quinta-feira, outubro 26, 2006

45# DESTROS, CANHOTOS E AMBIDESTROS

A orientação das pernas dos jogadores é bastante importante na hora de você escalar seu time. Os destros são jogadores default, digamos assim. Pois são maioria. E seu modo de escalação é bem mais tranqüilo, devido ao costume.

Já os canhotos, são jogadores especiais, digamos assim. Há quem adore, há quem não goste. Eu não sou muito fã, confesso. Mas admito que são armas. Prefiro ter apenas 1 ou 2 canhotos jogando no meu time. A Inter tem bastante canhotos. Não estou incluindo nesta cota, o lateral esquerdo. Este sim eu prefiro sempre canhoto. O papo aqui é sbre volantes, meias e atacantes.

E existem ainda os ambidestros, que são jogadores que “chutam com as duas”. Estes são mais coringas, porém ainda assim eles têm a perta preferencial.

Como funciona um esquema tático levando em consideração isto? Nas análises que fiz até agora, Arsenal e Internazionale, comentei que quando se quer privilegiar os lançamentos o ideal é promover a perna certa para o lado certo. Ou seja: destro na direita, e canhoto na esquerda. Mas quando a intenção é proporcionar uma maior ofensividade para o jogador, é bom que os lados sejam invertidos. Isto porque o jogador fica com a perna boa em inversão com a goleira. A curva que a bola descreve, então, passa a ser “para dentro” do gol e não “para fora”.

Outros pontos que influenciam na orientação dos pés dos jogadores é o Weak Foot Frequency, ou seja, a freqüência com que o jogador irá chutar com a perda fraca. O Messi é o melhor exemplo, que ao cair mais para a direita, numa situação de chute a gol, não consegue bater com a perna destra. O resultado é o chute de letra. Chutar de letra, apesar de lindo, requer atenção ao outro parâmetro de Weak Foot, o Accuracy. Nada mais é do que a precisão do chute com a perna “surda” , a fraca. Sendo este parâmetro alto, fique à vontade para chutar a gol numa situação de perda invertida, pois as chances de sucesso são grandes. Sendo baixo este número, melhor dominar e tentar levar para a outra perna.

O Winning Eleven também conta com o chute de Trivela. Trata-se do parâmetro Outside, nas Special Abillities. Essa estrela dá uma vantagem ao jogador, pois indica que ele tem a habilidade de chutar de Três Dedos. E nas situações de perna invertida, isso é bastante útil. Além de sair um lindo chute, ele pega efeito contrário ao da orientação natural do pé. Por exemplo: um jogador destro, ao bater com categoria (de chapa), determina para a bola um efeito pro lado esquerdo. Já de trivela o efeito, a curva, é para o lado direito. Portanto, quem tem essa estrela em Outside, ainda conta com essa variedade de escolha na hora da batida.

Se somarmos todas essas variáveis à possibilidade de você colocar uma tática de Change Sides, em que o ataque inverte os lados, você tem aí ótimas opções para atacar cadenciando, ora cruzamentos, ora investidas para o gol.

É pagode certo na área adversária e dor de cabeça para os zagueiros.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ô, Israel, o novo "Tá Ligado" foi em homenagem a minha pergunta durante o amistoso Arsenal x Grêmio lá no Jucas?

Israel-Mendes disse...

Hehehehe. Também!!!! É um bom tópico.

Anônimo disse...

YAE ISRAA!!!!

KARAMBA MEU......ESSE SEU TOPICI 45 FIKO MTU BOM MEU.....TOTALMENT INESPERADU E MTU INTERESSANT NGM PIDIU ISSU.....BOA KRIATIVIDADE!
E OTRA KOISA.....AKELE TOPICU DAS ESPECIAL ABILITIES PODIA VIM MAIS RAPOIDINHU NEH...HEUHEU.........AH E AGORA SIM INTENDI A DU RECOBA...HAHAHAHAHA
FLW ISRAA!!!
ABRAÇU!

