quinta-feira, outubro 19, 2006

43# ANÁLISE DAS ABILLITIES

E aí, galera! Esse tópico é bastante útil para sanar algumas dúvidas que o pessoal tem sobre as Abillities/Skills (habilidades) dos jogadores. Às vezes elas são confundidas por serem algumas parecidas. Na verdade as Skills se inter-relacionam e se influenciam em diversos níveis. Por exemplo: às vezes um parâmetro de Header 90 pode ter seu valor virtualmente aumentado para uns 92, 93 dependendo da combinação de características que o jogador possui. Ainda neste exemplo, um bom cabeceador não é composto somente pelo parâmetro Header, mas também pelo de Jump, Balance e também a altura. Então confiram agora o que significa cada Skill, e alguns dos jogadores que mais as representam. Em breve estará rolando o mesmo tópico das Special Abillities.

OFFENCE
É a habilidade de matador, o grau de eficiência como finalizador. Parâmetro importantíssimo para CFs. Quanto mais alto esse número melhor e com mais eficiência ele vai se comportar situações reais de gol. Exemplo de jogadores com ótimo Offence: Henry, Shevchenko e Ronaldo.

DEFENCE
Defender, o jogador com características de contenção das jogadas, mais presente em zagueiros, volantes e laterais. Quanto mais alto esse número, melhor ele vai se comportar nos momentos de tirar a bola do adversário e de proteger a bola com o corpo. Exemplo de jogadores com ótimo Defence: Maldini, Rafa Marques e Canavarro.

BALANCE
É o jogo de corpo, a imposição física, o “chega pra lá”. Quanto mais alto esse número, mais o jogador ganha as divididas, as disputas de bola e as disputas na corrida. Um parâmetro valiosíssimo para roubar a bola e ganhar importantes espaços dentro de campo. Exemplo de jogadores com ótimo Balance: Koller, Ibrahimovic e Adriano.

STAMINA
É a resistência, o gás do jogador. Quanto mais alto esse número, mais lentamente ele cansa durante a partida. A Stamina não tem relação direta com a fadiga, mas sim com a “energia” do jogador, aquela barrinha verde logo abaixo do nome. Um parâmetro valioso para laterais e alas, que correm bastante extensões de campo. Exemplo de jogadores com ótima Stamina: Lampard, Cafu e Nedved.

TOP SPEED
É o dom do “papa-léguas”. A velocidade final do jogador, a máxima que ele desenvolve num pique. Um diferencial em contrataques, jogadores com esse parâmetro elevado são chamados de velocistas. Exemplo de jogadores com ótimo Top Speed: Martins, Perea e Eto’o.

ACCELERATION
Esse parâmetro corresponde à arrancada do jogador. É aquele torque de sprint inicial. Quanto mais alto esse número, mais rapidamente o jogador desenvolve sua velocidade final. Exemplo de jogadores com ótimo Acceleration: Martins, Eto’o e Odonkor.

RESPONSE
É o tempo que o jogador leva para dar a resposta física em cada lance. Por exemplo, um zagueiro que toma um drible, um atacante que toma um jogo de corpo ou goleiro que faz uma defesa parcial. Quanto maior esse número, mais rápido esse jogador se recompõe nas jogadas. Exemplo de jogadores com ótimo Response: F. Inzaghi, Trezeguet e Dida.

AGILITY
É a Skill que determina com qual agilidade o jogador se movimenta. Um zagueiro, por exemplo, demora muito mais para mudar de posição em campo, virar-se, dar um drible, chutar. Ótimo para armadores e dribladores. Quanto maior esse parâmetro, mais leve torna-se o jogador. Exemplo de jogadores com ótimo Agility.

DRIBBLE ACCURACY
É a precisão, o grau de acerto para dar um drible num adversário. Parâmetro que determina aquela sensação de que a bola “gruda” no pé do jogador. Quanto mais alto esse ponto, maior a chance de sucesso no drible e muito pequena chance de falta de domínio (escapar a bola) numa tentativa de drible. Exemplo de jogadores com ótimo Dribble Accuracy: Ronaldinho, Figo e Robinho.

DRIBBLE SPEED
É a velocidade que o drible é feito, quanto mais alto esse número, o drible sairá mais seco, mais rápido. Exemplo de jogadores com ótimo Dribble Speed: Kaká, Ronaldinho e Obinna (Chievo Verona).

SHORT PASS ACCURACY
É a precisão do passe, o jogador que dá passes curtos milimétricos. Geralmente um ótimo parâmetro para jogadores de meio-campo, especialmente armadores. Quanto mais alto esse ponto, mais perfeito e preciso sai o passe. Exemplo de jogadores com ótimo Short Pass Accuracy: Riquelme, Xavi e Pirlo.

SHORT PASS SPEED
Trata-se da velocidade do passe. Quanto maior esse ponto, mais rápido a bola rola no momento de tocá-la para um companheiro de equipe. Ótimo parâmetro nas situações de triangulação e jogadas de 1-2. Exemplo de jogadores com ótimo Short Pass Speed: Gerrard, Totti e Lampard.

