domingo, setembro 24, 2006

28# ANÁLISE ARSENAL // TÁTICA

E aí, galera. Chega aqui então a Análise Tática do Arsenal. Seguinte, fiz 3 esquemas principais: um clássico e sóbrio 4-4-2, um ousado e aberto 4-3-3, e um 4-5-1, com um só atacante na frente. Olhem nos gráficos as Movimentações de Ataque que eu comento. E depois de tudo isso, relacionem a Análise Tática às características do time, que eu já comentei no post da Análise Técnica. No áudio post no final da matéria, eu faço comentários específicos das duas análises relacionadas e falo também sobre o esquema 3-5-2, que na minha opinião é arriscado usar com o Arsenal.

4-4-2

Time sugerido: Lehmann; Eboue, Gallas, Toure, Lauren; G. Silva, Rosicky, Ljungberg, Hleb; Henry, v. Pierse

4-4-2 é um esquema balanceado e seguro. Você joga com posições bem demarcadas, podendo avançar alguns jogadores manualmente (usando o passe com L1 apertado, ou adiantando o posicionamento com L2 + R1). A movimentação de ataque (setinhas) prioriza ocupar os espaços trocando constantemente de posição para confundir os jogadores adversários.

Os níveis de defesa devem ser pensados de acordo com a função de cada jogador, deixando defesa High para os defensores de origem (CBs, SBs e DMF). Uma defesa Medium para os intermediários do primeiro combate (CMF e SMFs) e defesa Low para os atacantes (CF, ST e WG).

Confira o comportamento setor por setor:

Zagueiros – zagueiro pra mim é lei que não avance. No WE não tem essa do Lúcio ir lá na frente cruzar pro Juan cabecear. Zagueiro é o porteiro da festa. Se sai dali da frente, a galera entra como quer.

Laterais – Como o Lauren é mais defensivo, forma a linha de ataque com a zaga. Já o Eboue pode ficar mais avançado, pra apoiar mais.

Volantes – O G. Silva fica ali na frente da zaga, como um Pit Bull pronto pra morder o primeiro atacante que se aproximar. O Rosicky tem função mista, de CMF, pra garantir boa ofensividade com a bola e razoável defensividade sem ela.

Meias – Como o Ljungberg tem mais stamina, pode abusar um pouco mais disso. Por isso ele vai e volta. Já o Hleb se preocupa só em atacar.

Atacantes – O Henry de LWG e o v. Pierse de RWG, não tem ninguém plantado lá na área. E como o Henry é polivalente, na verdade ele é CF quando a situação pedir: como num escanteio ou num cruzamento vindo das pontas.

Confira agora o comentário em AudioPost e acompanhe o desenho.


















powered by ODEO

4-3-3

Time sugerido: Lehmann; Eboue, Gallas, Toure, Lauren; G. Silva, Rosicky, Hleb, Ljungberg, Henry, v. Pierse

O 4-3-3 já é um esquema muito mais ousado. Ele abre as defesas adversárias porque força os laterais a acompanharem os pontas. Nesse esquema quem se favorece bastante são os volantes, que chegam a toda hora como elemento surpresa pelo meio. Mas requer cuidado, porque o meio de campo fica bem menos povoado, o que pode comprometer a posse de bola num setor vital. É um esquema ousado e arriscado ao mesmo tempo. Requer treino e costume, principalmente pra se ligar nas situações de oportunidade ou risco.

Os níveis de defesa nesse esquema merecem marcação High em todos os setores, exceto na frente. Mas quem tá no meio campo, tem que chegar sempre mordendo.

Confira o comportamento setor por setor:

Zagueiros e Laterais – Aconselho que não avancem, que não participem das jogadas de ataque. Exceto quando, óbvio, o desenho da jogada permitir. Mas ainda assim aconselho no modo manual.

Meio-Campo – 3 no meio, um DMF, um CMF e um OMF. G. Silva, Rosicky e Hleb respectivamente. O Rosicky fica recuado, mais integrado com o G. Silva e o Hleb mais na frente, ajudando na armação.

Atacantes – O Henry de CF no meio, o v. Pierse de RWG, e o Ljumberg de LWG. Se quiserem priorizar as jogadas agudas em diagonal dos pontas, aconselho usá-los invertidos com suas orientações: destro na esquerda e canhoto na direita. Se quiserem priorizar os cruzamentos, o contrário. Notem que o Henry fica atrás da linha dos pontas, pra receber a bola de frente em caso de cruzamento.

