domingo, outubro 15, 2006

41# ANÁLISE TÉCNICA // INTERNAZIONALE

E aí, galera. Chega aqui então a primeira parte da Análise WE-NNERS da Internazionale. Vamos falar sobre a qualidade técnica do time, que diga-se de passagem, é riquíssima. No mesmo esquema da análise passada, comentários coletivos e depois individuais. Primeiro os titulares e depois os reservas, se é que dá pra chamar o banco da Inter de reserva. Vem comigo!

INTERNAZIONALE // PLANTEL

GOLEIROS
79 - Carini
12 - Júlio César
22 - Orlandoni
1 - Toldo

DEFENSORES
77 - Andreoli
16 - Burdisso
17 - Coco
2 - Cordoba
11 - Grosso
13 - Maicon
23 - Materazzi
25 - Samuel
4 - Zanetti

MEIO-CAMPISTAS
19 - Cambiasso
15 - Dacourt
91 - Gonzales
7 - Figo
6 - Maxwell
21 - Solari
5 - Stankovic
14 - Vieira

ATACANTES
10 - Adriano
99 - Choutos
18 - Crespo
9 - Cruz
8 - Ibrahimovic
20 - Recoba

ANÁLISE TÉCNICA
Falar da Inter é falar de um time completíssimo, uma equipe que alia muito bem força e velocidade. Jogadores altos, fortes, com bom passe, poder de marcação excelente, arrancada e ótima proteção de bola. Jogo aéreo e jogadas pelos flancos são um ponto diferencial da Inter. Dois laterais que apóiam muito, uma dupla de volantes de qualidade ímpar tanto para as coberturas como para o apoio, atacantes com extrema precisão nas conclusões e ofensividade aguda. Quando a Inter joga com força total, o adversário que se cuide. Porque se você fizer o tema de casa direitinho, o placar certamente acabará em pizza.

Como ponto fraco, ainda que a contragosto, eu ressaltaria a escassês de dribladores nas funções de armação. Figo + Recoba = 90 minutos. Do tipo que que cada um joga um tempo, com setinha normal (verde). Ibrahimovic é o outro grande driblador, mas como ele joga mais à frente, não me arriscaria a dizer que sobra criatividade na sua meia cancha. Seus drilbes aparecem melhor no mano-a-mano com os zagueiros mesmo.

REFORÇOS
Depois do esfacelamento da Juve com o escândalo que houve no futebol italiano, a Inter soube se aproveitar. Pra completar, fez uma série de contratações que reforçaram ainda mais o time para essa temporada.

Carini (emprestado para o Cagliari) retorna para compor o plantel de goleiros.

Adriano agora disputa posição com outros 2 craques: Crespo (ex-Chelsea) e Ibrahimovic (ex-Juventus), além do argentino Julio Cruz.

Grosso (ex-Palermo) chega para reforçar a lateral esquerda. E chega em tempo, diga-se de passagem, já que essa era a única posição que não tinha um representante à altura. Favalli não era uma Brastemp.

O idolatrado Vieira (ex-Juve) chegou para dividir o meio-campo com Cambiasso, formando uma das melhores duplas de volantes do Winning Eleven. Dacourt também foi um bom reforço vindo da Roma, compondo uma boa reserva. Maxwell (ex-Empoli) também tem um bom gráfico, sendo uma ótima alternativa para LSB.


Confira agora setor por setor.


Com vocês: a máquina chamada Internazionale.

DEFESA
Júlio César é o titular que o jogo nos oferece na formação original. Seguindo o gráfico, temos um goleiro apenas normal. Nas Special Abillities, encontramos uma estrela marcando Penalty Stopper. Seu parâmetro de Jump 80 é um bom número, o que apresenta uma boa média com seus 1,86m de altura. Um Miolo de Zaga bastante consistente com Samuel e Córdoba (ou Materazzi).

