segunda-feira, outubro 23, 2006

44# ANÁLISE TÁTICA // INTERNAZIONALE

E aí, galera. Chega aqui então a Análise Tática da Inter. Essa análise foi feita em conjunto com um cara que eu quero apresentar para vocês. Se chama Bruno Mello, 15 anos. A partir de agora ele está oficialmente entrando para me ajudar com o WE-NNERS. Além de dividir a mediação da comunidade do OKT comigo. Aprovo e confio no que o garoto fala. Sempre que eu postar alguma coisa que ele disser, vou dar o devido crédito. Como a parcialidade dessa análise. E podem confiar, o garoto manja bastante. Se não manjasse, não estava aqui.

Bom, fizemos 2 esquemas principais: um clássico 4-4-2 e um azeitado 3-5-2. Comentamos ainda sobre o caso do 4-3-3 para a Inter.

4-4-2


Time sugerido: J. César (Toldo); J. Zanetti, Cordoba, Samuel, Grosso; Vieira, Cambiasso, Figo, Stankovic; Ibrahimovic, Adriano

É um esquema muito bom, bem balanceado tendo laterais que avançam o tempo inteiro e a cobertura de dois dos melhores volantes do W11. Além disso, o time joga com dois meias que abrem indo à linha de fundo e preparando cruzamentos. Para seus dois ótimos atacantes (ST e CF), que além disso também são exímios cabeceadores.

Os níveis de defesa podem ser pensados de acordo com a função de cada jogador, deixando defesa High para os defensores de origem (CBs, SBs, DMF e CMF). Uma defesa Medium para os intermediários do primeiro combate (CMF, SMF e OMF), excetuando Figo (Recoba) que por sua baixa Stamina merece defesa Low, assim como a dos atacantes.

Confira o comportamento setor por setor:


Zagueiros – Zagueiro, como é sabido, é o guardião da área. Mas como a Inter possui o zagueiro mais rápido do jogo, vale deixar Cordoba um pouco mais solto, para que ele se movimente em rodízio com os volantes e abrindo em direção às laterais, quando estes subirem ao ataque. Ah, e escale o colombiano na direita, já que o Grosso é mais lento que o J. Zanetti. É mais provável que o Grosso precise de uma cobertura com mais agilidade do que o J. Zanetti, que tem mais velocidade e qualidade técnica. Já o Samuel fica plantadão, tendo somente movimentação retrocessa, como as setas indicam.

Laterais – Dona de ótimos laterais e ótimos volantes, dá pra abusar das subidas ao ataque, revezando uma cobertura. Sobe Zanetti, Vieira fica, e Cambiasso vai junto, tendo Grosso e Samuel compondo ainda atrás. E assim por diante, sempre um preenchendo os espaços dos outros. E vale ressaltar a importância de Cordoba no esquema defensivo da Inter, uma vez que ele é muito rápido e tem um poder de recuperação incrível. O colombiano parece que se multiplica em campo. Na lateral esquerda, minha preferência por Grosso é determinada pela sua altura, 1,90m o que dá uma tremenda força nas bolas aéreas quando a Inter sofre ataques desta forma. Sem contar as bolas no primeiro pau de escanteio, que ele rebate praticamente todas devido à sua altura.

Volantes – Aqui cada um escolhe o que acha melhor. A maioria das pessoas que conheço coloca o Cambiasso de primeiro volante mais recuado. Eu faço o contrário, uso Vieira de DMF, porque acho que Cambiasso (CMF) tem um fator muito bom para elemento surpresa: uma estrela em Middle Shooting. Para as bolas de rebote, frontais à área adversária. É um grande trunfo. Na minha Inter ele cansa de mandar butinassos pra cima dos goleiros nas bolas espirradas da área adrversária. Porém, a inversão disso também tem seu trunfo: uma estrela em Passing de Vieira. Isso faz com que o francês sirva os atacantes com passes mais precisos. É uma questão de preferência mesmo.


