segunda-feira, julho 30, 2007

WORLD FIFA CUP 2007


Achei essa notícia no Link, do Estadão. Bem legal a reportagem do Gustavo Miller e o envolvimento da galera toda!


30/07/2007
Brazukas Team Grupo de internautas que cria 'versões brasileiras' do game 'Winning Eleven' ('Pro Evolution Soccer')
'Winning Eleven' com jeitinho brasileiro.

Jornalista de tecnologia que se preza precisa fazer, de vez em quando, uma visitinha à Santa Ifigênia, rua de São Paulo que reúne grande número de lojas especializadas. Sabe como é, ficar por dentro das novidades, bater um papo com os vendedores. Da última vez que esse repórter esteve por lá, algo curioso aconteceu: em quase todas as lojas que vendiam games “alternativos” haviam TVs passando jogos de futebol.

Era São Paulo contra Palmeiras de um lado; Flamengo e Vasco, do outro. Todas os televisores estavam sintonizadas na Band Sports, e Éder Luiz narrava os confrontos.

Mas peraí: não existe jogo de futebol nas tardes de terça-feira, e como Éder, que na verdade é da TV Record, podia narrar vários jogos ao mesmo tempo? Com a resposta, um dos vendedores.

“É o último game feito pelo Brazukas, desta vez eles se superaram. Vai levar?” Levei (Ei! Não confundam pirataria com curiosidade jornalística, por favor).

O game era realmente impressionante. Os 20 clubes brasileiros da série A estavam lá, com uniformes iguaizinhos aos da vida real e as torcidas gritando os mesmos hinos que ouvimos nos estádios . E o que dizer dos jogadores? Parecidíssimos, seja na aparência ou no jeito de chutar uma bola ou dar um drible.

“O jogo oficial não tem graça de jogar”, diz Erivan José, de 32 anos, o DivX. Ele é o chefão do Brazukas Team, um grupo de internautas que cria, por pura paixão ao videogame e ao futebol, “patchs” para o jogo Winning Eleven.

Patchs são modificações, espécies de remendos de jogos originais. No caso do WE, o patch do Brazukas inclui clubes brasileiros, o que não há na versão original do jogo.

DivX cria patchs do game desde o começo do século. Em 2002, ele criou o Brazukas após uma tentativa frustrada de reunir os grupos de edição Wenomine (www.wenomine.com.br) e W11. Daí, ao lado de José Bezerra (JBDF), de 26 anos, reuniu os melhores membros de cada equipe e criou o Brazukas.

Desde então foram lançados 12 patchs. Todos são lançados no fórum do grupo, o www.webrazukas.com.br, onde o internauta deve baixar o arquivo e gravar em um disco. No site e no próprio jogo não faltam avisos para que o pessoal baixe o game gratuitamente e não o compre nos piratões.

“Somos contra a pirataria. Quando um patch é lançado, a gente ensina a baixá-lo e depois a gravar no CD”, diz DivX. “Mas eu sei que tem muita gente que age com má fé. 30, 40 % dos usuários do fórum são lojistas que vendem o jogo depois”, diz.

Cada patch para PlayStation 2 ou PC demora cerca de dois meses para ficar pronto. Nesse ano eles prometem uma versão para Xbox 360.

DivX é o editor e cuida da montagem. Ele trabalha com um programa desenvolvido por programadores de outros países que serve justamente para editar o WE. Ele roda o game no micro e, com esse software, acessa todos os arquivos do jogo, separando-os um por um.

Cada parte fica aos cuidados de um membro da equipe. O curitibano Idelvan, de 19 anos, é designer e faz o fundo de tela do jogo. O campineiro Edvaldo, de 28 anos, cuida da narração. Para a versão Brazilian Champions League, que o repórter jogou, ele gravou vários jogos com a participação do narrador Éder Luiz.

Seu trabalho é dureza, pois precisa limpar o áudio e saber inseri-lo em certos momentos do jogo. Exemplo: se o goleiro defende uma bola e a joga para o escanteio, Edvaldo precisa inserir uma fala do locutor que reproduza fielmente essa ação.

“Ao todo são 3.500 falas e costumo levar um mês para terminar minha parte”, diz o rapaz, que considera Galvão Bueno como o pior narrador para se trabalhar. “Ele é repetitivo demais”, ri.