Anônimo disse...

atacante canhoto habilidoso jogando pela direita no ataque é foda... melhor tatica.. o cara corta pre dentro e bate... nao sei jogar sem um atacante canhoto ou um ambidestro fazendo isso! e mais uma vez valeu pela dica da barra do chute q essa duvida entre altura ou força eu ja me perguntava a anos!!

Anônimo disse...

Quanto à questão do Atacante ficar em lados inversos, eu discordo um pouco. Alguns jogadores tem grande habilidade no chute cruzado. Cito exemplos: Jogo com a França e percebo claramente a facilidade que Henry, Saha e Cisse tem em chutar dessa forma. Sinto muita facilidade em jogadas de enfiada de bola, chegar batendo de primeira. Concordo que em geral o jogador fique melhor posicionado em lados invertidos, mas o ideal mesmo é conhecer o estilo de chute do jogador.

Israel-Mendes disse...

Na real o melhor é conhecer sempre o jogador mesmo. Mas vale como uma certa regra, dependendo de como se quer armar o time...

Israel-Mendes disse...

Pô, valeu muito, Quintan. Seguinte, cara. Na verdade nenhum tópico que eu coloco, está fechado. Até porque o W11 é um jogo tão complexo e cheio de variáveis que o influenciam (e isso que faz o jogo ser tão bom) que nunca um assunto vai estar totalmente esgotado. Então, o que fica deste seu tópico é uma sugestão de pauta. Juro que até pensei em ir fazendo uma por uma das Abillities. Mas resolvi fazer assim, de uma maneira geal par que elas pelo menos juntas e organizadas num mesmo tópico. Mas com certeza, eles merece um aprofundamento. E não só elas, como o cruzamento delas, pois às vezes para um jogador ser bom e determinada função ou situação, não é apenas um parâmetro que faz a diferença. Bom, isso tudo pra dizer que vou levar essa sua sugestão como pauta pra ir, agora sim, esmiuçando com vídeos e desenhos, etc cada uma delas. COm o tempo, claro, afinal existem outros assunto a serem tratados.

Mas valeu muito pela contribuição. Neste caso, gostei mais da crítica do que do elogio.

Anônimo disse...

Pow... a mim interessa =X
thi_ppereira@hotmail.com
ja te adicionei =X
malz a intromissão uhahsuahus

Israel-Mendes disse...

Ihhh... A zaga do Barça é muito casca mesmo. Thuram e Pujol são muito bons zagueiros... Sem contar o Zambrota que na minha opinião é o melhor lateral direito do jogo... Então o jeito é: 1, driblar, ou dois, fazer tiangulações que entortem o posicionamento tático dos defensores. Ou ainda um terceiro: fazer mágica.

Anônimo disse...

Po! Você podia fazer uma analise técnica do Manchester United!

Anônimo disse...

A tática original do Barcelona é sem dúvidas a mais difícil de jogar contra, até um cara com menos habilidade que vc fica difícil de vencer jogando com o Barça... Além de tudo, se chega no ataque dispõe de Eto'o, Ronaldinho, Messi, Gudjhonsen, Saviola.. fica complicado.. a idéia é abusar do toque de bola, até que o adversário comece a se irritar e dar carrinhos, dessa forma vc abre espaços na zaga para enfiadas de bola. Outra dica é tentar jogar com 3 atacantes... pq como a zaga é normalmente composta de 4 zagueiros, complica a vida do adversário. Com 2 atacantes somente, vc vai sempre ter cobertura. É isso aí, abraços!

Xo aproveitar o espaço, quem quiser assiste aí meus melhores gols:

http://www.youtube.com/watch?v=Ed9WXCd03XQ

Israel-Mendes disse...

Outra, sempre vale abrir bastante os atacantes pra afastar mais os jogadores defensivos. Se o laterais acompanham os atacantes, a zaga fica mais complicada. Tá certo que a zaga do Barça é casca mesmo. Mas vale dar essa forçada. Volantes com habilidade chegando de trás podem ser ótimas armas pra um Middle Shot da intermediária.