Meias – Stankovic tem uma estrela em Center Player, mas aqui eu costumo cometer uma infração. Coloco ele aberto, na esquerda. Senão acho que embola um pouco o meio. É que como o Cambiasso (ou no caso de quem prefere o contrário, o Vieira) apóia bastante, prefiro abrir o jogo em vez de afunilar pelo meio. Um ponto bom do Stankovic é sua Stamina, que dá pra dar uma boa abusada desse parâmetro, dando para ele a tarefa de também voltar um pouco para marcar. Figo, por sua vez, é uma mãe, com muito pouca Stamina. E seu reserva, Recoba ainda pior. Figo, pelo menos se salva se vem com seta vermelha. Ele é titular por causa do seu cruzamento, ponto valioso para um time com tão bons cabeceadores. Mas aconselho tentar um jogador que me agrada muito, pela movimentação: Mariano Gonzalez. Ou ainda, para os mais arrojados, um remanejo vindo Stankovic (Both Sides) para a meia direita, e Maxwell caindo lá pela esquerda.

Atacantes – Jogo com Adriano plantado, referência na área, fazendo o pivô (virando e chumbando pra cima do goleiro ou passando pra quem vem de frente pro gol) ou como referência de cabeceador para os cruzamentos dos laterais ou pontas. Já Ibrahimovic vai de ST, o que promove um pouco mais de movimentação. Nessa hora eu prefiro forçar um pouco mais a habilidade técnica, com ele voltando um pouco até a meia às vezes para pegar a bola e depois partir em direção ao gol, tentando uma individualidade pra cima dos zagueiros ou adiantando a bola na corrida e fazendo valer seu excelente Balance. Adriano pela direita e Ibrahimovic pela esquerda, pra que quando eles se virem para o gol, estejam com suas pernas na orientação correta na hora do balaço. Mas o grande lance da Inter é abusar da bola aérea mesmo. Se entra Crespo, ele se comporta da mesma forma que Adriano. Apesar da menor estatura (1,84m), aqui fala mais alto o melhor cabeceio (93) do CF argentino.



















3-5-2

Time sugerido: J. César (Toldo); Cordoba, Materazzi, Samuel; Vieira, Cambiasso, J. Zanetti, Maxwell, Stankovic; Ibrahimovic, Adriano

Esquema para o qual a Inter tem um plantel perfeito também. Principalmente porque o time conta com alas muito bons, zagueiros consistentes e volantes de qualidade. No meio, dessa vez, faço valer a estrela de Center Player do Stankovic e sugiro ele de titular da função de meia-armador. Corresponde muito bem. Com alas apoiando bastante, ele não precisa ter tanta habilidade técnica, por exemplo. Só de distribuição e de algum chute em gol. Sim, ele também tem uma estrela em Middle Shooting.

Sobre a defesa, convém deixar mais compacto volantes e zagueiros. O preenchimento dos espaços continua sendo regra para uma boa organização tática. Alas com níveis High, zagueiros e volantes também. Já o pessoal da frente, pode deixar em Medium ou mesmo Low.

Confira o comportamento setor por setor:

Zagueiros – Com 3 zagueiros, a Inter se vira muito bem. Procure deixar Materazzi no meio, já que ele é o mais lento dos 3. Quanto menos precisar se deslocar, melhor. Cordoba é onipresente na defesa, já que é um jogador rápido e de ótima recuperação. E Samuel manda bem, pois tem bom Balance. Nas disputas de corpo ganha da maioria dos jogadores.

Alas – Essa é a grande força do 3-5-2. E aqui, sugiro que Grosso amargue um banquinho de reservas para a entrada de Maxwell na Ala esquerda. Zanetti, como de praxe, segue imperando pela direita. Pode abusar das idas e vindas desses dois jogadores, que a boa Stamina de ambos dá conta do recado. Obviamente, a de Maxwell termina antes, mas se isso acontecer, os remanejos são plenamente possíveis. Plantel não é problema quando o assunto é Internazionale.