Confira agora o comentário em AudioPost e acompanhe o desenho.



















powered by ODEO

4-5-1

Time sugerido: Lehmann; Eboue, Gallas, Toure, Lauren; G. Silva, Rosicky, Hleb, Ljungberg, v. Pierse; Henry

O 4-5-1 é um esquema falso-defensivo, pois jogam com dois SMF abertos e apoiando o ataque, além das funções de armação. Como o meio fica bastante povoado, os laterais também podem ficar mais à vontade para dar investidas no ataque.

Os níveis de defesa podem ficar mais light nas funções de armação, ficando High apenas pra zagueiros, laterais e DMF.

Confira o comportamento setor por setor:

Zagueiros e Laterais – Zagueiros plantados, e laterais que apóiam bastante alternadamente.

Meio-Campo – 5 no meio, povoando esse setor. Um DMF, um CMF, dois SMF e um OMF. O DMF e o CMF ficam nas funções mais defensivas, o OMF distribui e os SMF avançam ao fundo ou em diagonal rumo ao gol.

Atacantes – Um só atacante? Sim, mas é O Atacante. Use esse esquema quando tiver um atacante que tem condições de se desvencilhar de seus defensores (seja com dribles ou corridas) sozinho.



powered by ODEO

3-5-2?

Acho um certo desperdício usar um esquema assim com o Arsenal. Ouça por quê.


powered by ODEO

48 comentários:

Anônimo disse...

po kra tá legal, mas os desenhos podiam ser maiores...

Anônimo disse...

Ficou muito legal!! Mas se eu fosse você, colocaria o endereço do blog nas fotos pra que nenhum outro site copie.
Se der faça um do Chelsea.
Continue assim.

Anônimo disse...

Henry é CF de origem e só pode ser RWF.

Altera alguma coisa colocá-lo de ST?

Israel-Mendes disse...

Já aumentei os desenhos aí. Realmente tinha ficado menor que o ideal.

Sobre o Henry, Bruno, valeu. Você tá certo. É que eu uso a expressão ST pra Striker, ou seja, o finalizador. Mas na verdade eu estou raciocinando o CF. É que no Winning Eleven, o ST é o Second Top, ou seja, o cara que joga próximo ao CF tendo ele como referência na área. Já mudei nos esquemas.

Anônimo disse...

tah mt bom o 4-5-1 seu eh bem parecido cum u meu....soh q eu ponho o g.silva cum uma setinha pra cima e pra baxo e o henry mais pra esuqerda cum setinha pra frent e diagonal pra baxo direita...vo tenta essa do 4-3-3 q fico bem lok ,vlw ae flw

Anônimo disse...

É foda ficar pedindo e cobrando muito, como esta acontecendo, se continuar assim, daqui a pouco vai começar a ser pedido de um monte de time, tipo Milan, Manchester United, Barcelona, etc... vamos maneirar aê galera.
Valeu.

Anônimo disse...

Quando vem mais atualizações??

Anônimo disse...

gostaria q tivesse uma analise só do chelsea mesmo pq é um dos times q eu mais uso
valeu muito bom essa do arsenal

Israel-Mendes disse...

Seguinte: as análises requerem mais tempo e aprofundamento com cada time. Então não vão ser tão freqüentes assim. Acho até que eu vou colocar em enquete pra galera escolher qual o próximo time a ser analisado. Mas fiquem ligados que elas virão.

Sobre as chuteiras, Éric, legal. Vou entrar em contato aí, nem esquenta.

Anônimo disse...

e as atualizações??

Israel-Mendes disse...

Hoje ainda rola o Daniel Carvalho e talvez, o Lucas. E depois vou colocar um post do que vem por aí. Com certeza.

Ah, e sai o vencedor do Gol da Semana. A disputa acirrou de vez entre o Leandro Simas e o Guilherme Aguiar. Falando nisso, e o papagaio, já votou? Votem! Votem! Votem!

Anônimo disse...

Iisrael, você que é entendido do assunto, queria que você me falasse como dá esse drible do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=xHFvZWdRmBQ

Fazer Garrincha eu se (duas vezes pro lado rápido)i, mas puxar com a outra perna não. Foi cagada, mas foi bonito, por isso queria descobrir.

Flw!

Anônimo disse...