Samuel é ótimo zagueiro. Xerifão, o argentino manda muito bem na entrada da área. Tem um gráfico generoso nos parâmetros que um bom zagueiro pede. 93 de Defense e 90 de Balance. Na disputa por terra com os atacantes, ele se vira bem. Seu Jump e Header são 87 e 86 respectivamente. Pelo alto, Samuel também briga bem. Seus 1,82m não comprometem. Nas Special Abillities, estrelas em Marking, Covering e Defense Line tornam Samuel um zagueiro extremamente confiável.

Córdoba é o zagueiro mais rápido do Winning Eleven. 90 de Max Speed e 96 de Acceleration. É baixinho, apenas 1,73m. Por outro lado, tem 99 de Jump. Parado ele sofre um pouco mais nas disputas aéreas, mas quando vem correndo com impulsão vai lá no terceiro andar. É versátil para o setor defensivo, pois joga também de SB (Both Sides). Estrelas em Marking e Defense Line, ou seja, ao lado de Samuel, vale fazer linha de impedimento.

LATERAIS

Com a Inter, você pode e deve abusar dos Laterais. J. Zanetti pela direita e Grosso pela esquerda dão um baile no time adversário. Correm o campo inteiro e agüentam o tranco. O Grosso, tudo bem, nem tanto assim. Mas o Zanetti vai embora.

Zanetti é Ala Direito de origem, SB, CMF e SMF (Both Sides). Um jogadoraço, pra lá de coringa, com ótimos parâmetros para a função. Há quem o ache o melhor lateral direito do W11. Não o acho o melhor, mas com certeza está entre os 3 melhores. Tem bom Balance (86), ótima Stamina (93) um parâmetro valoroso de estabilidade (8), que não o torna tão vulnerável à loteira das setinhas. Seu Cooperate 85 também faz ele ter ótimo entendimento nas trocas de passe e combinações de ataque entre seus companheiros de equipe. Vale ressaltar ainda a raça argentina e a braçadeira de capitão do rapaz. Nas Special Abillities: Dribbling, Outside e Marking. É gente, o cara realmente é muito bom!

Grosso chegou do Palermo, é ala esquerdo de origem, mas joga como LSB e SMF pela esquerda (somente Left Side). É alto (1,90m), bom para parar a primeira bola dos escanteios na direita do ataque adversário. E vai ficando por aí, como um jogador médio, correto. Seu grande diferencial acaba sendo mesmo a altura. De Special Abillity, somente uma tímida estrela em Outside, pra uma trivelinha básica. Mas dá pra ressaltar o conjunto de parâmetros de Passe Longo (87, 87), que combinado a um Efeito de Chute de também 87 tem como resultado bons cruzamentos, condição indispensável para um lateral. Até porque, se chuveriar na área com a Inter, a zaga adversária vai ter que rebolar pra espanar a bola de lá, tamanha a qualidade dos cabeceadores.

MEIO-CAMPO

Cambiasso é um dos melhores volantes do jogo. Além da tradicional raça argentina, ele manda muito bem no conjunto. Tirando Shot Accuracy e Agression, todos os outros parâmetros são acima de 75. Vale ressaltar a Stamina: 92. Seu passe é muito bom e tem um desempenho legal no ataque, geralmente pegando os rebotes na entrada da área. Joga de DMF (de origem), CMF e OMF. Nas Special Abillities, 5 estrelas: Playmaking, Middle Shooting, Center, Outside e Covering.

Vieira foi uma excelente contratação da Inter. Já pertenceu àquela equipe mágica do Arsenal, depois foi pra Juve e agora está na Inter, após o esfacelamento da Velha Senhora. Joga de DMF e CMF. Volante alto e forte, tem imposição física, protege bem a bola com o corpo e apóia bastante o ataque. Seu gráfico é bastante balanceado, contemplando bem as 6 pontas básicas do hexágono de habilidades: OFE, TEC, STA, DEF, POW e SPD. Suas Special Abillities também são boas para um volante: Reaction, Playmaking, Passing, Outside, Marking e Sliding Tackle. Seus pontos fracos, na minha opinião, são os 72 de Agillity, seu Shot Accuracy, apenas 72, e seu Shot Technique, 70. Nos rebotes, é bom posicionar bem o jogador pra que o chute saia com maior chance de gol. Do contrário, melhor passar para o Cambiasso!