Volantes – Continuo com Cambiasso mais adiantado e Vieira mais recuado. Mas também continuo dizendo que vai ao gosto do freguês, já que ambos são muito bons volantes. Porém para mim há uma mudança de comportamento tático. No 3-5-2, Cambiasso, antes CMF, passa a jogar de DMF, compondo de fato a dupla de volantes com Vieira. E ambos mais comportados, mais fixos à frente dos zagueiros. Isso para dar mais segurança às subidas dos alas, sem que estes tenham maiores preocupações com desorganização tática defensiva. Convém ressaltar a estrela que Cambiasso cultiva em Covering, ou seja, um jogador que faz muito bem a cobertura na ausência de outro em sua função.


OMF – Stankovic aqui é o distribuidor das jogadas, na função de OMF. Por que não Figo ou Recoba? Simplesmente porque ambos têm Balance muito baixo num setor muito povoado Sendo marcados pelos volantes adversários, eles são tocados e já caem. Stankovic não, tem mais Stamina e agüenta melhor o tranco. Ele ainda tem, como já disse, estrelas em Center Player e Middle Shooting, ótimas para a posição: de frente para o gol. Notem pelas setas que ele pode eventualmente trocar de posição no campo com Ibrahimovic, quando este recua para pegar a bola mais atrás, e o outro avança confundindo a defesa.

Atacantes – Mesmo esquema, o ataque não é influenciado. Adriano, um CFzão plantado na área, sem setas de movimentação. E Ibrahimovic com maior movimentação, na função de ST. No 3-5-2 as jogadas aéreas são ainda mais bem exploradas, já que os alas avançam sem a preocupação de cobertura. É amplamente permitido chuverear na área adversária. Além disso, você pode manualmente trocar o curso da jogada, indo mais agudamente para dentro do gol.

















4-3-3

Acho um esquema complicado para a Inter. Não que não funcione, você pode até arrumar o time assim. Mas acho que o potencial não é explorado da melhor forma. Isso porque a Inter não possui Wingers de boa qualidade. Figo e Recoba, cansam rápido. Mariano Gonzalez é apenas correto. Ibrahimovic poderia até jogar pela ponta, improvisado como ST, mas seus parâmetros de passe (83, 72, 71, 73) comprometem na hora dos cruzamentos. O “problema” da Inter é que existe muito CF para o setor de ataque. Há esquemas melhores que o 4-3-3, que se adequa mais para times com bons pontas. Como o Chelsea, por exemplo. Ops, mas isso é assunto pra mais adiante.

12 comentários:

Anônimo disse...

MTO LOKA A ANALISE.......PARABENS AEE........QDO SAI A DO CHELSEA ??


ABRAS

Anônimo disse...

Cara, ensina como muda o nivel dos defensores (high, low) nao sei fazer isso nao!!! vlw aew mais um analise muito boa!

Israel-Mendes disse...

Leo, na tela das táticas, vai em Individual/Defense. Ali você escolhe High, Medium e Low. Isso pra cada um dos jogadores titulares.

Israel-Mendes disse...

Sobre a análise do Chelsea, vem na seqüência pelo menos a parte Técnica. Também é um time que eu gosto muito, e que está recheado de ótimos jogadores.

Anônimo disse...

Ae Isra.....pra q serve apertar L1 e R2.....para aumentar o nivel de ataque??? mas dps volta igual antes .....

abras

Israel-Mendes disse...

Isso é uma maneira manual de alterar o comportamento do jogador. Mas realmente é momentâneo. Mais ou menos como passar com L1 apertado. Só que de uma maneira mais tática. A serventia disso é prever alguma jogada em que você precise que determinado jogador avance ou recue, dependendo do objetivo. Isso de um jeito mais escondido, sem que o adversário note. Até porque, quando você passa com L1 apertado, fica bastante evidente que o jogador saiu correndo pra receber ou não a bola. Mas a movimentação fica escancarada.

Anônimo disse...