YAEE ISRA !!1

PARABENS MANU PELO SEU DESEMPENHU NESSES POSTS DE ANALISE TATIKA FIKARAM MTU BONS!! GOSTEI AINDA MAIS DA SUA ATENÇAUM EM POR OS AUDIOPOSTS Q AUXILIARAM NA VISUALIZAÇAUM E NA PERCEPÇAUM DAS TATIKAS GOSTEI DESSA PREOKUPAÇAO SUA!!!!
TO VENDU AI ALGUNS KRITIKAREM ALGO OU POR UM AKOISA OU POR OTRA MAIS SEMPRE TAH HAVENDU KRITIKA! LOGIKAMENT Q KRITIKA EH IMPORTANT POIS SOH ASSIM SE CRESCE MAIS ALGUNS TEM Q ENTENDEREM Q EH MTU DIFICIL KUIDA D UM BLOG E SEMPRE T KOISAS NOVAS PRA POSTAR Q SEJAM INTERESSANTS! TODA HR TUTO NUM DA NEH......!
VC EH MTU BOM E KONTINUA ASSIM DESSE JEITU....ACEITE AS KRITIKAS MAIS D UMA MANERA MAIS DSKONTRAIDA PQ SEMPRE PEDEM MAIS DO Q SE DEVE PIDI...MAIS EH ISSU AI ISSU MOSTRA Q VC EH BOM E TDS KONFIAM EM VC PELO SEU TRRABALHU!
FLW BROTHER!!!!!!!

Anônimo disse...

mt bom...jah tentou o hleb mais recuado e o rosicky como meia de ligaçao??? abraço

Anônimo disse...

po ta demorando hein

Anônimo disse...

espero pacientemente a analise do chelsea pq tenho certeza q será tão boa quanto a do arsenal

Anônimo disse...

A pronúncia de Rosicky é Rosiquí como tu fala no audiopost??Pq todos os narradores falam Rositski...

Anônimo disse...

tu não vai faze atualizações du campeonatu italiano fraces e etc e tu podia da uma palinha du campeonatu brasileiro ???

Anônimo disse...

atualizações plzzzzzzz!

Anônimo disse...

o isra q hrs vem mais atualizaçoooooooooes!!!!

Anônimo disse...

o isra q hrs vem mais atualizaçoooooooooes!!!!

Anônimo disse...

Eu acho q esses 2 aí de cima são meio viadinhos...e ainda enchem o saco...eu também to ESPERANDO as atualizações, principalmente o Lucas, mas no to choramingando...

Anônimo disse...

Eu acho q esses 2 aí de cima são meio viadinhos...e ainda enchem o saco...eu também to ESPERANDO as atualizações, principalmente o Lucas, mas no to choramingando...

Anônimo disse...

opa, o éric não, os anonimos...

Israel-Mendes disse...

Aí, galera. A análise foi trabalhosa. Tinha prometido mais o tutorial do Daniel Carvalho. E vai rolar. Só que mais tarde. Ainda tem a divulgação do Gol da Semana.

Mas o último post da noite deve ser as novidades que vêm por aí. Já adianto que as transfers completas do Futebol Italiano é uma delas...

abs,

Anônimo disse...

Ô Israel, eu vou te dar uma sugestão: tu podias fazer uns tutoriais de jogadores clássicos, tipo:Dinho, Falcão, Maradona...

Anônimo disse...

O Lucas vai fica pra amanhã??
vlw!!

Anônimo disse...

eeeee
daniel carvalhoo!!

Anônimo disse...

to sentindo que o tutorial do Dani Carvalho tá chegando, o Israel sempre responde os comments na hr...

Anônimo disse...

to sentindo que o tutorial do Dani Carvalho tá chegando, o Israel sempre responde os comments na hr...

Anônimo disse...

tutorials de lucas e daniel carvalho virao juntos?
falta o tutorial do PERDIGÃO
XD
P.S.: mas do fernandão pode fazer

Anônimo disse...

oo israel qual teu orkut?

Anônimo disse...

Mas tipo, seria legal fazer jogadores clássicos que não existem no jogo além dos que existem, daí quem quiser, faz em cima de jogadores do we-shop japoneses, pq pelo menos para mim eles são inuteis...

Anônimo disse...

tem razao, sao inuteis

Anônimo disse...

O Lula que o Isra fez por exemplo eu fiz no lugar de um japa, daí seria legal em vez de japas termos Dinho, Danrlei...(foi mal postar só exemplos do Grêmio, mas são os que me vieram à cabeça!)outros jogadores, como Maradona, o Re(o regina?) di Roma Falcão, já existem no jogo, mas suas faces são horrorosas...

Anônimo disse...

bah meu tah loco tenho aula amanha e tu ainda nao postou essas atualizacoes, desse jeito eu reprovo

Anônimo disse...

É , também tenho aula, tá foda a coisa, mas é díficil fazer essas atualizações...

Anônimo disse...