LONG PASS ACCURACY
É a precisão, a estatística de acerto de lançamentos, cruzamentos ou passes longos. Ideal para laterais. Quanto maior esse parâmetro, mais perfeito e preciso sai o lançamento. O chamado "parece que cruzou com a mão". Exemplo de jogadores com ótimo Long Pass Accuracy: Beckham, Gerrard e Pirlo.

LONG PASS SPEED
É a velocidade de execução do lançamento e o tempo que a bola demora para chegar ao pé ou à cabeça do companheiro lançado. Ótimo para enfiadas em profundidade e passes com Triângulo, Triângulo + L1. Exemplo de jogadores com ótimo Long Pass Speed: R. Carlos, Gerrard e Riise.

SHOT ACCURACY
De que adianta um Offence alto se na hora de chutar, sai um melão furado pra fora? Então, o Shot Accurary é a precisão do chute a gol. Quanto mais alto esse ponto, maior as chances de o jogador chutar tirando a bola do goleiro, aumentando a possibilidade de converter em gol cada oportunidade. Exemplo de jogadores com ótimo Shot Accuracy: Ronaldo, Shevchenko e Nisterooy.

SHOT POWER
Este é o parâmetro que mede a velocidade e a força da encrenca que o goleiro terá pela frente. Quanto mais alto esse número, mais forte vai ser o chute na direção do gol. Exemplo de jogadores com ótimo Shot Power: Adriano, R. Carlos e Daniel Diaz.

SHOT TECHNIQUE
A chamada categoria. Chutar forte não significa necessariamente chutar com categoria. O Technique nada mais é do que a maneira com que o batedor pega na bola na hora do chute. Chapa, trivela, peito de pé, etc. Também melhora o desempenho nos momentos de pressão, bater sem ângulo, divididas, bolas de primeira, rebotes, espirradas, etc. Exemplo de jogadores com ótimo Shot Technique: Trezeguet, Nistelrooy e Crespo.

FREE KICK ACCURACY
O tiro livre, a falta. Trata-se da precisão do batedor de falta. Como no futebol, os lances de bola parada são uma chance a mais de meter gol no adversário. Quanto mais for alto esse parâmetro, mais perfeição e qualidade terá o chute. Exemplo de jogadores com ótimo Free Kick Accuracy: Juninho Pernambucano, Marcos Assunção e Pirlo.

CURLING
Curling é a curva, o efeito que a bola pega na hora da batida. Um parâmetro muito eficiente para “desviar” a bola das barreiras na hora de mandar para o gol. É também uma ótima arma para tentar gols olímpicos. Exemplo de jogadores com ótimo: Beckham, Recoba e Yildirim.

HEADER
O testaço, a cabeçada na bola nas jogadas aéreas. Esse parâmetro, por exemplo, combinado com Agression e Balance, faz o jogador ganhar muitas disputas pelo alto. Outra utilidade é o passe de cabeça para outros jogadores, quando o jogador não finaliza para o gol mas sim escora para outro, tal qual um pivô por cima. Exemplo de jogadores com ótimo Header: Borgetti, Trezeguet e Palermo.

JUMP
Sabe aquele jogador que vai lá no terceiro andar na hora do pulo? É influência desse parâmetro. Jump é a impulsão do jogador, o velho e bom pulo nas jogadas por cima. Ele sofre influência também dependendo da situação de jogo. Com o jogador parado, ele tem uma resposta. Mas quando o jogador vem correndo para o Jump, esse parâmetro tem um acréscimo de uns 20%, resultando num pulo ainda maior. Exemplo de jogadores com ótimo Jump: Córdoba, Ayala e Hashemian.

TECHNIQUE
É a qualidade técnica do jogador, a habilidade, a intimidade com a bola. Os craques gastam a bola, já alguns outros jogadores maltratam-na. Esse parâmetro influencia direto questões como domínio de bola, estilo da condução, interrupção da passada, tempo de parada com a bola, qualidade dos dribles, precisão dos passes, etc. Esse ponto altera um pouco de todos os parâmetros técnicos, dando-lhes um acréscimo. Exemplo de jogadores com ótimo Technique: Ronaldinho, Henry e Cassano.

AGGRESSION
Raça. Vontade. Voracidade. Já ouviu falar? Pois então, o Agression é o parâmetro que faz os jogadores não desistirem dos lances e brigarem por cada centímetro do campo. Quanto maior esse número, mais incansável pela bola fica o jogador. Exemplo de jogadores com ótimo Aggression: Inzaghi, Kezman e Lugano.