Os adolescentes paulistanos Rafael e Felipe colocam a face dos jogadores. Eles recortam os rostos dos atletas, em jornais, revistas ou sites, editam as imagens com Photoshop e as aplicam no jogo. Já o carioca Rômulo Costa, de 19 anos, cuida da base de dados: a qualificação dos jogadores, atribuindo valores para suas habilidades.

Sua tarefa é a que mais provoca chiadeira. “Tem sempre alguém que diz que eu favoreci tal jogador ou piorei tal time”, ri.

Há ainda responsáveis por disponibilizar os arquivos na web e mexer nos uniformes.

INTERNAUTAS ATIVOS
O trabalho do Brazukas é bem avaliado e faz sucesso na web porque o nível de qualidade é similar ao original. E eles são detalhistas ao extremo... “Se o Palmeiras lançou uma camisa nova, quero jogar com ela no dia seguinte. Se meu time contratou um jogador novo, quero contar com ele amanhã”, diz DivX.

Outro detalhe legal é que pessoas fora do grupo também participam da criação. Rômulo, de 14 anos, é o moderador da comunidade da equipe no Orkut, espaço que reúne pitacos que vão desde sugestões de músicas a erros nas versões anteriores.

Os internautas também fazem as capas dos jogos e contribuem com algo muito importante: os gritos das torcidas.

Apesar do Brazukas ser um grupo com 12 pessoas, não há ninguém da equipe que more em Recife (PE) para gravar o áudio da torcida do Sport, por exemplo. Quando eles não conseguem uma gravação com as torcidas uniformizadas, o jeito é pedir para que algum torcedor faça o serviço, o que sempre acontece.

Eles dizem ter toda essa dedicação porque sabem que o jogo original dificilmente incluirá os clubes brasileiros. “O foco da Konami (que produz o game) é a Europa”, diz DivX. Ele também não entra na onda quando alguém diz que o grupo deveria ser contratado pela Konami. “Eles têm os melhores editores. O que a gente faz é bolar um jeito de melhorar o jogo para o torcedor brasileiro”, continua.

JBDF concorda, e resume o espírito do grupo. “O mercado de games esquece nosso País. Nosso trabalho é uma forma que encontramos, com o nosso jeitinho brasileiro, de driblar esse esquecimento. Não há nada melhor do que poder jogar o melhor simulador de futebol do mundo com o seu time do coração”, completa

4 comentários:

Anônimo disse...

preguiça de ler

Vinicius A. dos Santos disse...

cara
eu n sei se vc conhece
mas existe uma comunidade
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4340271
Winning Eleven Pro Evolution Soccer Vídeos

lah os usuarios colocam videos ki eles gravam e upam no youtube, podem ser lances bonitos, ou colâneas c gols e tal

lah tmb organizamos campeonatos de wepes2007 online
eh muito legal
se n for algo digno de uma materia
pelo menos da uma olhada lah :P

Vinny disse...

grande isra!!!

blza cara???

pow bixo... queria pegar algum tipo de contato contigo (msn, google talk e-mail ou coisa do tipo) pra te pedir uns toques, dicas etc sobre a criação de faces... queria ver como tu consegue fazer tão perfeitamente... eh q gosto de passar o tempo editando meu WE, principalmente no que tange o futebol brasileiro. Olho as fotos dos caras na net e vou lah tentar editar, mas eu to mto 'virgem' ainda... se tu me passar umas manhas, e ficarem legais eu até te passo um pacotão com os jogadores brasileiros mais famosos pra tu colocar no we-nners (se ficarem suficientemente bons, claro!).


bom, fico no aguardo da resposta

Vinny

MSN:
vinicius_direito@hotmail.com

Xandão disse...

Rapaiz, olha os paths são legais. Mas a unica coisa que eu realmente acho uma merda, mes desculpem a palavra mas não seria mais sincero, são as habilidades absurdas dos jogadores e a narração. Essas narrações em portugues q merda são tbm...
Porra, os jogadores são todos bons, o q eh uma grd mentira. Q o q tem de cara ruim jogando por aki... E a narração com os comentários do Net? oO Pela madruga, moh merda. Prefiro a narração original do game...
Fora essas duas questões, o restante é 10!
Sei q a maioria discorda de mim, são minhas opniões apenas. Grd abraço