segunda-feira, setembro 04, 2006

9# VARIÁVEIS DO WE / DICAS E DRIBLES

Ao longo dos anos me acostumei a pesquisar dicas, macetes, fintas, dribles, etc na internet sobre as versões correntes de WE. Isso desde o WE7. E o que achei sempre foi uma grande reciclagem de macetes onde cada um acrescenta algo a mais que sabe e passa (a mesma lista) adiante, como sendo nova. Mas na verdade é a mesma lista de sempre, apenas com algumas descrições extras.

Até aí tudo bem, já que não é a autoria que tem importância, mas sim o conteúdo da lista de dicas. O fato é que fiz algo parecido mais uma vez. Peguei na internet a famosa lista de dicas e dribles de WE (com todos os seus famosos Turns, Super Cancel, etc), mas em vez de acrescentar, eu excluí tudo que achei perda de tempo saber. Mantive as coisas que entendo como realmente relevantes pra um bom desenvolvimento do jogo.

Mas o mais importante não é nem a tal lista, mas sim uma explicação prévia que faço antes, essa sim inédita até então. Isso é fruto de observação pessoal minha, e da experiência de WE ao longo dos anos. Prestem atenção no quadrante que desenhei abaixo e entendam, antes das dicas em si, como funciona a divisão de utilidades de cada uma delas.

WE apresenta 4 grandes situações de jogo. A cada uma delas, relacionei uma variável principal, ou seja, a que entendo como a mais influenciadora de cada situação. As situações são:

- Velocidade => R1
- Habilidade => R2
- Força => Características de cada jogador
- Tática => Você

A partir de agora, observe cada dica dessas sob esse olhar maior, raciocinando também cada uma dessas 4 situações. Note que isso se assemelha muito ao futebol de verdade, endossando a teoria de que WE é um simulador de futebol.


















DICAS E DRIBLES

ELÁSTICO (C. Ronaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, etc.)
Como faz: 3 vezes R2 ou L1
Resultado: o famoso drible do elástico

ENGANADINHA
Como faz: Pare a bola e aperte duas vezes bem rápido para esquerda ou direita.
Resultado: O jogador ameaça sair correndo.

ROLINHO (ESTILO FUTSAL)
Como faz: Gire o analógico R3
Resultado: Pisa na bola e da um giro passando o outro pé na bola.

BALÃOZINHO
Como faz: Parar com R2 e apertar Cima, Baixo no R3
Resultado: Levata a bola jogando ela por cima do jogador

PEDALADA
Como faz: 2x L1
Resultado: Dá várias pedaladas sobre a bola

PEDALADA RÁPIDA
Como faz: 2x R2
Resultado: Dá uma pedalada rápida

PEDALADA E ADIANTADA 1
Como faz: Pedale com R2 e mantenha R1 apertado
Resultado: Dá uma pedalada e adianta a bola

PUXADA DE BOLA
Como faz: Pare R2 + Para Trás
Resultado: Puxa a bola para trás.

CORTA-LUZ
Como faz: Manter pressionado R1 ao receber a bola
Resultado: Deixa a bola passar entre as pernas

AMEAÇA DE CHUTE
Como faz: Quadrado ou Bolinha, e no meio do carregamento X
Resultado: Finge que chuta, mas adianta a bola

AMEAÇA DE CHUTE 2
Como faz: Quadrado ou Bolinha, e no meio do carregamento R1 + R2
Resultado: É como o outro, só que a finta é mais rápida

PEDALADA COM ELÁSTICO
Como faz: L1 2x e durante as pedaladas outra vez L1 ou R2
Resultado: Dá algumas pedaladas e depois um elático

BALÃOZINHO
Como faz: Pare a bola com R1 ou R2, e faça Cima, Baixo no R3.
Resultado: Toca a bola por cima de um possível adversário, caso este esteja na frente.

