente isso, tem que fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas tenta aí que flui.

Anônimo disse...

Ae Israel sem palavras!!!!!
muito boa matéria, mas eu tenho uma pergunta!!!
para movimentar o jogador, vc utiliza o digital ou o analogico, vc acha tambem que no analogico é melhor pra fazer algumas coisas ou é questão de costume da pessoa????
Eu jogo no digital!!!
pzout

Israel-Mendes disse...

Não se joga o tempo inteiro com o analógico. Passes normais ainda são bem mais freqüentes com os controles normais. O analógico é muito útil pra quebrar as pernas do adversário, desmontar um esquema com um passe que a defesa não consegue acompanhar, tipo lançamentos em profundidade e viradas de jogo.

Anônimo disse...

e ai israel
finalmente eu comecei a enteder o R3
tentei jogar um poco, achei mto util em alguns momentos e achei mto dificil tbm

Anônimo disse...

Israel, queria teu e-mail para poder tirar umas dúvidas quanto a esquema táticos e outros tópicos. Valeu e parabéns pelos comentários