Stankovic tem também uma média de parâmetros excelente. Tirando seu Deffense (58), todos os demais parâmetros são acima de 75. Joga muito bem de SMF, fazendo investidas em diagonal podendo tentar uma penetração ou passar para o companheiro. Além disso, também desempenha as funções de CMF e OMF. Aliás, convém, mesmo como SMF, posicioná-lo não tão aberto para fazer valer sua estrela de Special Abillity em Center. Além dessa, também constam estrelas em Reaction, Positioning, Middle Shooting e Outside. Outra: pode forçar a Stamina do rapaz, 90, porque ele agüenta o tranco. Não ressaltaria um ponto negativo no Stankovic. Mas não espere que ele decida uma partida. Pode até acontecer, mas não é regra. Ele é daqueles jogadores discretos, sem lampejos de brilhantismo, mas que dão conta do recado.

Figo é um jogador extremamente técnico. Joga de OMF, SMF e WG. Se bem usado, contribui muito. Mas só joga meio tempo. À exceção que esteja com setinha vermelha. O bom é que na Inter tem ainda o Recoba, igualmente técnico, que somado ao Figo, totalizam 90 minutos. Figo tem 96 de Dribbling e um excelente passe longo, 95. Pra se somar a isso, uma estrela em Passing. O resultado é um cruzamento de extrema qualidade. Em um time que tem ótimos cabeceadores, isso é nitroglicerina pura. Mas não exija velocidade, muito menos cabeceio do português. Outra coisa que joga contra é a sua idade (33 anos). Isso reflete diretamente no seu rendimento durante as partidas, fazendo-o cansar rápido e acumulando fadiga mais rapidamente. Nas Special Abillities, Dribbling, Passing, Side Player, Outside, Penalties e One Touch Pass. Como dá pra notar, são na maioria parâmetros relacionados à técnica.

ATAQUE
Ibrahimovic, titularíssimo na minha Inter. Esse aqui faz estrago. É um dos poucos jogadores dribladores da Inter. Na análise de Henry, não fiz a comparação com ele porque sabia que teria a hora adequada de fazer. Agora é um bom momento. Ibrahimovic tem diversas qualidades que muitos atacantes têm em separado. Alto (1,92m), 90 de Offensive, ótimo equilíbrio (97), Shot Technique de 95, Technique de 95, essas são as qualidades que na minha opinião destoam a favor do craque. Mas seu ponto mais forte é com certeza seu Balance de 97. Parâmetro este igual ao do Adriano, o que resulta em arrancadas em que os zagueiros vão caindo um a um nas disputas de força e de corpo. Com o Ibrahimovic pode abusar da passada longa (R1 + R2) porque geralmente os zagueiros não ganham dele nesse combate. Seus pontos fracos são também os que o fazem perder a disputa com Henry, na minha opinião. Passe deficiente: 83, 72, 71 e 73. Pra um jogador com técnica de 95, se esperava mais. Joga de CF e ST, o que lhe dá melhor movimentação que Adriano, por exemplo. Suas Special Abillities são uma constelação só também. Detalhe: o moço sabe fazer o elástico. Pra mim, Ibrahimovic está no Hall dos atacantes mais completos do Winning Eleven.

Adriano é Adriano. Se lá na Inter a qualidade do CF brasileiro está em xeque, no W11, está muito longe disso acontecer. Responda rápido: quem pára o Adriano em uma arrancada com um Balance de 97 e um Agression de 92? Tic-tac-tic-tac-tic-tac... Ok, pode parar de pensar. Na verdade dá pra mandar vir a polícia federal que ninguém consegue parar o homem. Mas o seu ponto mais ignorante é sem dúvida a patada canhota de 99. Chumbo grosso pra cima de qualquer goleiro. Se adiantar a bola então, é uma rede nova por gol. Um dado curioso, se você ainda não parou para notar, é que o Adriano corre mais que o Ibrahimovic, por exemplo. Ele parece lento, mas manda bem na corrida. Seu jogo aéreo também é excelente, com uma combinação favorável de 1,89m, Header de 81 e Jump de 86. E pra quem acha que o Adriano além de não correr, também não dribla, ele tem estrelas nos dois parâmetros de drible, além de Scoring, Post Player (abuse do pivô com ele), Middle Shooting, Side e Outside. Se a pergunta fosse o melhor CF do W11, acho que ele papava. Ou no mínimo disputava a final.