DRIBLE DE CORPO (Para Jogadores habilidosos, mas não pode estar correndo)
Como faz: Aperte rapidamente Cima + Direita ou Baixo + Direita
Resultado: Finge em movimento que vai para o lado.

AJEITADA Como faz: Parado, aperte R1 + L1
Resultado: Dá um toquinho para frente

1-2
Como faz: L1 + X, X
Resultado: Dá um toque para um jogador e recebe de volta.

1-2 ADIANTADO
Como faz: L1 + X, Triângulo
Resultado: Dá um toque para um jogador e recebe adiantado.

1-2 AÉREO
Como faz: L1 + X, Bolinha
Resultado: Dá um toque para um jogador e recebe de volta no alto.

PULAR CARRINHO
Como faz: Quando o adversário der o carrinho aperte R2
Resultado: Dá um pulo pra escapar do carrinho

SUPER CANCEL
Como faz: R1+R2
Resultado: Jogador se descola do controle semi-automático feito pela máquina

TURN
Como faz: Pare a bola. Então faça Para Trás (ou para alguma das diagonais opostas) + R1
Resultado: Dá um toquinho de calcanhar para trás virando 225°, 180° ou 315° a posição.

COMBO – Puxadinha + Turn (Só jogadores que fazem o Turn)
Como faz: Pare e segure R2 e aperte para trás para fazer a puxadinha depois que ele fizer rapidamente aperte R1+Diagonal pra tras e para baixo ao mesmo tempo.
Resultado: Dá a Puxadinha e depois faz um Turn diferente do normal.


CHUTES

CHUTE COLOCADO
Como faz: Aperte Quadrado e depois de encher a barrinha aperte e segure R2
Resultado: Chuta com mais categoria

ENCOBRIDA
- L1 + Quadrado é melhor para encobrir de longe
- Quadrado+L1 é melhor para encobrir de perto
Resultado: Chuta fraco por cima do goleiro

CHUTE DE LETRA (Jogadores com menos de 4 de Weak Shoot Frequency. Ex: Recoba e Denilson)
Como faz: Chute normal mas numa posição ruim para o jogador pegar com o seu pé bom
Resultado: O famoso chute de letra

SHOOT CANCEL
Como faz: Quando a bola estiver vindo aperte R1+R2, apenas aperte os dois juntos, e depois aperte quadrado para carregar a barrinha de chute
Resultado: Dependendo da posição que o jogador encontra-se em relação à bola, ele pode dar voleios, bicicletas, meias-bicicletas, se apoiar num pé e chutar no outro, etc.


CRUZAMENTOS, TOQUES E LANÇAMENTOS

PASSE RASTEIRO LONGO
Como faz: Pressione e segure X na hora de passar
Resultado: Passa para um jogador mais distante, em vez do mais próximo

CRUZAMENTO DE MEIA ALTURA
Como faz: 2x Bolinha
Resultado: Cruzamento de meia altura.

CRUZAMENTO RASTEIRO
Como faz: 3x Bolinha
Resultado: Cruzamento rasteiro

LANÇAMENTO LONGO (SEM CARREGAMENTO DA BARRA)
Como faz: L1 + Bolinha
Resultado: Cruza para o jogador do outro lado do campo ou para o mais avançado

PASSE RASTEIRO LONGO COM TRIÂNGULO
Como faz: Pressione e segure Triângulo ao lançar
Resultado: Passe adiantado para um jogador mais distante, em vez do mais próximo

LANÇAMENTO ALTO LONGO COM TRIÂNGULO
Como faz: L1 + Triângulo
Resultado: Lança a bola por cima para um jogador mais distante, em vez do mais próximo


MOVIMENTOS COM O ANALÓGICO (R3)

LEVANTADINHA
Como faz: Quando estiver andando com a bola: Cima, Baixo no R3
Resultado: Dá uma levantadinha na bola

PASSE MANUAL
Como faz: Apertar analógico apontado para a posição do passe
Resultado: Um passe rasteiro manualmente direcionado

PASSE MANUAL PELO ALTO
Como faz: L1 + Analógico apontado para direção desejada
Resultado: Um lançamento manualmente direcionado

PASSE MANUAL PELO ALTO SEM PESO
Como faz: L1 + Analógico apontado para direção desejada e depois R2
Resultado: Um lançamento manualmente direcionado, mas a bola vai com menos peso


MOVIMENTOS TÁTICOS

TORNAR JOGADOR MAIS OFENSIVO
Como faz: Aperte L2 + R1
Resultado: A cada toque do R1, o jogador fica mais ofensivo. A escala de defensividade e ofensividade tem 5 níveis.