Não vai vir mais nada antes da madrugada?

Anônimo disse...

Não vai vir mais nada antes da madrugada?

Anônimo disse...

Po galera, parem de perturbar o cara.
Ele naum vive disso pra ficar fazendo tutoriais o dia inteiro e entregar pra vcs pra ganhar apenas um obrigado.
Tenham consideração. Quando ele tiver tempo tenho certeza que vai fazer.


Cara, parabéns pela sua análise. ficou show novamente.
To testando todas as formações que vc citou e vendo qual eu gosto mais.
A respeito do 3-5-2, é a formação que eu sempre jogo com o Arsenal :D e acho excelente.
Mas se me acostumar com alguma dessas que vc citou vou mudar.

quanto a esse comentário do Bruno :
Israel, você que é entendido do assunto, queria que você me falasse como dá esse drible do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=xHFvZWdRmBQ

Fazer Garrincha eu se (duas vezes pro lado rápido)i, mas puxar com a outra perna não. Foi cagada, mas foi bonito, por isso queria descobrir.

Flw!


Resposta: isso é muito simples. vc tem que estar parado, pra ficar mais fácil recomendo que seja de frente. Ai vc decide o lado que quer fazer. Por exemplo, se quiser ameaçar que vai pra cima e ir pra baixo aperta pra cima e pra baixo rapidamente. E se quiser ameaçar que vai pra baixo e ir pra cima, aperta pra baixo e pra cima rapidamente. Parece complicado, mas é bem simples. Tenta ai que com certeza vc consegue.
Vlw.


Continuando...
Parabéns pelo blog, está muito bom.
Vou ver se consigo fazer algum tutorial de jogador, dai mando pro teu e-mail pra vc postar ai.
Afinal em vez de só cobrar, vamos ajudar.

Abraços amigo

Israel-Mendes disse...

Ahhhhhhhhhh! hehehehe. O Daniel Carvalho tá dando trabalho...

Mas amanhã cedinho vocês já podem conferir as últimas atualizações. Não esperem hoje se tá tarde. Olha a aula, gurizada!!!

Mas eu já terminei o appearance!!!

abs,

Anônimo disse...

falae povo..
Ae Israel, no proximo gol da semana poderia ter umas 2 regras novas, tipo, que tenha sido postado no youtube depois da data que o concurso começa, e que nao tenha ele em outro nome ou postado a mais tempo (muitos aki devem ir na comu we-videos) e la passam os gols mais bonitos.. sei la.. e so ideia

Anônimo disse...

Po, meu comentário naum apareceu.
Será que deu errado??

Israel-Mendes disse...

PESSOAL, NÃO RESPONDI PRA VOCÊS PORQUE DE ÚLTIMA HORA UMA AMIGA MINHA TEVE UM PROBLEMA E EU TIVE QUE IR VÊ-LA.

ENTÃO ATRASOU TUDO. DESCULPEM, MAS FOI NECESSÁRIO. DEVO ESTAR ATUALIZANDO TUDO DAQUI EM DIANTE.

UM ABRAÇO PRA TODOS,

isra

Anônimo disse...

israel,
tenho varias ideias pra troca ctg e qria saber um jeito de conversar ctg...pelo msn sei lah...abraço...

Anônimo disse...

testem tbm colocar o rosicky na posiçao do hleb e o fabregas no lugar do hleb jogando mais recuado...

Anônimo disse...

Queria fazer uma ressalva aqui pra quem quer jogar com o Arsenal... Tenho ótimas referências do Clichy e do Adebayor. O primeiro por ser rápido, acompanhando de perto o lateral e o Atacante adversário, quando sobe pro ataque volta mais rápido que o Lauren, por exemplo. Quanto ao Adebayor, realmente o balance dele não é dos melhores, mas o cara é um exímio cabeceador, protege a bola muito bem e quando tem oportunidade faz o gol mesmo!
Portanto.. No meu time, Lauren e v. Persie são reservas de Clichy e Adebayor, respectivamente.
O v. Persie, só pra concluir, não me agrada pq é um jogador muito sem sal... é completamente mediano, muito diferente do jogador na realidade.
Abraços a todos

Anônimo disse...

Ah... sobre o último comentário aí a respeito do Hleb fora do time... acho uma loucura deixar um cara rápido, habilidoso, com chute razoável e Weak Foot Accuracy 7 de fora do time. Mas eh uma opção de cada um!
Uma outra dica que eu dou é colocar o Rosicky pra bater o escanteio, dentre todos que eu testei nas cobranças foi com ele que os gols surgiram com maior frequência.