Vou incluir Crespo ainda nos titulares, já que o atacante da seleção argentina também manda muito bem na Inter. O hermano CF tem ótimo cabeceio (93), uma precisão na finalização excelente: 95. E um Shot Technique de 96 que impõe muito respeito. Dá tranqüilamente para chamar de matador. Na minha Inter é reserva só porque não dá pra jogar com 12. Boas estrelas nas Special Abillities. Destaco duas: Scoring e 1 – 1 Scoring para reforçar o título de matador. Fica devendo em velocidade (75 e 77) e na agilidade (74). É destro e joga em ambos os lados.

DESTAQUES PARA
Toldo, que pra muitos continua sendo o goleiro titular da Inter no W11. Pra mim até não, mas por pura simpatia patriótica ao Júlio César. Se formos analisar os parâmetros, realmente Toldo ganha. Taquarão, tem vertiginosos 1,96m de altura. A idade joga contra (34 anos), mas como a função aqui é a de goleiro, então acaba não fazendo muita diferença. Seu Deffense e Balance de 93 e sua GK Skills de 94 garatem a titularidade. Perde em Jump para o Júlio César, 76 contra 80 do brasileiro. Mas acho pouca diferença. Tem duas importantes estrelas para goleiros: Penalty Stopper e 1-on-1 Stopper.

Materazzi é outro arranha-céu quando à frente da área da Inter, com 1,93m de altura. É um defensor versátil, jogando de SW, SB e CB. Canhoto, joga somente pelo lado esquerdo. Seus parâmetros são medianos. Eu destacaria o Balance de 91. Os pontos negativos são sua velocidade, que combinados a um Agillity de 67 o fazem um jogador pesado. Cuidado especial ao escalar Materazzi contra times de velocistas, pois com 70 de Max Speed e 68 de Acceleration, se pegar um Eto’o (96 e 97) pela frente, vai ficar amarrando as chuteiras. E também não aconselho em hipótese alguma colocá-lo a se aventurar na frente, senão só dali dois dias para voltar. Ah, outro ponto que é preciso ressaltar no Materazzi é a cabeçada. A cabeçada do Zidane na final da Copa!!!

Recoba, que pra mim alterna banco com o Figo, é aquela coisa. Habilidoso, o conhoto uruguaio, joga só um tempo. Esse aqui até com setinha vermelha se aperta para segurar a onda durante 90 minutos. Pior é que sua habilidade técnica continua o mantendo entre as alterações ofensivas padrão durante o jogo. O que é indiscutível são suas cobranças de falta, com 89 de Free Kick Accuracy e 95 de Curling. Por outro lado, seu Balance de 70 é ri-dí-cu-lo. Encostou, o cai-cai caiu. Mesmo assim, me agrada bastante seu estilo habilidoso de conduzir a bola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com exceção de Andreolli, Choutos e Orlandoni, todos os outros reservas da Inter dão conta do recado muito bem quando chamados para uma partida. Um rápido destaque para as funções de laterais e alas, com Maxwell e Maicon na primeira reserva, mas tendo ainda outros zagueiros que podem jogar nessas posições. A Inter não sofre do mal do Arsenal, por exemplo: possui jogadores bastante versáteis, que proporcionam diversas combinações de escalação.


Escalação? Ops, isso já é papo para a Análise Tática.

16 comentários:

Anônimo disse...

realmente muito bom!
+ só uma curiosidade.. ali quando voce citou o materazzi.. como q faz para levar os zagueiros ate a area adversaria para cabecear um escanteio? até hoje eu nao sei disso.. ridiculo! hauahuahua

Israel-Mendes disse...

É só colocar uma setinha para frente na movimentação de ataque.