TORNAR JOGADOR MAIS DEFENSIVO
Como faz: Aperte L2 + L1
Resultado: A cada toque do L1, o jogador fica mais defensivo. A escala de defensividade e ofensividade tem 5 níveis.


MOVIMENTOS DE DEFESA (SEM A BOLA)

MARCAÇÃO COM COBERTURA
Como faz: Segura Quadrado
Resultado: Chama segundo jogador para marcação.

SAÍDA COM O GOLEIRO
Como faz: Segure Triângulo
Resultado: O goleiro sai do gol em direção à bola

SAÍDA MANUAL COM O GOLEIRO
Como faz: Triângulo + L1
Resultado: O goleiro sai você passa a controlá-lo (é preciso que esteja ativado o Cursor Gk em Player Settings)

JOGO DE CORPO
Como faz: Acione o Super Cancel com R1 + R2 e movimente-se contra o corpo do jogador adversário
Resultado: O jogador usa o corpo deslocar/empurrar o adversário

9 comentários:

Anômbalo disse...

Caramba.

Post nota 10.

Rico em informações úteis.

Abs

Israel-Mendes disse...

Bah, nem me fala. Há tempos que eu queria organizar essa muvuca que rola pela internet. Isso foi o início, anda bem geral mesmo. Como dá pra ver, retirei a parte das faltas (e um monte de inutilidades que estavam junto), porque ainda quero colocar um post à parte sobre cobranças de bola parada. Mas independente disso, quero ir, agora com calma, entrando em cada uma dessas dicas e esmuiçando como elas interagem com o jogo.

Mas valeu, vamos nos falando.
Abs,

Israel-Mendes disse...

Ah, não dá pra deixar de dizer também que a redação dessas dicas era igualmente catastrófica. Porque algumas descrições davam margem para mais de uma interpretação sobre determinada dica. E por isso muitas pessoas (incluindo eu) não conseguiam realizar os movimentos. Dei uma enxugada no texto pra melhorar isso. Mas se surgir alguma dúvida, é só perguntar aqui no WE-NNERS que eu respondo.

abs,

Anônimo disse...

israel me fala uma coisa , a imagem da comunidade "winning eleven-videos" tem
como foto principal o adriano com a bola no pescoço ..eh possivel fazer isso no WE???

Israel-Mendes disse...

Cara, eu quando vi aquela foto fiquei um pouco intrigado também. Pensei que poderia ser ele se levantando e a bola caindo, numa jogada de câmera do Replay, ou algo do gênero. Mas acho que o mais provável é que seja montagem, manipulação digital mesmo.

De repente pergunta pro dono da Comunidade. Só se tu fizer isso, me fala a resposta pra eu colocar aqui pra galera saber. hehehe.

abs,

Unknown disse...

iai, brother... blz?
curti as dicas ai...
sempre quis aprende uns detalhes ai, to sempre tomando surra da galeraa.. aqui
abraco

weber disse...

e ai israel, tudo bom rapaz vc e muito inteligente meus parabens, gostaris de saber como bater no juiz e colocar dinheiro infinito na master liga obrigado

Anônimo disse...

Ow muito boas essas dicas!Mais eu tenho uma pergunta:Alguém sabe bate embaixadinhas?

jony disse...

po vei essa dicas ai foram bem locas flw cara só tenho uma dúvida é possivel dar chapéu de carretlha??
flw brother