YAEE ISRA!!
FERA A NALISE!
MAIS SOH UM KOMENTARIO .....KOMO VC DEXA U RECOBA NU BANCO?????ELE EH MTU MELHOR Q U FIGO ENGANOSU! ELE EH MELHOR ATE EM NUMEROS Q KOMPROVAM REALMENT U Q EU TO FALANDU! SOH FALTO U RECOBA ENCAIXADU NU TIME TITULAR DESSA INTER EIM!!!!! HEUHEUEHU!
FLW ISRA!

Israel-Mendes disse...

Pois é, cara. Na real o Recoba destrói realmente. Acho um cara habilidoso pra caramba. Mas eu me irrito com ele, e acabo não colocando como titular. Porque além de cansar, ele não disputa as bolas! Mas o homem manda muito bem nas faltas e é muito habilidoso mesmo. Com certeza não é heresia colocar de titular hehehehehehe.

Anônimo disse...

Gostei das análises táticas, Israel... Mas eu acho que faltou um esquema que privilegiasse mais os meio-campistas; talvez um 3-5-1-1, diminuindo os espaços no meio. Porque não, afinal há peças pra isso. Além de Vieira e Cambiasso como volantes fixos, que são suas funções tradicionais, eu pensei em Figo e Zanetti como alas, Stankovic jogando pelo meio (aproveitando sua habilidade especial como jogador central)como volante/médio armador e, um pouco mais á frente, o Recoba, jogando como meia de ataque quase como um segundo atacante, responsável pelo último passe ao Adriano, que seria o único CF. Acho esse esquema interessante até pela falta de opções de ataque, porque, como eu disse em outro tópico, não dá pra jogar com Ibrahimovic ou Crespo na função ST. Recoba, além de ser aproveitado neste esquema, atuaria ao mesmo tempo como atacante, (aproveitando sua habilidade de conduzir a bola e fazer a ligação ente meio campo e ataque) e armador no meio campo junto com Stankovic, que teria a oportunidade de jogar na sua função original. Além do que, com 3 zagueiros, seria possível se dar ao luxo de não jogar com Materrazzi, o que já é uma boa pedida.

Anônimo disse...

Muito bacana a análise Israel! Vc já fez alguma análise semelhante da Inter no W11 9? É que a galera que eu costumo jogar ainda prefere o W11 9 (pra falar a verdade eu tb prefiro...) Tenho certeza que a qualidade do meu jogo iria melhorar muito com o auxílio de uma análise como essa !!!
Valew

Anônimo disse...

Vai aqui uma tatica boa, principalmente pra quem gosta de tirar bastante proveito dos grandes cabeceadores que a Inter tem...jogue com dois atacantes Crespo e Adriano, um ponto de lança direia Ibhaimovic e um esquerda recoba, esses quatro é la na frente defendendo pouco se quizer coloque esses dois pontas como ST e muito aberto ao maximo com setas de ataque pra cima e pra baixo.Um meio campo Stankovic defendendo normal com setas pra esquerda e direita MCC.Ai vem o volante Vieira MCD defendendo muito com stas de ataque pra baixo pra esquerda e direira, depois os zaqueiros materassi e samuel e zanetti e cordoba de lateral com estrategia para zaqueiros(muito importante)setas de ataque pra tras e defendendo muito.Coloque seu time para jogar recuado e nao faça linha de impedimento.A e C.Imagina so vc cruzando bola pra Crespo e Adriano sendo que os laterais do outro time muitas vezes vai ter que sair pra marcar recoba ou ibrain.Depois vcs me falam dessa tatica.Lembra de mim né Israel hehehehehehe tamo ai!!!

Anônimo disse...

AMIGO.. VC MOSTROU SER UM BOM ANALIZADOR TATICO NO WINNING ELEVEN, MELHOR QUE MUITOS COMENTARISTAS DA GLOBO... RRSSRSR..
ME FAZ UMA FAVORSAO... ANALIZA O MILAN NO 4-4-2 E NO 3-5-2.. OBRIGADO..MEU EMAIL É.
marcio_albukerke@hotmail.com