Anônimo disse...

eh mas o toldo eh frangueiro e o jc eh o melhor goleiro da inter...o buffon tem o grafico mt bom mas eh frangueiraço...jc fecha o gol

Anônimo disse...

acho q vamos encerrar a enkete ...e o time vencedor foi o chelsea.......kkkkk

qdo acaba a enquete??

abras

Israel-Mendes disse...

Nãããão! Ainda tem água pra rolar... Vai até o meio da semana ainda. Dá tempo até de o Milan ganhar!!!

Anônimo disse...

Gosto do Ivan Cordoba de lateral direito. Ajuda a parar o Ronaldinho e o Robben contra o Barça e o Chelsea.

Israel-Mendes disse...

Mas daí o Zanetti joga onde? Vc remaneja ele?

Anônimo disse...

prefiro jogar com Materazzi e Samuel no miolo de zaga, Cordoba na esquerda e Zanetti na direita =D
owna! xD

Anônimo disse...

Zanneti vai pra esquerda, ele joga em ambos os lados.

Anônimo disse...

Aí isra, não boa, não leva a mal não, mas eu gostaria de ver vc opitando sobre os esquemas táticos. Já fiz um 3-3-4 com essa Inter e ficou muito bom.

Israel-Mendes disse...

Claro, Sillas. Na verdade a Análise da INter não acabou ainda. Essa é a só a primeira parte, que fala sobre a qualidade técnica do time. A segunda vem na seqüência, que é a mais casca delas, e a masi legal também. Justamente a Análise Tática, em que eu falo sobre os esquemas de jogo.

Anônimo disse...

ah, tá certo, vlw.

Anônimo disse...

Se eu jogo com a inter, o Grosso amarga no banco, eu acho o Maicon mais rapido e chuta bem...

Israel-Mendes disse...

É, pior é que o Grosso não é unanimidade na lateral. O Maicon manda bem também. Eu acabo escolhendo o Grosso pela altura e força mesmo. Daí o Zanetti, apóia muuuuito no ataque, e o Grosso apóia também, mas quando um tem que ficar, é ele o escolhido.

Anônimo disse...

A inter, na minha opinião, é um time horroroso. É preciso ser muito bom mesmo no w11 pra jogar com ela. Pra começar, a inter é um time confuso, sem compactação. Há jogadores muito técnicos (metáfora para jogador pesado, por que técnico mesmo na inter só se for o Mancini), e não há jogadores habilidosos capazes de conduzir a bola nos setores do campo. Para piorar, a inter tem 4 centroavantes e nenhum atacante ou meia de ligação. Não dá pra imaginar alguém que consiga jogar com Crespo ou Julio Cruz como ST, já que Adriano é intocável na função de CF, e o próprio Ibrahimovic também é muito lento para um segundo atacante; se ao menos Martins ainda estivesse no time, a inter teria alguma opção nos contra-ataques. Além do que, falta mobilidade e pontaria aos jogadores de meio-de-campo. Cambiasso, Vieira e Figo são péssimos finalizadores. Stankovic é apenas razoável, e o restante do elenco é fraco. Esse é o problema de um clube que contrata jogadores sem nenhum critério, apenas por marketing ou porque foram rejeitados por seus clubes anteriores(Figo e Crespo são exemplos óbvios).Só falta trazer Vieri, Michel Salgado e Bergkamp pra completar o circo que é a inter. Não sei se no video game o time funciona, mas na vida real é uma lástima.

Israel-Mendes disse...

Opiniões fortes são sempre legais de debater em cima. Achei interessante o teu ponto de vista, Alexandre. Acho até que a galera devia repsonder tmabém pra dizer se concorda ou não, argumentar, etc. Eu particularmente não gosto do estilo de jogo da Inter, embora ache que é um supertime. O grande problema dela, realmente, é o que você falou: a pouca diversidade de funções na frente. Muito CF, pouco WG e ST.
Mas não há como negar que tem um dos melhores laterais direitos do W11, o zagueiro mais rápido do W11, o atacante com o chute mais potente do W11, uma das melhores duplas de volantes do W11. São credenciais de peso. Mesmo assim entendo seu ponto de vista e concordo em alguns pontos. Embora a Inter do W11 seja muito melhor que a do Mancini!