MENTALITY
Esse valor influencia, junto com a Stamina, o momento em que o jogador vai pedir água, quando vai bater o cansaço. Quanto mais alto o número, mais ele agüenta o tranco. Outra coisa que ele informa é a capacidade de o jogador atuar sob a pressão das circunstâncias. Como, por exemplo, num jogo importante (uma final de campeonato, um clássico, etc). Também quando o time está perdendo, alguns jogadores com esse parâmetro alto acabam crescendo de rendimento. Normalmente presente em jogadores experientes. Exemplo de jogadores com ótimo Mentality: Maldini, Puyol e Kahn.

GOAL KEEPING SKILLS
Qualidades e habilidades de goleiro. Entre elas, reflexo, posicionamento frente à goleira, saídas e antecipações, flexbilidade. É este valor, combinado a outros como Agillity, Jump, Defense, Response, Altura que compõem um bom goleiro. Exemplo de jogadores com ótimo Goal Keeping Skills: Buffon, Van Der Sar e Cech.

TEAM WORK ABILITY
O chamado trabalho em equipe. É o jogador oposto ao individualista ou fominha. O Team Work demonstra uma ótima mentalidade coletiva e muita distribuição de jogo. O time fica mais compacto e integrado com bons parâmetros individuais de Cooperate. Exemplo de jogadores com ótimo Team Work Abillity: Cocu, Maldini e Xavi.

CONDITION/FITNESS
Setinha cinza pra baixo é praticamente um jogador a menos. Portanto fique ligado no parâmetro Condition/Fitness. Ele rege a probabilidade e freqüência com que um jogador vai ficar com a setinhas prejudiciais na hora do jogo. Um jogador com um número alto nesse parâmetro é um jogador muito mais regular. E como influi nas setinhas, o Condition/Fitness também altera a fadiga do jogador em partidas seqüenciais. Exemplo de jogadores com ótimo Condition/Fitness: Carragher, Zanetti e Kuyt.

WEAK FOOT ACCURACY
Existem situações de chute a gol em que o jogador está com a bola mais para a perna fraca do que para a perna boa. O Weak Foot Accuracy trata exatamente disso, da precisão com que sai o chute com a perna surda. Exemplo de jogadores com ótimo Weak Foot Accuracy: Ono, Maldini e Sneijder.

WEAK FOOT FREQUENCY
Esse ponto é diretamente relacionado ao anterior. Porém ele trata na freqüência com que o jogador irá chutar com a perna fraca. Há ainda uma curiosidade: nas situações de posicionamento invertido em relação à perna preferencial de chute, jogadores com menos de 5 Weak Foot Accuracy acabam chutando de letra, pois não conseguem bater com a perna surda. Exemplo de jogadores com ótimo Weak Foot Frequency: Ijuliano, Teixeira, (Messi bate de Letra) e Waterreus.

INJURY
Este parâmetro mede a probabilidade de o jogador se lesionar. O Injury é medido pelas letras A, B e C que significam: A, o jogador dificilmente sofre lesão. B, probabilidade de sofrer lesão em níveis normais. C, jogador que facilmente se machuca.

7 comentários:

Anônimo disse...

MTO LOKA ESSA ANALISE........PARABENS.........SEM KERER SER CHATO.........A ANALISE TATICA DA INTER SAI ESSA SEMANA AINDA???

ABRAÇOS NO CORAÇAO

Israel-Mendes disse...

Sim, hoje de noite eu tiro a enquete do ar. E olha, tá indefinido ainda. A da Inter rola no findi certo, já tô mandando ver nela.

Valeu, galera. Às vezes vocês precisam esperar um pouquinho mais, mas espero que sempre valha a pena!

Anônimo disse...

Valeu ae Israel
E pra variar parabéns!!
É normal a gente ficar esperando, é ansiedade pq a gente sabe q vai vir coisa de qualidade!
mas faz no seu tempo aí q tá ótimo!
E quais são os projetos de tutoriais de jogadores q vc tem em mente aí??!
valeu!!

Anônimo disse...

como funciona o tal do Coperate? eu nao entendi mto bem ali no tá ligado.. será q tem jeito de vc me explicar? flw ae valeu!

Israel-Mendes disse...

Geralmente pra ver o Cooperate de um jogador, você precisa ir nos parâmetros e ver quanto ele tem. Mas pra ver o Cooperate entre os jogadores, que na verdade é o que importa, teria que olhar um por um. Ali na tela das táticas, tem essa possibilidade de enxergar o Cooperate inteiro entre os jogadores. Tendo essa visão geral dos Cooperates, dá pra escalar e montar o time com mais precisão pra aproximar os jogadores realmente têm Cooperate melhor entre si.

Anônimo disse...

Ai Israel, ficou 10!
Queria saber só de uma coisa. Fica no Basic Settings, é a última coisa, é o Growth Type. Tem como vc me explicar como aquiloo funciona e o que cada opção irá influenciar???

Acho que tem a ver com ML...
Abração ai e parabéns!!

Anônimo disse...

velho o LONG PASS serve para bolas lançadas pelo alto... um toque com triângulo entra no SHORT PASS

pelo menos é isso que está escrito no jogo!




e parabéns pelo tut!